Endereços

1 IPPF
Rua Governador Jorge Lacerda 135 Porto dos padres

2 IPPF
Rua Sergipe 151 Vila do Povo

4 IPPF
Rua Bortolo Bornancin S/N Vila Itibere Ilha dos Valadares

5 IPPF
Rua das Pedras 146 Jardim Ouro Fino

Pessoas que arrancam pessoas de lugares. 03-05-2017

Pessoas que arrancam pessoas de lugares.

(João 11:23-45/Lucas 14:25-35/Atos 08:26-40)

Introdução:

Quem não quer arrancar alguém de um lugar tenebroso? Um parente um amigo, uma pessoa que está em um lugar de morte no meio de uma situação de morte? Todos querem, o Cristão existe para adorar a Deus e servir ao próximo. Mas como fazer isso? Porque as vezes tentamos ajudar alguém e ele acaba nos escapando por entre os dedos? A resposta está II Pedro 2:01-22 com ênfase do 20 ao 22, lá veremos que temos além das dificuldades com o individuo que estamos ajudando, o fator FALSO profeta que trataremos de perto em outra ocasião. Ajudar alguém a ser nova criatura, a mudar de vida, a viver uma Metanóia (Mudança de Mentalidade), é uma tarefa que exige saúde espiritual e amor pelas almas, pois a guerra é intensa mas precisamos ter em mente que a guerra deles também é nossa ou seja lutamos a mesma guerra, e de uma forma ou de outra estaremos inseridos nela, resta saber se na condição de consolidandos ou consolidadores, eu prefiro ser o consolidador.

Iremos tratar disso nestes dias, onde acredito que o processo de consolidação será a ferramenta em fóco, mas para isso precisamos de um ponto de partida, e este ponto é você! Sem um voluntário, um construtor de vidas, alguém que queira ajudar alguém a consolidação não será uma realidade, a arca precisava de um Noé, a muralha de um Josué, a Cruz de Jesus. Nos planos de Deus há sempre alguém sendo chamado para a brecha, você é indispensável para o plano de Deus por isso prepare-se chegou a sua vez de ajudar alguém.

Imagine alguém caindo de um penhasco, e ao cair ficou agarrado em uma corda, não há nenhum lugar onde a corda em cima do penhasco possa ficar amarrada, mas você está lá! Você é a ancora de salvação Jesus é a corda! Você precisa decidir se vai ou não segurar a corda, a decisão não pode esperar muito, uma vida depende de você.

Digamos que você decide em fazer o que nasceu para fazer, segurar a corda, vejamos algumas das implicações disto:

O processo é lento, exige esforço, e é doloroso tanto para quem está pendurado quanto para quem está puxando a corda. Suas mãos vão sangrar, todo o seu corpo e sua atenção estará focada na corda e na pessoa na ponta da corda, o peso dele está tanto em suas mãos quanto na corda ou seja tanto Cristo quanto você ajudam a sustentar a vida dele, como uma mãe gerando um filho, Deus dá a vida mas você carrega o bebê, vez por outra alguém lhe dirá ao ouvido solte a corda, mas você vai lembrar que um dia quem estava na ponta da corda era você! A dor é intensa, o esforço é grande, mas chegará um dia em que a pessoa chegará ao topo, exatamente onde você está, e o relacionamento de vocês nunca mais será o mesmo, vidas precisam de você, consolide, arranque pessoas do abismo!

1.0 – Conceito de Consolidação

Consolidação em nossa concepção é tornar sólido, a consolidação é o segundo degrau de 4 degraus da visão celular M12, ( ganhar,consolidar,discipular,enviar ).

Este degrau é um processo onde alguém que entregou sua vida a Jesus e decidiu caminhar conosco como Igreja de Cristo aprenderá como vemos o Reino de Deus, e será confrontado pela Palavra de Deus, sendo assim orientado nos ajustes necessários para que tenha uma mudança de vida sólida, sendo liberto pela Verdade ( Jesus, João 08:32 e 36 ).

Esse processo precisa de 3 pessoas para acontecer no mínimo : O consolidado ( Novo em Cristo ), o Consolidador ( Discípulo em Cristo ), e a Pessoa do Espírito Santo.

O Ideal é que a consolidação aconteça nas casas e 2 consolidadores estejam no processo, mas se não for possível 1 bem treinado pode resolver, são 12 lições onde vocês verão o milagre da Palavra que ARRANCA.

Deus nos chamou para amar o próximo, isso é um mandamento, mandamentos são inquestionáveis, se você realmente é convertido e segue a Jesus nunca irá negar-se de consolidar alguém.

Neste processo não é apenas o consolidado que cresce, mais você também fica mais forte, não solte a corda!

1.1 – Tornar Sólido.

Podemos aprender muito com a natureza criada quando damos a ela a atenção devida, e então podemos enxergar Deus nela, e a mensagem que Deus queria nos passar através dela. A baixa temperatura molda a água, porque naquele momento, naquele ambiente, ela domina, ela é mais forte. E o mais forte endurece o mais fraco, todos nós precisamos ser sólidos, vivemos em uma sociedade liquida demais, e tudo que é líquido evapora e fica invisível, fomos chamados para sermos sólidos e vistos como Modelo. Deus escolheu você para consolidar pessoas.

Tornar Sólido é um processo onde O MAIS FORTE, ENDURECE O MAIS FRACO. Um fraco nunca levantará um forte, para que você ajude alguém você precisa estar seguro, estável. Isso não significa que sua vida estará isenta de lutas e desafios, mas significa que apesar de suas lutas você está seguro da vitória. Você pode perder sua casa, seu carro, seu dinheiro, mas se seu filho pequeno olhar pra você e disser pai quero cólo pois estou cansado, você o carregará no cólo, mesmo estando cansado de lutar. Isso acontece porque você é mais forte que ele.

Jesus estava sangrando, sofrendo, a beira da morte, cheio de problemas, mas mesmo assim olhou para o lado e disse : “ Hoje mesmo estarás comigo no Paraiso ”. Consolidar não é apenas ajudar alguém a ser forte por meio da Palavra de Deus, mas também é declarar : Eu sou forte em Jesus!

"Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte."(Joel 3 : 10)

2.0 – Jesus arranca da morte, o consolidador planta pessoas na nova vida.

( João 11:23-45)

No texto vemos Jesus no processo de  Ressurreição de Lázaro, e podemos fazer algumas reflexões sobre o que aconteceu ali, trazendo luz a um ponto: Deus precisa de alguém em cima da montanha.

2.1- Mortos não se ressuscitam, mas são ressuscitados por outra pessoa. Assim como Lázaro foi ressuscitado por Jesus, Jesus foi ressuscitado pelo Pai (Efésios 01:20)

2.2- Mortos não se desatam. Existem pessoas mortas espiritualmente, elas precisam ser desatadas por outras pessoas, Jesus dá um comando para que tirem as ataduras de Lázaro. Mesmo vivo ele precisava de alguém, esse alguém é você!

2.3- Mortos não tiram a pedra. Lázaro precisava remover a pedra para sair do sepulcro, mas a pedra só pode ser removida por quem está  fora ( Mortos não Ressuscitam mortos ). Quem está fora da situação pode enxergar e remover com mais facilidade obstáculos do que quem está dentro, a ajuda externa de um consolidador para nos direcionar aos primeiros passos da retomada de uma nova vida é indispensável.

2.4- Jesus ressuscitou Lázaro, mas são as pessoas que dão continuidade ao processo, desatando-o e conduzindo-o de volta a sua casa, sua família e sua antiga rotina.

Jesus Salva! Ressuscita! Mas quem consolida tirando a pedra e desatando as ataduras é você, consolidador.

3.0 – Renunciar para consolidar  ( Lucas 14:25-33 )

Muita informação em um espaço tão pequeno de ensino vê nesse texto, ênfase no verso 33

3.1- Aborrecer sua família aqui não quer dizer separação familiar, mas sim que hábitos, pensamentos e cultura precisarão passar por um processo de readequação. Usei esta palavra porque precisamos voltar a cultura de família Biblica, logo não somos nós que queremos mudar a cultura de hoje, foi o mundo que mudou a cultura de ontem e nós queremos voltar a ter a cultura de antes, ou seja a Cultura Bíblica, foi ela que nos trouxe de forma segura até aqui, e antes que a sociedade pensasse família Deus já havia concluído o projeto e o estabelecido, precisamos parar de nos reinventar em coisas que Deus já inventou, e nos focar nas coisas que realmente estão dando errado, como por exemplo rever nossa filosofia de mudanças.

3.2- Sem renúncia não há mudança, nunca algo ficará sólido sem que haja renuncia, renuncia no mundo espiritual é investimento, quando fazemos em benefício do Reino.

3.3- Quando a água quer mudar, ela abre mão do calor para congelar. Isso quer dizer que em sua agenda familiar ou profissional você terá que encontrar um tempo para trabalhar para Deus, consolidar alguém exigirá de você tempo e disciplina. Tome a sua Cruz ( Vers.27 )

3.4- Ambos precisam renunciar, o consolidador e o consolidado. Isso precisa ficar definido logo no inicio, antes de começar a construir a torre, calcule, é o que diz no verso 28, o objetivo é não deixar pela metade o processo, pois algo inacabado serve de marco negativo para o restante da vida, produzindo comentários e criando fortalezas na mente das pessoas que as impedirão de repetir o processo no futuro com êxito, por isso tome cuidado, calcule, projete, planeje.

4.0 – Quando consolido construo pessoas. ( Atos 08:26-40 )

(Obs: O Felipe deste texto era o mesmo evangelista que aparece em atos 06:05, não confundir ele com o Ap. Felipe de João 01:44)

O consolidador precisa estar consciente que seu ensino influenciará, produzindo mudanças no comportamento e arrancará pessoas de carruagens.

4.1- Felipe mudou de geografia verso 26, foi de um lugar para outro, renunciou o lugar onde estava vivendo para atender o eunuco.

4.2- Deus já estava movendo o coração do eunuco pelo poder da escritura, enquanto ele a lia, mas ele não podia nem conseguia compreende-la sozinho, segundo Beacon em seu Coment.Vol 7 pag 271, ávido por aprender o verdadeiro significado da passagem profética, o eunuco rogou que Filipe subisse à carruagem. O verbo rogou (parakaleo) é muito forte, significando “exigiu” ou “suplicou”, é aí que vemos o quanto o consolidador se faz necessário pois o eunuco dá sinais de que está com sede de Deus, ou seja o degrau do ganhar já havia sido pisado, ele precisava ser conduzido ao degrau do consolidar, e Felipe faz isso ao apresentar Jesus nas escrituras a ele, e o resultado é um homem tão solido que decidiu ser batizado ali mesmo, ele não tinha mais dúvidas do que queria e devia fazer.

4.3- O consolidador Felipe recebeu de Deus a capacidade de correr na velocidade de uma carruagem afinal o eunuco era um homem de posição politica importante, pessoas assim não viajavam em carruagens lentas , Deus é o capacitador nunca imagine que poderá fazer o trabalho sozinho, sem o dom de Deus você  nunca alcançará velocidade suficiente para alcançar a carruagem. As pessoas estão em carruagens, ambientes criados por suas atitudes que as afastam de Deus em uma velocidade impressionante, a rotina e as decisões humanas são dinâmicas demais para um simples estranho alcançar, por isso não vale a pena correr apenas com suas pernas, voe no Espírito de Deus e você não apenas alcançará as pessoas, mas também dará as respostas que elas precisam.

4.4-  Existem experiências com Deus que você só terá se aceitar trabalhar para ele. As vezes oramos para que Deus faça algo em nós e por nós e não recebemos, ficamos frustrados e nos perguntamos: Porque eu oro e nada acontece? A pergunta que devemos fazer é : Eu trabalho para Deus?

O Felipe trabalhou para Deus, ele correu para consolidar o eunuco, sua recompensa foi uma experiência sobrenatural desejada por muitos, ele foi transladado no verso 39 vemos isso. O Poder que queremos será nos dado na medida do que fazemos.

Conclusão:

 

A consolidação é uma via de mão dupla onde você ajuda alguém e ao mesmo tempo firma suas bases de fé, tornando-se mais forte, mais sólido. A prática nos torna mais seguros, um professor que lecionou varias vezes a mesma aula na certa ficará mais seguro do que sabe. Assim é a vida de um consolidador, ele fica mais forte a cada consolidação que faz.

Mural de Informações

Twitter