Relacionamento de Êxito. Por Ap. Renê Terra Nova

Relacionamento de êxito

Texto: “Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se. E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.” (Gênesis 24:62-67)

Verdade Central: O texto de Gênesis 24 mostra uma das passagens mais lindas sobre um relacionamento de êxito: o de Isaque e Rebeca. Abraão mandou seu servo, Eliezer, buscar uma mulher para seu filho que precisava ser consolado da morte de sua mãe.

Introdução: Deus é o Senhor de todo relacionamento de êxito. Foi Ele quem criou relacionamento. É desejo dEle que todo ser humano seja feliz. Quem serve a Deus tem direito de ser feliz, o que não representa que tudo são flores, pois as dificuldades fazem parte de um relacionamento consolidado no êxito.

Ter bom êxito na Bíblia é prosperar no que se está realizando. Quando Abraão pediu a Eliezer que fosse buscar uma esposa para Isaque (Gênesis 24:1-3), era porque não queria, para seu filho, uma mulher Cananeia. As cananeias eram impulsivas, de dura cerviz, não tinham o coração quebrantado, não serviam bem aos maridos e ainda tinham dificuldade para engravidar.

Eliezer é a figura do Espírito Santo que sai em busca de Rebeca para Isaque, e que prepara Isaque para Rebeca. Todo homem tem direito a receber uma Rebeca. Toda Rebeca tem direito a um Isaque. Ambos são construídos pela ação do Espírito Santo para que vivam para sempre e sejam felizes.

A Geração Isaque e Rebeca constrói um relacionamento de êxito porque busca cumprir os princípios estabelecidos por Deus. Sempre haverá Eliezer, na ordem de Abraão, buscando uma pessoa ideal, que não seja de comunidades espúrias ou suspeitas, para que haja um casamento feliz e uma descendência poderosa.

Requisitos para um relacionamento de êxito

1. Ser da parentela

Ser da mesma parentela significa ser da mesma cultura, do mesmo costume, da mesma linguagem. No nosso caso, falando do MIR, temos a linguagem da Visão, a cultura da Visão, o costume da Visão. A ordem de Abraão para Eliezer foi para não misturar o propósito.

2. Seguir o noivo para o arraial da família

Eliezer perguntou a Abraão o que faria, caso a moça não o quisesse acompanhar. Abraão disse a ele que Isaque não sairia da sua terra. Sabe por quê? Porque é cultural e bíblico que o rapaz traga a moça para o seu arraial e não o inverso.

Talvez, ao ler este estudo, milhares de pensamentos estejam permeando sua mente... Sei que não é fácil abrir mão de algumas coisas, mas eu quero deixar registrado para o MIR, para a Visão Celular no Modelo dos 12: você vale muito! Sou um Pastor que se preocupa com as ovelhas. Por isso, meu conselho a vocês é que não saiam do arraial por causa de ciladas em relacionamentos. Eliezer possuía uma instrução. Quem tem a instrução tem a autoridade (Gênesis 24:6-8).

3. Seguir em busca do tesouro

Todo cônjuge é um tesouro. Diz a Bíblia que Eliezer teve duas atitudes quando saiu em busca da mulher para Isaque: preparou os camelos de seu senhor e pegou os bens que ele possuía. Ele saiu com tesouros em busca de um tesouro ainda maior, uma mulher.

O lugar para colocar joias é no porta-joias. Toda mulher é um porta-joias. Se fizer um paralelo, mulher porta joia no braço, na orelha, nos dedos, no pescoço... E fica lindo! Porém, quando cai no exagero, fica ridículo. Toda mulher é um porta-joias de Deus.

Eliezer, sabendo que iria buscar Rebeca, embora não a conhecesse ainda, pegou os camelos de seu senhor e alguns bens. “E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.” Isso tudo para encontrar a mulher da aliança. Percebemos claramente a disposição de alguém que está interessado no casamento do outro.

Relacionamento de Êxito. Por Ap. Renê Terra Nova

Twitter