Endereços

1 IPPF
Rua Governador Jorge Lacerda 135 Porto dos padres

2 IPPF
Rua Sergipe 151 Vila do Povo

4 IPPF
Rua Bortolo Bornancin S/N Vila Itibere Ilha dos Valadares

5 IPPF
Rua das Pedras 146 Jardim Ouro Fino

Entendimento Precário 01-02-2017

Entendimento Precário

Os seres humanos foram criados por Deus dotados de um grande desejo de saber, conhecer, entender. Podemos perceber como entendimento precário não apenas a falta do entendimento, mas também a distorção do entendimento ou a superficialidade do entendimento.

a) Falta de entendimento :  Ausência de informações sobre algo em si, fruto de uma decisão de não querer entender, ou simplesmente  por uma acomodação ou por não querer se responsabilizar, com as coisa que irão acontecer se vier a entender.

B) Distorção de Entendimento: Um entendimento fragmentado, parecido com a realidade mas diferente dela na essência. A distorção do entendimento pode ser fruto de um ensino errado ou de uma informação de base que chegou de forma equivocada, geralmente essas pessoas foram enganadas por alguém ou por si mesmas, é como alguém em um deserto, ele acredita piamente que há um oásis logo a frente, mas quando chega lá ele não existe. Esse tipo de alucinações causadas pelo entendimento distorcido tem produzido pessoas: Egoístas, covardes, terroristas, intolerantes, fechadas em si mesmas.

Depois de algum tempo andando atrás de uma miragem algumas pessoas acabam decidindo continuar acreditando, mesmo que as provas lhe sejam apresentadas, o motivo é que toda a sua vida foi construída em torno da miragem, e agora o custo seria muito alto em ter que começar tudo novamente, o que envolveria esforço, tempo, as vezes dinheiro, humildade, força de vontade, e amor a verdade. Por isso eles desejam viver de aparências, de mentiras sobre si mesmas, sobre sua fé, sobre a realidade de mundo a sua volta.

C) A superficialidade de Entendimento: A superficialidade do entendimento é marcada pelo pouco saber sobre aquilo que se está fazendo ou vivendo. Vivemos em um século onde existem saberes que foram perdidos pois as pessoas não se dedicaram a conhecer mais profundamente, um exemplo prático disso vemos pelo grande numero de motoristas que sabem dirigir mas não sabem fazer o mínimo reparo emergencial em seu veículo para que possa chegar até o mecânico em caso de quebra. Existem pessoas por exemplo vivendo um dos projetos mais complexos dados por Deus que é a família, e apesar de estarem no seio dela à anos ainda mal sabem qual é o seu papel ou responsabilidade dentro dela, e muitos destes já ocupam posições de comando como pais e mães, resultando assim em o surgimento de mais uma geração cada vez mais superficial. Tudo que é construído possui um manual do fabricante, você pode decidir não ler mas ele está lá. Um dia ouvi um médico dizendo que bebês vem ao mundo sem o manual do fabricante, isso ele disse porque não vê da perspectiva de que Deus criou o bebê, eu por minha vez digo que o manual existe e se chama Bíblia, o professor chama-se Espírito Santo, e a escola chama-se Igreja, mas se nos recusarmos buscar esse entendimento iremos abrir a porta do caos para nossas vidas, pois não nascemos sabendo isso é bem verdade, mas nascemos com a oportunidade de aprender.

O entendimento profundo de Salomão

I Reis 03:1-15

A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

10  E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.

No texto bíblico acima percebemos a preocupação de Salomão em obter o entendimento necessário para poder cumprir sua tarefa como Rei. Podemos extrair algum aprendizado aqui :

1- Salomão tomou conhecimento de sua atual situação ao fazer a leitura de que ele era incapaz para realizar a tarefa, e precisava buscar conhecimento em alguém.

No mundo atual as pessoas estão cada vez mais afastadas uma das outras, o que as obriga buscar o conhecimento virtual sobre as coisas, o grande banco de dados do mundo, a internet, mas elas não se dão conta que muitas informações ali contidas não são precisas, ou são distrações e contra informações para manter as pessoas longe da verdadeira resposta sobre assunto pesquisado.

A busca no mundo virtual ela é opção para aqueles que não querem desenvolver relacionamento pessoal com um Mentor ou Discipulador, mas essa atitude esconde um sentimento nocivo que Salomão demonstrou não possuir naquele momento, o humilde se submete para aprender, e ao fazer isso adquire as qualidades para no futuro ser um professor, professores que não foram humildes o suficiente para aprender, não aprenderam a aprender, nunca deveriam ensinar, e se assim o fazem, são ilegítimos.

2- A segunda coisa que podemos extrair da busca de Salomão para deixar de ser raso é : Para que você quer obter o entendimento que procura?

Salomão deixou bem claro que o entendimento seria usado para julgar o povo de Deus , essa motivação recebeu aprovação imediata de Deus, e garantiu a Salomão alguns bônus. Muitas pessoas querem saber para diversos motivos diferentes, alguns querem saber para Humilhar os que não sabem, outros querem saber para ficar em evidência e ser o centro das atenções, pois é egocêntrico, e diga –se de passagem temos visto homens aparecerem demais, ocupando muitas vezes o lugar de Cristo no meio da Igreja, porém não querem morrer na cruz, outros querem saber para enriquecer, outros simplesmente para guardar para si o que sabem, e poucos para ajudar o próximo em benefício do Reino como pensou Salomão.

Talvez aí resida o problema da superficialidade do entendimento de um povo, Deus não fará você saber o quer sem antes deixar claro que tudo é para a glória Dele. "Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem."  (Isaías 48 : 11)

3- Outra coisa bem intrigante, é que o pedido de Salomão foi surpreendente e pela velocidade e profundidade do pedido, somos levados a crer que ele já havia pensado no assunto anteriormente, e que a visita de Deus naquela noite foi resultado de oração. Gostaria de exercitar nossos pensamentos agora e voltar no tempo, não no momento em que Deus apareceu em sonho para Salomão, mas no momento anterior quando ele estava meditando sozinho e aí tomou ciência de que o melhor pedido que ele podia fazer, aquilo que ele realmente precisava era pedir sabedoria para julgar o povo de Deus. Como ele chegou nesse resultado? Sou dado a crer que ele se pôs no lugar de Deus em seus pensamentos, não como ser Divino mas como Senhor do povo que ele governava, creio que ele pensou : Se eu fosse Deus, o que gostaria que Salomão pedisse?

Você já fez esta pergunta a si mesmo? Se você Deus, o que gostaria que você pedisse?

E agora aí vai uma pergunta para os que disseram : sim eu já perguntei a mim mesmo isso!

Você já pediu? Recebeu? O que era? O que Deus disse a você?

Sabemos o que Deus disse a Salomão :

I Reis 03:11  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

12  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

13  E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.

É justamente esse nível de entendimento que nos faz pensar nos outros, nos coloca no lugar dos outros como se fossemos nós mesmos, e aí somos capazes de cumprir :

"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."  (Mateus 22 : 39)

Tudo tem um limite quando se trata de humanidade

O Entendimento Proibido

Já ouvi várias vezes pessoas dizendo : Em Cristo posso todas as coisas!

Esta frase é verdadeira se lembrarmos de que ela está falando da vontade de Cristo, ou seja são as coisas que Cristo quer, não as que você quer, como via de regra. Se ela não for dita com uma explicação séria, seu entendimento pode gerar distorções que ferem princípios básicos.

Primeiro devemos entender que quando dizemos em Cristo, limitamos nossa vontade ou seja você vai poder ter, fazer, ir, receber, desde que seja da vontade de Cristo, caso contrário “ as coisas ”, dita na frase não aconteceram. Um exemplo básico é : Se você pode todas as coisas, isso incluiria pecar? A resposta é Não! É claro que a frase quando dita irresponsavelmente dá margens a interpretações erradas. Mas isso define bem a idéia de que tudo tem um limite quando se trata de seres humanos, você possui um limite para andar, respirar, comer, viver, etc......

E dentre tudo isso você também tem um limite de entendimento, de conhecimento, de saber, de informação. Apesar de dizermos que você não pode ter um entendimento precário, você também não pode querer saber o que Deus não quer que você saiba! Sim, existem coisas que Deus não quer que você saiba, já pensou nisso? Experiências que Ele não quer que você tenha! Busque o equilíbrio em Saber e o não Saber.

Deut 29:29  As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Vejamos um exemplo disso nas escrituras:

1  ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2  E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3  Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4  Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7  Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

1- Apesar de Deus deixado a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal no jardim, Ele deu ordens expressas para que dela não se comesse para que não se SOUBESSE, APRENDESSE, ENTENDESSE, o mal.

O entendimento não pode vir por meios pecaminosos, o erro não justifica o aprendizado. Existem coisas que aprendemos através do pecado que no momento inicial parecem não fazer efeitos, mas seus efeitos são devastadores a longo prazo. Quem usou drogas pela primeira vez sabe e sente o mal que isso lhe causou, agora ele possui o conhecimento de saber como é, mas com certeza preferia não ter adquirido esse entendimento, assim é com varias situações ao longo da vida humana, nós não temos a dimensão dos prejuízos causados pelo entendimento proibido, um jovem que praticou o sexo antes do casamento nunca saberá como é uma noite de núpcias entre duas pessoas plenamente puras, a maioria dos casamentos que fracassam não seguiram essa regra. Homens que conheceram outras mulheres que não eram a sua esposa, nunca saberão como é viver sem a comparação, o nível de fidelidade, lealdade e confiança fica mais fácil de ser atingido quando a única referencia de sua vida é seu cônjuge.

Foi isso que Eva perdeu, a referência, agora ela sabia como era o pecado, como pecar, e como enganar seu marido.

Existem coisas que você não precisa e não deve saber!

2- Quando nos deparamos com uma placa em uma propriedade onde lemos: PROIBIDA A ENTRADA, e mesmo assim entramos não estamos apenas ignorando a placa e suas palavras, mas também estamos desafiando a autoridade de quem escreveu aquelas palavras e colocou ali a placa.

Me lembro de uma ilustração onde um menino havia sido mordido por cachorro no quintal do vizinho, e seu pai após leva-lo ao médico decidiu processar o vizinho. Chegando ele na corte diante do juiz disse : Meritíssimo esse homem tem um cachorro e ele quase matou o meu filho, exijo a morte do cachorro e a indenização pelos danos no meu filho. O Juiz polidamente olhou para o vizinho sentado atrás da mesa no tribunal enquanto podia-se ouvir um burburinho entre as pessoas do júri, revoltadas pois o pai havia mostrado as fotos do braço dilacerado do menino. Então o Juiz com voz autoritária perguntou ao vizinho: Você tem algo a declarar? O Homem se levantou com uma placa na mão erguida e andando em círculos mostrou ela ao Juri, ao Juiz e ao pai do menino, e nela estava escrito: Não entre! Meu cachorro é mais dono desse quintal do que você! O pai envergonhado se retirou e o Juiz encerrou a cessão.

Quando ultrapassamos limites impostos por Deus, perdemos todos os direitos, pois Deus é dono de tudo e Ele é quem diz o que você deve ou não fazer ou saber, você pode até ignorar a placa, mas o Cão de Deus irá morder você e irá arrastá-lo para o inferno.

3- Uma outra coisa que podemos aprender aqui é que o entendimento do mal se compartilha com mais facilidade que o entendimento do bem. Eva imediatamente compartilhou com Adão o que aprendeu ao comer do fruto. As pessoas compartilham melhor o que não presta, do que aquilo que realmente vale a pena, e isto se dá porque o bem é muito mais profundo que o mal, ou seja o mal pode ser feito de varias maneiras, mas o bem só segue uma receita, as pessoas falam com mais entusiasmo do Diabo do que de Deus, muitos são capazes de compartilhar o final de uma novela, mas não conseguem falar da palavra de Deus. É muito mais difícil ser puro do que impuro, ser fiél do que infiel, etc...... e é por isso que o Céu está em lugar tão longe, só quem entender como chegar la e cumprir chegará.

 

4- O entendimento entra em você! Uma vez que algo é entendido por você, ele não sai mais! Você pode perder a habilidade de dar dribles com a bola, como fazia quando era jovem, mas isso não quer dizer que você ainda não saiba como fazer, observe que a maioria do técnicos já pararam de jogar futebol, mas ainda ensinam como jogar. Isso se dá porque o ensino que entra, não sai! Adão e Eva comeram do fruto proibido aquilo que eles aprenderam entrou neles, por isso Deus usa algo de comer, isso nos fala de algo entra em nós. Selecione o que você come! Não coma o que não presta, depois isso ficará na tua mente , na tua memória, na tua vida. Alguém pode dizer : Mas Deus perdoou meus pecados! Sim, Ele perdoa, mas os efeitos do pecado ainda estão em você, basta lembrar que você um dia via morrer, e a morte é um efeito do pecado. Apesar do perdão ainda temos lembrança do pecado ou seja ainda sabemos como fazer, o que se sente quando se peca, etc... Deus não apaga memórias! Você precisa entender o porque, e superar o entendimento do pecado através do entendimento da obediência.

Mural de Informações

Twitter