FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS! 04-09-2024
FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS!
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; Gêneses 1:28a
Quando lemos frutificação e multiplicação principalmente nesse texto, pensamos
imediatamente em “filhos”, sobre povoar a terra. Essas duas palavras vão muito além do “povoar a terra” (óbvio que está relacionado a isso também).
Vemos que no primeiro capítulo de Gênesis após toda a criação feita, Deus abençoou sua criação e liberou a palavra de frutificação e multiplicação para a vida humana.
Deus nos criou com o propósito de frutificar e multiplicar.
No hebraico frutificar é Parah gerar, produzir, gerar de dentro para fora, e a palavra
multiplicar que é Rabah tornar-se grande, muitos.
Primeiro frutificamos, e depois multiplicamos. É como se disséssemos que o Senhor
planejou um crescimento inteligente e não um crescimento sem propósito.
Desde o princípio da criação do mundo Deus deseja frutificar um relacionamento com o homem (seres humanos), e tendo relacionamento com Deus nos tornamos multiplicadores de toda boa semente lançada em nós.
Está benção tem acompanhado as Suas alianças de geração em geração, começando com Adão passou por Noé (Após o dilúvio, Deus orientou Noé e sua família: “… frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra…” Gênesis 9:7), chegou em Abraão e, depois em Isaque, que transmitiu isto para seu filho Jacó: “E Deus Todo-poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos…” (Gênesis 28:3).
Frutificar me leva a depender de Deus, pois frutificação exige aproximação, arrependimento, renúncia e morte. Multiplicar é algo que você faz; é natural, podendo ser trabalhado apenas com a razão, e estratégias. Multiplicar fala mais de ações, de você como humano, porque para multiplicar posso fazer no natural, mas para frutificar preciso da operação do Espírito de Deus em mim, isso exige ser levado ao sobrenatural.
1Infelizmente no decorrer dos tempos nós invertemos as ordens, queremos multiplicar antes de frutificar. Uma árvore para ser árvore antes foi uma semente, essa semente morreu para realizar o processo do brotar e crescendo frutifica, para depois multiplicar através dos frutos e sementes.
Por isso que quando só multiplicamos na obra de Deus geramos um crescimento
passageiro, mas quando frutificamos primeiro a benção do Senhor vem , e aí a
multiplicação se torna sem limites.
Analisando a vida de Abraão e Sara, vemos o patriarca com a promessa de frutificar e multiplicar, mas como Sara era estéril não poderia (na mentalidade humana) dar a Abraão o cumprimento dessas palavras, Sara quis multiplicar de qualquer forma, por isso usou Hagar sua serva e convenceu Abraão que essa era a solução para alcançarem a promessa. Assim vemos o caso da multiplicação sem frutificação, Abraão no seu natural conseguiu multiplicar mas não foi como Deus quis, foi de forma desordenada. Essa atitude prolongou ainda mais a verdadeira promessa e trouxe consequências danosas até os dias de hoje.
Para que a multiplicação liberada acontecesse na vida de Abraão, Abraão precisou primeiro frutificar, ou seja, crer, esperar e deixar Deus moldar seu coração novamente a esses padrões de dependência e obediência, até mesmo seus nomes foram mudados neste período de frutificação, ouve um processo de morte, entrega de suas convicções, medos, achismos e preconceitos consequentemente após esse processo de frutificação a multiplicação aconteceu e se perpetua até nossos dias.
Para multiplicar, basta uma estratégia humana, mas para frutificar, é preciso permanecer Nele, por isso Jesus disse: -"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto”… João 15:5.1, precisamos dar frutos, uma árvore dá frutos não para si mesma se alimenta dá frutos para alimentar os outros, ela se alimenta tendo uma raiz profunda, quanto maior a profundidade dessa raiz melhor e mais saborosos serão seus frutos. Vemos que frutificação (permanência no Senhor, relacionamento com Ele) trás consigo multiplicação, damos muitos frutos.
Mas se não estivermos nele, …como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Independência não produz fruto, gera obras da carne, esterilidade, frustração, insatisfação, muitas desculpas, ou até mesmo culpamos outros por nossa infertilidade, mas para Deus não há desculpas, todos terão sua chance de frutificar, mas a consequência daquele que não frutifica é estar por toda eternidade longe de Deus. Muito triste.
João 12:24 diz: Se o grão de trigo caindo na terra, não morrer fica só, mas se morrer produz fruto. Sabe por que às vezes a nossa célula não se multiplica e a igreja não cresce? Porque estamos muito “vivos”, há muito “Eu” ( eu não posso , eu não quero, eu não consigo, eu não aceito, eu não concordo eu não gosto eu faço do meu jeito, eu sou assim ,eu… eu… eu… ).
Precisamos morrer para nós mesmos, deixar o Espírito Santo limpar os galhos.
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento… Mateus 3:8.
Concluindo: Árvores passam por processos onde parece que não vão suportar aquela estação, mas vemos que quando a raiz é bem suprida não há processos e nem estações que ela não possa dar frutos e continuar sua função de alimentar o próximo ela não deixa de fazer aquilo que foi designada a fazer.
Analise o que Deus tem colocado nas suas mãos e que não tem gerado fruto de
multiplicação, olhe para os frutos do Espírito descrito em Gálatas 5:22, e assim saberá como está a sua frutificação.
Multiplicação é uma promessa de Deus para nós, frutificação é o desejo do coração de Deus, frutificando você multiplicará a 30, 60 e até 100 vezes mais e todas as área da sua vida será alcançada pela liberalidade da promessa e você será reconhecido como seu discípulo.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:8.
Deus os abençoe!!!
Pra. Mônica Morato 04/09/24