Curados para Curar 04-05-2016
Curados para Curar
Esta Epístola de Pedro são palavras do Apostolo a Igreja da Ásia Menor , que passava por tempos de perseguição encabeçada pelo louco Imperador Nero.
Palavras direcionadas a liderança da Igreja com o tom de ânimo e esperança, o contrastava com a situação atual de perseguição.
Eles estavam passando por guerras que deveriam trazer a eles crescimento e amadurecimento, afinal essa é a intenção das provações e tribulações, mas nem sempre é isso que acontece, elas também podem produzir feridas em suas alma se s não soubermos lidar com tais situações.
Passamos por situações semelhantes a estas, não no mesmo nível, mas pelo mesmo perseguidor, o Diabo , inimigo de nossas almas. A intenção dele é a mesma, paralisar os servos do Senhor para impedir que a Igreja de Cristo avance .
Neste texto ele é chamado de Diabo, que significa : Caluniador, enganador, difamador, e quando somos confrontados pelas suas ações neste sentido achamos que é injusto passar por tal situação, é ai que a alma é ferida,e uma pessoa com a alma cheia de feridas não conseguirá alcançar resultados excelentes em sua família, profissão, ministério ou em qualquer outra área em sua vida e deixará de viver os milagres de Deus.
A intenção da epístola era produzir neles um caráter de servos curados, o que ia garantir a eles passar pelas perseguições e não desanimarem ou morrerem em suas almas durante o processo, mas saírem dele ainda mais aperfeiçoado, confirmado, fortificado e estabelecido (vs 10)
Só quem já foi ferido e curado poderá curar
O que este servo de Deus tinha que lhe garantia tanta segurança no ensinamento que ele trazia consigo?
Qual era a experiência que lhe autoridade para falar sobre o assunto, visto que ele também passava por perseguições?
Pedro passou por processos que o feriram e pode passar também pelo processo de cura assim o credenciando para curar outras pessoas. Lucas 22:31,32
Vemos neste texto o Senhor Jesus alertando Pedro quando ao teste que ele haveria de passar, lhe era necessário para que ele fosse aprovado para então cuidar das ovelhas do mestre.
Jesus alerta , intercede por ele mas não o livra permitindo assim o ataque do inimigo , porque satanás quer nos ferir e matar a nossa fé, mas Jesus quer nos restaurar para que possamos curar os mais fracos.
Lembro-me das palavras da Apostola Valnice Milhomen :
"O diabo pode ter armadilhas , mas Deus tem sataneiras", quando o diabo te ataca, ele pensa que irá te destruir, e sem saber acaba caindo em uma sataneira, e fazendo você crescer pois sem sofrimento não há crescimento.
A cura
Um processo de cura não é tão simples assim, precisa ter o diagnóstico correto para aplicar o remédio próprio.Muitas vezes a ferida fica aparentemente sarada, mas o seu interior esta infeccionado é preciso então ser reavivada para começar o processo .
No contexto onde Jesus alerta Pedro, podemos ver um Pedro totalmente confiante, podendo-se dizer que estava até um pouco orgulhoso, não levando em conta o Alerta do mestre. Tinha plena certeza que não iria negá-lo, mas não foi o que aconteceu.
Em Lc 22:61-62 , após ser confrontado e negar a Cristo, o olhar penetrante do Médico Jesus entrega a Pedro um diagnóstico confrontante. Então ele reconhece que deixou satanás o ferir e que precisa de cura, chorando amargamente.No caso de Pedro, ele mesmo foi o instrumento que gerou a ferida, pois tinha plena certeza que não negaria a Cristo e se decepcionou com sua própria atitude, ou seja a ferida vem justamente de quem não esperamos.
Muitas vezes o médico mais indicado para o tratamento é aquele que já passou pela mesma doença.
No caso de Pedro o mestre Jesus foi o médico. Ele sabia que seria ferido ( Mc 14:27 ), mas sabia ainda mais a respeito da cura. Pois Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e pelas suas feridas nos entregou a cura.
(Is 53:5).
Em todo o período que Cristo estava sendo crucificado e depois morto, Pedro teve de tempo para decidir ser curado.
Quem sabe o que passou pela cabeça dele por todo esse tempo, vendo o que o mestre passava?
O processo que cura se concretiza quando o Mestre após ressurreto encontra-o.
Os discípulos estavam no barco a pescar quando o Mestres aparece a eles, Pedro fica tão ansioso para encontrar o seu Médico que não espera o barco voltar a praia e vai a nado até Jesus.Após coerem Jesus pergunta por três vezes a Pedro se ele o ama.Pedro responde que sim, mas agora um homem não tão altivo, mas humilde , perdoado , curado e pronto para cuidar de ovelhas, almas. (Jo 21: 15-17)
Conclusão
Talvez você esteja ferido pelas circunstâncias, guerras, ofensas, mas deixe-se ser curado, porque feridas da alma não se curam com o tempo, elas envelhecem e se transformam em doenças graves que podem matar , elas precisam do Bálsamo de cura que foi derramado na cruz pelo Nosso Jesus.
Pedro passou pelo processo e agora das feridas ficaram apenas cicatrizes ,e cicatriz não doem, apenas lembram que um dia fomos curados, memoriais, elas fazem parte do processo.
Apª Marcilene de Oliveira Casburgo