Lugar Sagrado 04-12-2024

Lugar Sagrado


Salmos 24:3-4 diz:

"Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?"

"Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente"

Em nossos dias percebemos um movimento muito grande no sentido de descaracterizar aquilo que Deus criou, e satanás trabalha arduamente para que todos os ritos, cultos, memoriais, promessas e lugares que nos arremetem as lembranças de Deus sejam apagadas da nossa mente. Quando esquecemos nossa referência esquecemos, nossas origens, esquecemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Estar perdido é se tornar preza fácil para o inimigo das nossas almas. Nós sabemos que satanás está ao nosso derredor e trabalha como um leão 1ª Pedro 5:8. O leão procura no rebanho os debilitados, os mais fracos, os feridos, os filhotes, os velhos e os que estão mais afastados do rebanho, os que estão sozinhos, na nossa linguagem podemos dizer os desigrejados. Nós precisamos entender que estar longe da presença de Deus é estar em risco iminente de ser ceifado, foi exatamente por esse motivo que Deus cria lugares onde podemos acessar sua presença, foi assim desde o princípio. No princípio Deus criou um lugar especial onde sua presença não era restrita, esse lugar se chamava Éden.

Gêneses 2-7

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

Com isso fica claro, que sim! Pra Deus, lugares são importantes.

Se existe lugares separados, santificados, onde Deus se faz presente e não existe restrição para sua manifestação, esses lugares são os lugares sagrados.

Sagrado está ligado a perfeição, a pureza, plenitude, a retidão, é tudo aquilo que é santo, aquilo que não foi violado, que foi separado para alguém com um propósito, onde há e haverá uma perfeita ordem e é exatamente por isso que quando falamos de algo que é sagrado olhamos para Deus.

Eu gostaria de chamar a atenção para o seguinte termo. Um lugar onde há e haverá uma perfeita ordem, para pertencer a este lugar eu preciso viver em perfeita ordem, com isso podemos traduzir o pecado como uma desordem, o descumprimento de uma ordem de Deus.

Gênesis 2:16-17

16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

1ª somos afastados do lugar que Deus preparou para nós.

Fomos impedidos de acessar o jardim,

2ª somos afastados da presença de Deus.

Se o frio é ausência do calor, a escuridão é ausência da luz, entendemos que a morte nada mais é que a ausência de Deus.

A tradução do “certamente morrerás” fica muito clara. Entendemos que precisamos de duas coisas para ter vida, estar na presença e estar no lugar que Deus nos colocou. O texto de Gêneses nos ensina que existe lugar onde não há presença e onde não há presença não há vida, fora do jardim não havia presença. Um exemplo muito claro disso pode ser visto quando o povo de Israel sai do Egito, quando a primeira pascoa foi instituída, Deus dá uma ordem para o seu povo.

Êxodo 12:1

12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

O rito realizado pelos hebreus os consagraria, naquele dia o cordeiro trouxe santidade e atraiu a presença de Deus, o sangue verga das portas trazia a mensagem que aquele lugar era um lugar sagrado.

Naquele dia eles estavam no lugar e na presença, quando estamos no lugar e na presença a morte não tem poder sobre nós.

Diante de tudo que aprendemos uma pergunta pode surgir. Existe limites para Deus? Existe lugares onde Deus não possa estar?

Salmos 139.

7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

A resposta é não, não existe lugar onde Deus não possa estar, se Deus pode estar em todos lugares, porque sua presença é restrita?

Porque onde há ordem não há desordem, a presença de Deus traz ordem para todas as coisas.

No princípio a terra era sem forma e vazia e o Espirito de Deus pairava sobra a face do abismo, e Deus trouxe a ordem e todas as coisas passaram a existir dentro da perfeita ordem.

A resposta da restrição de Deus era porque Ele queria nos proteger, estar diante de Deus em pecado era estar condenado a morte.

Quando estamos no lugar e na presença podemos experimentar experiências que mudarão as nossas vidas para sempre, Moises é um exemplo muito claro de alguém que pode estar no lugar e na presença de Deus. Depois do encontro que Moises teve com Deus no monte Horebe, sua vida jamais foi a mesma. As grandes revelações de Deus para Moises naquele lugar mexeram com a sua estrutura. Ele foi transformado para sempre, mas a manifestação da glória de Deus tem um preço, Deus não manifesta sua glória por nada, Moises precisou deixar muita coisa naquele lugar, todos os sonhos, planos e projetos de Moises ficaram lá, todos os bens materiais ou imateriais que Moises tinha ficaram lá. A presença de Deus confrontou o caráter de Moises, Deus resgata o chamado de Moises. Quando ele desce, seu anseio não é fazer mais a sua vontade mas sim a vontade de Deus. Isso demonstra que não importa os anos o que você viveu longe da presença de Deus porque os minutos que você vive serão o suficiente para mudar toda a sua história.

Mas nem tudo mundo quer estar nesse lugar, porque esse lugar é um lugar de confronto, para estar lá um preço precisa ser pago, é um lugar onde a natureza humana e pecaminosa precisa morrer.

Quando Deus convoca o povo para estar em sua presença no monte no Sinai, Deus faz um pedido para Moisés, todos deveriam se santificar e eles realmente se preparam e se santificam mas quando eles se depararam com a presença de Deus em meios aos relâmpagos e trovões eles temeram e não desejaram estar na presença de Deus. Quando Moises esteve no monte pela primeira vez, ele viveu uma transformação mas muita coiso precisou ficar lá. Foi exatamente por isso que eles não quiseram estar lá, eles entenderam que aquele ato iria exigir deles algo que ele não poderiam fazer, viver uma vida de santidade, não apenas um dia de santidade mas uma vida santa.

Isso não aconteceu apenas com aquela geração mas continua acontecendo até hoje, são aqueles ouvem falar de Jesus e até se comovem, mas sabem que para tomar uma decisão definitiva terão que abandonar velhos hábitos e passar a viver uma vida de santidade. As repostas são variadas: Ainda não chegou a minha hora! Tenho que curtir um pouco mais! Ainda sou muito jovem!

Êxodo 20:18-19

18 O povo ouviu os trovões e o som da trombeta e viu os relâmpagos e a fumaça que saía do monte. Então eles tremeram de medo e ficaram de longe. 19 E disseram a Moisés:

— Se você falar, nós ouviremos; mas, se Deus falar conosco, nós seremos mortos.

Nós aprendemos que existe dois níveis de pessoas aqueles que sobem ao encontro de Deus e aqueles que precisam que Deus desça ao seu encontro. O tabernáculo foi criado para suprir a necessidade daqueles que precisavam que Deus descesse ao seu encontro. Haviam dois níveis de manifestação, na montanha Deus se manifestava com raios e trovões uma nuvem descia, haviam tremores na montanha, dava para ouvir a voz de Deus, no tabernáculo a manifestação era mais restrita, o sacrifício era entregue a fumaça subia até as nuvens e o sacrifício era recebido por Deus e de longe aqueles que ofereceram o sacrifício avistavam a manifestação. Deus nos convida para entrar nas nuvens e não apenas ver a nuvem de longe, Deus não quer apenas um sacrifício esporádico, uma vez por semana, Ele não quer um dia apenas, quer uma entrega total, uma vida.

O tabernáculo foi um lugar sagrado, uma referência da manifestação de Deus e uma demonstração de que Deus quer acompanhar os processos vividos por seu povo. As três dimensões do tubérculo traduzem isso, átrio exterior, lugar santo e lugar santíssimo, quanto mais nos aprofundamos em Deus mais temos que sacrificar. Quando entendendo o processo entendemos que Deus se importa com os que não conseguem alcançar os outros níveis, tabernáculos traduz nossa caminhada de santidade na direção de Deus e demostra o amor e cuidado Dele, enquanto eles estavam no deserto uma tenda móvel, mas quando eles conquistaram a terra prometida um templo fixo. Salomão construiu o templo entendendo que Deus era muito maior do que aquela estrutura.

2 Crônicas 7:1-4

1 E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.

2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor.

3 E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.

4 E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor.

Isaias traduz isso de uma forma muito clara.

“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? ” Isaías 66:1

Deus é muito maior do que nós podemos alcançar mas Ele se faz acessível estando em um lugar onde possamos acessa-lo e criando um caminho para que possamos chegar até Ele, Jesus é o caminho, Ele é o lugar de santidade.

João 15:7

“Se vós estiverdes em mim”

Hoje Ele é o lugar de santidade que nos coloca diante de Deus.

Em João 2:19-22 Jesus expressa exatamente isso.

19 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.

20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?

21 Mas ele falava do templo do seu corpo.

22 Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.

Não deixe o inimigo te tirar do caminho, não se permita estar longe do lugar onde Deus se manifesta, torne a sua vida o lugar da manifestação, um lugar sagrado. Onde há presença há vida, por isso Jesus é o caminha a verdade e a vida.

Pr: Zenilton Modesto

.

Mural de Informações

Twitter