O Movimento do Reino 03-07-2024

O Movimento do Reino

Introdução:

Sl 45:06 Um trono Eterno para um Rei Eterno, o fator marcante deste Reino além da eternidade é a Justiça.

O teólogo F.F Bruce afirma no seu comentário de Sl 45 que:

O CÂNTICO DE CASAMENTO PARA O REI E SUA NOIVA, não pode haver dúvidas de que cânticos como esse eram cantados em casamentos da realiza durante o período da monarquia israelita. É impossível no entando identificar o rei específico para quem esse cântico foi ordinariamente composto, provavelmente por um poeta ou profeta da corte. Alguns comentaristas creem que foi um Rei do norte, como acabe.

Hb 1:08-09 A identidade espiritual deste Rei Eterno é revelada neste texto ( O Filho )


Mt 06:10 “Venha o Teu Reino”, O Filho pede ajuda ao Pai para que o Pai ponha em movimento seu Reino de forma a permitir que o Seu Reino ( do Filho ) seja conquistado, aqui vemos o Reino já consolidado do Pai, dando suporte a conquista do Reino do Filho, que culminará com a entrega mais tarde ao Pai ( 2 Cor 15:24-28, Ap 01:06 e 05:10 )

Quando estamos falando do Reino de Deus precisamos ter em mente que uma guerra está em curso a muito tempo, uma guerra de tronos, entre O Rei Jeová e o Príncipe deste século o Diabo (Rm 16:20 / Jo 12:31 / Ef 02:02 / 2ª Cor 04:04 ), e por nos tornarmos herdeiros de Deus em tudo, também herdamos seus inimigos. Ef 06:12 / 1ª Pedro 05:08 / Rm 08:14-17

Essa guerra é muito antiga, mais antiga que a própria existência da humanidade e talvez, eu disse talvez, nós tenhamos nos favorecido dela pois a rebelião organizada por Lúcifer ao que parece, oferece uma janela de oportunidade para alguém ocupar um lugar em Deus que antes era ocupado por ele, e então Deus da forma ao Homem de uma maneira que sem dúvida deixa o Diabo mais enfurecido ainda, pois ele não foi apenas substituído mas sim foi substituído por alguém que agora possui algo que ele sempre desejou mas nunca teve acesso, ser a imagem e semelhança de seu criador. Is 14:12-20 / Ez 11:28-19.

Desde que essa guerra começou ambos os lados fizeram movimentos cirúrgicos de forma precisa buscando obter alguma vantagem um sobre o outro, porém é um jogo onde um lado pode tudo no sentido de descumprir as regras ( Diabo ) e o outro lado precisa seguir as regras que Ele mesmo criou ( Deus ), isso faz com que a margem de manobra de Deus fique ligeiramente limitada por seus princípios, porém dá a Ele a oportunidade de mostrar a todos no campo de batalha sejam amigos ou inimigos toda a sua glória, inteligência, sabedoria, ciência, divindade, criatividade que a cada manobra revela sua superioridade infinita sobre os seus inimigos e nos faz cada vez mais seguros, a medida que percebemos o MOVIMENTO DO REINO.

1- ANALISANDO O PONTO ALTO DO MOVIMENTO DO REINO DAS TREVAS

Meu objetivo não é deforma alguma dissecar o movimento das trevas, pois tudo isso exigiria um tempo que nos falta mas é importante notar que o ponto alto do Diabo foi sem dúvida ter introduzido no coração de Eva Dúvida sobre o que Deus havia dito, resultando assim na contaminação do homem pelo pecado. Rm 05:12-21

Esse movimento fez com que as trevas levassem ligeira vantagem por muitos anos, dando a Satanás o direito de governar sobre a Terra e moldar ela a ele, trazendo para seu reino muito súditos que o ajudaram a destruir o que podiam do que Deus criou. Com o objetivo de se opor a vontade do Rei Jeová, Satanás provocou a morte de muitas vidas sendo elas humanas ou não, chegando a receber de Jesus as seguintes atribuições que definem bem seu raio de atuação em João 10:10 – Matar – Roubar – Destruir, essa é a litania do inferno.

Assim como o Reino de Cristo e do seu Pai são marcados pela Eternidade e Justiça, o reino das trevas que é antagônico a isso tem como sua marca O pouco tempo que lhe resta e a injustiça. Por isso suas ações tem ficado cada vez menos sutis e precisas, o tic tac imposto por Deus ao Diabo através das profecias obrigam o Reino das trevas a agir de forma mais improvisada que antes e a medida que o fim se aproxima podemos observar que, algumas coisas que antes víamos o Diabo e seus súditos fazerem em oculto hoje estão cada vez mais fazendo a vista e sem a preocupação com discrição que antes era uma prioridade.

O pecado sem dúvida foi uma forma eficaz de atacar Deus e o homem, mas seu grande erro foi sem dúvida permitir e contribuir para a morte de Jesus na Cruz, ali o Diabo cometeu um erro que lhe foi fatal e lhe tirou a vantagem do Éden, é claro que ali vemos um movimento maestral, criativo, sutil, e poderoso de Deus que trataremos adiante porém por hora precisamos aprender algumas coisas com o erro do Diabo :

- Nunca se oponha ao Rei.

- Não importa o que você faça, O Rei vencerá você no final, mesmo que pareça que você está ganhando.

- Fique longe do pecado.

2 – ANALISANDO O PONTO ALTO DO MOVIMENTO DO REINO DE DEUS.

Sem dúvida que a Cruz e a ressurreição de Jesus foram juntos o ponto alto do movimento do Reino de Deus, e não apenas isso, ali houve uma virada de mesa em favor dos céus, como se Deus houvesse dado um cheque mate no Diabo, mas ele ainda está até hoje sentado perplexo olhando para o tabuleiro sem saber como foi vencido sem perceber.

Tudo começa no Éden após o pecado, e então ali Satanás usa a vantagem do pecado para construir para si por meio das pessoas um reino, vemos expressões surgirem como : Este príncipe deste século, Reino das trevas, príncipe deste mundo etc...... 1 Cor 02:06-08; Cl 01:13; Jo 12:31; Jo 14:30; Jo 16:11

Então por todo o Velho testamento Deus O Pai e Rei do Reino dos Céus, começa seus movimentos no tabuleiro enviando vários profetas, visões, promessas, sonhos, e uma série de construções ( como o tabernáculo e o templo ) tudo apontando para a vinda de um Rei que não era Ele mas sim o seu Filho. Assim Jesus começa a ser anunciado no VT mas não ainda pelo nome que hoje conhecemos mas por outras formas como : Rei que há de vir, Messias, Filho do Homem. Zc 09:09; Is 61:01; Dn 09:25-26; Dn 07:13-14.

Aqui precisamos entender o plano geral : O Pai tem um Reino do qual O Filho faz parte e este Reino é no Céu, mas Ele se despoja de sua glória como vemos em Fl 02:05-8 e vem para a terra sem o Reino do Pai apenas só, com a missão de edificar para seu Pai um Reino de Reis e Sacerdotes ( Ap 01:05-06 ), Ele está só mas pede ajuda ao Pai em sua oração quando diz: Venha o Teu Reino. O que Ele queria dizer? Para que os anjos descessem? Por óbvio que não, Ele estava dizendo para que a referência, o Padrão do Reino viesse, a Lei do Rei, e isso fica revelado na continuação da oração : Seja feita a Sua Vontade, a Vontade do Rei é a lei do Rei, ela não tem a ver com o que os súditos pensam ou querem, ela tem a ver com o que O Rei quer.

Este é o atual período em que vive a Igreja, um Reino está em construção os súditos estão sendo construídos moldados a imagem e semelhança de Deus, este Reino ainda está em obras, por isso ainda vemos um canteiro de obras caótico quando olhamos para o mundo e a própria Igreja porque o Reino ainda está em construção e quando Jesus O Rei deste Reino ainda caótico terminar o seu trabalho de edificação da Igreja Real, aí sim Ele entregará este novo Reino ao Pai, para que ele seja anexado ao Reino do Pai e sejamos todos um Reino só.

1 Cor 15:24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.

25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés.

26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.

27 Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Sem Dúvida o Reino está em Movimento, tanto o Reino de Deus assim como o Reino de Cristo, ambos se unificarão de fato assim que a Obra de Cristo seja concluída na Edificação de sua Igreja. A Eternidade e a Justiça são os motores deste movimento do Reino, e são duas coisas que não são encontradas na Terra mas sim no Céu é de lá que vem a Eternidade, nem mesmo no inferno ou em qualquer outro recôndito do Reino das trevas pode se encontrar a Eternidade, este é um ingrediente dos Eternos e o Diabo e seus adeptos já perderam a eternidade a muito tempo atrás, outro ingrediente não encontrado na terra é a justiça, não há justiça na terra Ecl 03:16 assim como justos Rm 03:10-12, ou seja a única maneira de ser justificado é em Cristo fazendo parte do seu Reino em construção. Esses dois ingredientes são o cimento e a pedra usada por Cristo para erguer o Reino que Ele nasceu para constituir para o Pai, e nós fazemos parte dele. Salve o Rei ! Venha o Teu Reino ! Seja feita a Sua Vontade !

Ap Emerson Casburgo

03-07-2024

Twitter