Endereços

1 IPPF
Rua Governador Jorge Lacerda 135 Porto dos padres

2 IPPF
Rua Sergipe 151 Vila do Povo

4 IPPF
Rua Bortolo Bornancin S/N Vila Itibere Ilha dos Valadares

5 IPPF
Rua das Pedras 146 Jardim Ouro Fino

Vivendo enquanto aguardamos a Promessa 07-05-2025

Vivendo enquanto aguardamos a Promessa


Atos 1:1-5

¹ Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

² Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

³ Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

? E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.

? Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

? Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

? Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.

O período de 50 dias após a ressurreição de Jesus, é o tempo entre a ressurreição, a ascensão e que culmina na celebração de Pentecostes 50 dias depois da Páscoa. Esse período é um momento de transição, preparação e necessária cura dos discípulos para a missão da Igreja. Afinal eles haviam passado por um trauma muito intenso, seu Mestre já estava morto e os temores da pressão que vinha da perseguição os acompanhavam, isso se comprova no texto de João 20:19-21, eles estavam apavorados com a porta trancada, Jesus precisa por duas vezes lhes ordenar ´´Paz Seja Convosco``. Como alguém nesse estado seria capaz de anunciar o Evangelho (boas novas)? Eles precisavam sim de um tratamento que somente Yeshua poderia dar.

Dentro dessa preparação, eles precisavam aguardar cumprir a promessa de que o Espírito Santo os revestiria e daria Poder para cumprir o IDE realizando sinais e maravilhas. Não que antes eles não tivessem realizado milagres, mas o que faziam normalmente era com a supervisão do Mestre, e ainda assim por vezes eram incrédulos ao ponto de impedir que os milagres acontecessem (Mt 17:14-20), e ainda mais que agora fariam obras ainda maiores.

Vemos um contraste que mostra como os acontecidos deste período transformou radicalmente os discípulos de homens desanimados e inseguros a líderes ousados e cheios do Espírito, dispostos até a morrer pela fé.

- Almas Crucificadas

Após a crucificação de Jesus, os discípulos ficaram profundamente abalados, confusos, assustados e desiludidos. Eles tinham esperado que Jesus fosse o Messias que libertaria Israel de forma gloriosa, mas sua morte brutal na cruz abalou essas expectativas de tal forma que esqueceram as profecias, promessas, palavras e orientações do seu Mestre antes de morrer. As consequências no cérebro humano após um grande trauma são imensuráveis. Segue um resumo cientifico da ação cerebral no Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)segundo o Chat GPT:

1. Hipocampo (memória e aprendizado) O trauma pode encolher o hipocampo trazendo dificuldades de memória, aprendizado e regulação emocional.

2. Amígdala (detecção de perigo e resposta ao medo) A amígdala fica hiperativa com reações de medo exageradas, hipervigilância, ansiedade, pesadelos, ataques de pânico.

3. Córtex pré-frontal (raciocínio, tomada de decisões) O trauma pode reduzir sua atividade de pensar com clareza, regular emoções e tomar decisões conscientes, especialmente sob estresse.

4. Eixo HPA (sistema de estresse do corpo) O trauma ativa de forma crônica o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal que libera excesso de cortisol (o hormônio do estresse), que pode causar ansiedade crônica, problemas de sono, doenças físicas e imunidade enfraquecida.

5. Neuroplasticidade negativa A repetição de experiências traumáticas fortalece redes neurais relacionadas ao medo, dor, pensamento negativo, sensação de insegurança constante, reações automáticas de defesa.

Tudo isso nada mais é que uma atividade espiritual, pois acontece primeiramente em nossa alma e espirito trazendo consequências ao mundo físico.

Os discípulos se esconderam por medo dos líderes judeus, com receio de também serem presos ou mortos. Estavam reunidos com as portas trancadas, Pedro havia negado Jesus três vezes, os discípulos em Emaús não o reconheceram e ainda ficaram decepcionados com o mestre, Thomé ficou descrente, alguns tiveram dificuldade em acreditar nos relatos da ressurreição.

Fazia-se mais que necessário um tempo de tratamento, cura e ressurreição desses que agora eram os escolhidos para cumprir o Plano Divino.

- Quarentena

O número 40 aparece repetidamente na Bíblia e é geralmente associado a eventos importantes ou a períodos de preparação e transformação.

Por exemplo, o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, Moises teve 3 períodos de 40 anos separados para determinados objetivos, o povo de Israel após o êxodo precisou ficar 40 anos no deserto sendo preparado e separado para entrar na Terra Prometida, Jesus jejuou 40 dias antes de começar a exercer seu ministério.

A quarentena também é um tempo de provação, onde as pessoas são testadas em sua fé e resistência. Não foi diferente com os discípulos de Jesus, eles tiveram 40 de intensivo com o Mestre para que após sua ascensão estivessem aptos para exercer a Grande Comissão. Após os 40 dias vem um teste de obediência e fé de 10 dias, sendo eles então aprovados recebem o cumprimento da Promessa. Não há dúvidas que sem este tempo e sem a aprovação eles não receberiam a Promessa e não teriam tanto êxito que tiveram, e nós não estaríamos hoje falando sobre isso. Quem passa e supera uma provação passa de nível e é recompensado. Tiago 1:2-4 ² Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.? E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Assim como os discípulos precisaram de preparação para cumprir sua missão, nós também somos chamados a nos preparar para o chamado que Deus tem para cada um de nós. O período de preparação entre a ressurreição e o Pentecostes é um modelo de como Deus nos prepara para a missão de levar o evangelho ao mundo.

- O Tempo de Espera pelo Espírito Santo

Jesus promete o Espírito Santo que seria o seu substituto, mas ainda levaria 10 dias para isso ocorrer, até então eles estariam aparentemente sozinhos. Com a promessa vem também a instrução de como se moveram os discípulos. Os discípulos estavam unidos no mesmo lugar, orando em unidade e obediência aguardando o cumprimento. Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Se tem uma coisa que o ser humano não gosta, mas precisa aprender e esperar com paciência. Somos impulsionados cada dia mais a sermos impacientes. A tecnologia nos incentiva a buscar tudo para agora, quanto mais rápido e pratico melhor. Isso não é de todo ruim, mas se não aprendermos a controlar nosso espirito quanto a isso, desistiremos e fracassaremos em muitas coisas, ou ainda as faremos sem excelência. A Bíblia diz que a tempo para todas as coisas, precisamos entender os tempos e como proceder nele.

O Espírito então os capacitaria para a missão, e também os transformaria internamente, os discípulos não podiam avançar sem a ajuda do Espírito Santo. Da mesma forma, nossa vida cristã precisa em tudo ser conduzido pelo Espírito Santo. Ninguém está habilitado a fazer a obra do Senhor ou qualquer outra coisa em nome dEle sem que antes o tenha dentro de si.

- Pentecostes (Atos 2:1-4)

Pentecostes ocorre 50 dias após a ressurreição de Jesus, marcando o cumprimento da promessa do Espírito Santo. Esse evento é considerado o "nascimento" da Igreja, pois os discípulos recebem o poder do Espírito Santo para pregar o evangelho. Ali mesmo já vemos os milagres acontecendo, coisas sobrenaturais e conversões em massa. Pedro, agora cheio do Espirito e curado, prega com ousadia um sermão que resulta na conversão de três mil almas. No versículo 43 fala que muitos sinais e maravilhas se faziam por meio deles.

Os sinais e maravilhas, especialmente no contexto bíblico, têm propósitos espirituais, eles não existem apenas para surpreender, mas para ensinar, confirmar e revelar verdades sobre Deus. Sinais e maravilhas autenticam que a mensagem proclamada vem de Deus. Eles confirmavam que os apóstolos falavam com autoridade Divina. (Mc 16:20/Hb 2:3-4). Milagres revelam que Deus está ativo e é Soberano sobre a tudo e todos no mundo físico e no mundo espiritual. Conduzem à fé e ao arrependimento como vimos nas almas que se converteram. Verdadeiros milagres rendem a Glória para Deus, não ao homem, Pedro cura um coxo e deixa isso bem claro (Atos 3:10-12).

Quais os sinais tem nos acompanhados?

Conclusão

Jesus, mesmo glorificado, continuou interagindo, ensinando e fortalecendo seus discípulos, preparando-os para a vinda do Espírito Santo no Pentecostes.

Eles foram completamente restaurados e ampliados após verem Jesus ressuscitado e passarem pelo tratamento Divino.

O medo deu lugar à coragem, a tristeza se transformou em alegria, a dúvida foi vencida pela fé e a dispersão virou uma missão, especialmente depois do Pentecostes, quando receberam o Espírito Santo. Com alegria, coragem e fé renovada pregavam publicamente a Cristo.

Assim como os discípulos, nós também estamos em um processo contínuo de preparação. A obediência, a dependência do Espírito Santo, a oração e a unidade são essenciais para estarmos prontos para cumprir o chamado de Deus em nossas vidas. Oremos pedindo ao Espírito Santo para nos preparar, nos capacitar e nos unir para cumprir a missão que Ele tem para nós, como Ele fez com os discípulos no período após a ressurreição. Que possamos buscar, orar e nos preparar para o que Deus quer fazer em nós e através de nós. Ele nos chamou para ser suas testemunhas, e precisamos de sua capacitação para cumprir essa missão.

 


Apª Marcilene de Oliveira Casburgo

Mural de Informações

Twitter