Comprometidos até os Ossos 04-06-2024

Comprometidos até os Ossos

II Reis 13:20-21

Introdução:

Em nossos dias os ossos humanos são vistos com maus olhos no sentido de transmitir mensagens, ou seja, significados. A ciência usa a imagem de ossos humanos para transmitir a mensagem de perigo ou de risco de morte, quem nunca viu a imagem de um crânio e ossos cruzados em uma placa de energia elétrica, ou quem nunca viu a mesma imagem em frascos de veneno para representar o risco a vida? Mas devemos nos perguntar: Será que os ossos significam isso mesmo? Será que foi sempre assim?

Em dias passados isso também ocorreu, mas pelas mão de artistas, geralmente pintores que retratavam a morte como uma figura esquelética segurando uma foice, associando a idéia de que a morte era um esqueleto de ossos humanos que andava ceifando as vidas.


Na Europa, no final da Idade Média, surgiu uma tradição bastante sinistra — a Danse Macabre. Originada na França por volta de 1420, a "Dança da Morte" foi um conceito alegórico medieval do poder conquistador e equalizador da morte. Artistas retratavam pessoas valsando com mortos em decomposição e esqueletos em representações literárias e pictóricas para expressar seu fascínio pela morte. Murais apareceram em igrejas e capelas por toda a Europa, ilustrando humanos desnorteados sendo escoltados até seus túmulos por parceiros de dança cheios de ossos. Xilogravuras detalhadas de Danse Macabre rechearam livros. Mais tarde, poesia e música foram compostas com base nesta lúgubre e melancólica marcha. No século XX, a Dança da Morte fez até uma aparição no cinema. E, na Espanha, existe uma cidade que até hoje sedia uma procissão de Danse Macabre.

( Fonte : https://br.starsinsider.com/lifestyle/517257/a-danca-da-morte-que-tomou-conta-da-europa-na-idade-media )

Enfim o mundo oferece essa idéia ao utilizar os ossos para retratar morte, mas não é bem assim que as escrituras e a tradição da Igreja ensinam.

A Palavra de Deus está repleta de citações sobre os ossos, e na maioria das vezes eles estão associados a Vida, Força, Estrutura, Profundidade do ser. Devemos estar sempre atentos nas mudanças de significados apresentados pelo Mundo, sempre devemos ter em mente que uma das táticas das trevas além de mentir é confundir, e a confusão é facilmente conseguida através da ressignificação de algo que Deus já significou e isso vale tanto para o assunto aqui proposto quanto para qualquer outro assunto, nossa vida Cristã precisa estar apontada no sentido e significância da Escritura e não em filosofias do mundo ou de Instituições, sejam elas evangélicas ou não que por engano, influencia, ou falta de conhecimento dão ou apoiam ideias que ressignificam o que a escritura já deu significado. “Eu sou o que Biblia diz que eu sou”, “Sola a Scriptura”.

1.0) A dinâmica do comprometimento.

Da mesma maneira que o principio da honra é sustentado pelos pilares da Fidelidade e Lealdade, o princípio da Aliança é sustentado pela obrigação e comprometimento.

A obrigação é definida apenas pelos termos da Aliança, ou seja, ela é simples de ser entendida e apresenta um apoio forte do senso de justiça, não é difícil de ser defendida afinal ela é simples e de fácil compreensão chegando a ser rasa no entendimento. Quando há uma discussão sobre um assunto que envolve uma aliança a primeira coisa que vem a mente das pessoas é a obrigação: Você não pode fazer isso porque temos um acordo........ Você deve fazer isso porque temos um acordo........

Mas o comprometimento é diferente, a palavra vem do Latim: “Compromissum”, que é formado por “Com” (prefixo que significa “Junto” ou “Com”) e “promittere” (Prometer). Assim, “Compromissum” significa algo como “prometido conjuntamente”.

O comprometimento tem o poder de ir além da obrigação, ele é fruto de um relacionamento que motiva alguém a prometer.

Uma casal pode reivindicar seus documentos em cartório sobre seu casamento e suas clausulas obrigatórias, mas o papel e o cartório não estarão lá quando o tentador agir oferecendo o pecado a você, mas as palavras prometidas estarão lá em seu coração, em sua mente, em sua alma, gravadas no interior mais intimo do seu corpo em seus ossos, gritando e dizendo “Para amar-te, querer-te, e guardar-me somente para ti, até que a morte nos separe”.

Isso é um Compromisso, você já disse alguma vez: Eu já estou comprometido!

Você já ouviu isso de alguém?

Essas palavras tem um peso tremendo no mundo espiritual e no mundo físico, elas têm o poder de afastar alguém ou aproximar alguém, e elas não estão gravadas superficialmente, elas estão gravadas no fundo do seu ser, nos ossos.

Lembre- se seus ossos te dão força e sustento para andar na terra, sem eles você não teria nenhuma resistência e força, não sairia do lugar, e seria facilmente alcançado por isso eles são tão importantes são a primícias espiritual do teu ser. ( Sl 139:13-16 )

Esse é o verdadeiro significado dos ossos, Vida, força, vigor, estrutura, profundidade.

A carne é rasa, aparente, fraca, mas os ossos são exatamente o oposto.

1.1) Quando Deus usa os ossos (2 Reis 13:20-21)

Havia na época do profeta Eliseu bem como quase em todo o período que compreende o Livro de Reis, a prática recorrente de saques realizados por exércitos organizados ou mercenários que atacavam as fronteiras de Israel e Judá, geralmente no inicio do ano quando se estava preparando para colher os cereais por volta do segundo mês, até mesmo o Rei Davi quando ainda Saul estava trono se valia dessa prática, para garantir o soldo do exército.

Invasão e saque. De modo geral, os exércitos — quer formados por mercenários, quer por soldados recrutados ou profissionais , consideravam que os despojos faziam parte do pagamento dos soldados. Alguns ataques eram efetuados com intenção

de atingir objetivos militares (expansão,controle de rotas comerciais etc.), mas outros simplesmente pretendiam incomodar o inimigo

e, ao mesmo tempo, providenciar um soldo extra para os soldados. Visto que Davi dispunha de poucos recursos para financiar

sua administração e sustentar seu exército, os saques provavelmente eram a única forma de compensação para os soldados.

Comentário Histório -Cultural da Bíblia  pg 424

O Fato é que essas incursões eram tão comuns que poucas vezes vemos na bíblia um relato detalhado disso, onde captura-se a atenção do escritor biblico a ponto de relatar tal fato, com exceção a história de Gideão e os midianitas ( Jz cap 06 ).

Até que em uma destas incursões um fato recebeu mais do que atenção, e acabou por ficar famoso entre todos da época. Um grupo de mercenários ao que parece com medo de ser capturado por um exercito de fronteira, em vez de enterrar um dos seus que havia morrido, para acelerar o processo resolveu jogar o corpo do morto em um sepulcro já existente, e este era o do profeta Eliseu. Assim que o corpo do morto tocou os ossos de Eliseu o morto ressuscitou imediatamente.

Podemos ali notar pelo menos 2 pontos interessantes:

a) Eliseu não estava ali, mas Deus estava ali.

b) Quais eram as intenções de Deus ao fazer aquilo?

a) Sabemos que Cristo é o autor e origem de toda a vida, ( Cl 01:16-17 ), e também sabemos que uma vez morto o homem ou seja sua alma que é quem ele é não está mais ali ( Ecl 12:07 ). Então concluímos que o único que tem o poder de ressuscitar os mortos é o Senhor ( Dt 32:39 ), isso mostra claramente que a ressurreição daquele mercenário não tinha a ver com Eliseu, afinal ele não estava mais ali porém outra pessoa estava, alguém capaz de ressuscitar os mortos esse alguém é Deus. O que Deus estava fazendo nos ossos de Eliseu? Primeiro é sempre muito bom lembrar que o Senhor habita o seu povo, e o nível da profundidade desta habitação é definido pelo nível da tua intimidade, pense nisso. Deus tem um compromisso com o nosso corpo, por isso o cura, por isso o guarda, por isso não abre mão dele, vemos isso claramente na contenda entre o Satanás e o Arcanjo Miguel pelo corpo de Moisés, onde o próprio Deus repreendeu Satanás para que não rouba-se o corpo de Moisés ( Judas 01:09 ). Não são poucos os relatos de pessoas que tentaram violar o cadáver de alguém em um cemitério para rituais das trevas e foram impedidos pela própria entidade que havia pedido o rito pois aquele cadáver mesmo sem vida estava sob a proteção Deus. Isso demonstra o comprometimento profundo de Deus para com o homem e isso pode ser traduzido como Comprometido até os ossos. Mesmo que você não esteja lá onde deveria estar, mesmo que você não cumpra a sua parte, mesmo assim Deus continuará lá, bem onde disse que estaria, fazendo exatamente o que disse que faria, fiél, comprometido com você não por uma mera obrigação, mas porque te ama e por isso não te abandona.

b) Claramente a intenção de Deus foi nos mandar uma mensagem, como se estivesse nos dizendo : Ei, fique tranquilo meu compromisso com você não termina quando você morre! Não existem muitas ressurreições mostradas na Bíblia, ao todo são 10 se contarmos os mortos que ressuscitaram durante a morte de Jesus naquela sexta feira como 1 (Mt 27:50-53). Fato é que nenhuma se assemelha esta, em todas as outras nove Deus usou como instrumento para ressuscitar um morto alguém que estava vivo, mas aqui neste texto Deus usou os ossos de alguém que já estava morto. Isso aponta sem dúvida para Quem FAZ, não há sombra de dúvidas da identidade de Quem realizou o milagre. Também percebemos que a carne pode ser um fator complicador na hora de darmos o crédito a Quem por direito realiza o milagre, muitas pessoas motivadas pela sua carne se sentem poderosas por um milagre que não foi ela quem fez mas sim Deus através dela, a carne é superficial e se inclina a superficial idéia de que somos Deus ou capazes de fazermos coisas que só Ele pode fazer, mas esse milagre separa a água do óleo e mostra quem realmente merece a glória, quando a carne está ausente os ossos contam a verdade e denunciam Quem está ali comprometido para além do fim.


1.2) Quando uma Aliança fica pesada

Percebemos quando uma Aliança fica pesada e se torna um fardo quando ao longo do tempo, dúvidas sobre ela vão surgindo por causa do desgaste causado pela sustentação da Aliança ser apenas a Obrigação. A Obrigação não exige sentimento, coração, amor, vida, ela é fria calculista e firmada em um forte senso de justiça. A Obrigação só é ruim quando está sozinha, assim como um pássaro precisa de duas asas para voar a Obrigação precisa do tempero do Comprometimento para ter sabor e ser saudável ao cotidiano. Quando uma Aliança possui além da Obrigação o Comprometimento ela passa a ser para Sempre !

Esse é o ponto fulcral entre Deus e o homem, Deus não quer você apenas aqui na Terra, Ele quer estar com você pela Eternidade por isso sua Aliança é Eterna.

Hebreus 13:20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da Aliança Eterna tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas,

21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

O Comprometimento de Deus para conosco torna a nossa Aliança com Ele tão leve, tão prazerosa, tão salutar, que os efeitos temporais não há podem corroer. Passe o tempo que passar sempre Ele estará conosco cumprindo suas promessas e nós as nossas, cada célula do nosso corpo cada pedacinho de nós cada grãozinho de pó do qual somos feitos está debaixo do Compromisso de Deus conosco.

Um exemplo de Aliança pesada foi a realizada entre Josué e os Gibeonitas, ao final do desfecho do episódio onde Josué quase sem vontade foi em socorro a cidade de Gibeão ( Js 09:19-23 ) O escritor do texto que foi o próprio Josué não esconde o profundo pesar que era estar com os Gibeonitas, e que apesar de cumprir com suas obrigações propostas na Aliança não deixou de amaldiçoa-los, e puni-los com tarefas que os manteriam ocupados e longe dele.

Aprenda a caminhar comprometido e não apenas obrigado.

Outro exemplo muito interessante sobre Aliança pesada, apenas pautada na Obrigação acontece no relacionamento entre o pastor e a ovelha. Quando Pastores pastoreiam pessoas tanto um como o outro precisam caminhar não apenas por obrigação mas também por comprometimento, em 1ª Pedro 05:01-04 o Apóstolo vai elencar algumas coisas que o não podem habitar o coração do pastor durante o apascentar do rebanho e uma delas dispostas ali é : Não por força mas espontaneamente segundo a Vontade de Deus.

O que ele quis dizer com isso? Ele está dizendo que nenhum pastor pode pastorear segundo a Vontade de Deus se estiver pastoreando apenas por Obrigação, ele precisa ter no seu coração o comprometimento para que a motivação seja aceita por Deus, as vezes começamos nos ossos e terminamos na carne como já vi muitas vezes, mas lembre-se de Eliseu até seus ossos estavam com a Presença.

Da mesma forma o discípulo precisa também caminhar em Comprometimento e não apenas em Obrigação, tudo que ele é precisa ser entregue no altar, lembre-se até os ossos. As vezes quando um pastor está comprometido até os ossos mas o discípulo está apenas até a carne, o pastor sofre como Deus sofreu com Adão no jardim : “ Onde você está? ”

Essa dificuldade pode trazer sérios problemas espirituais ao discípulo veja :

Heb 13:17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

2.0) Até quando Deus pode usar você?

As pessoas limitam Deus e seu agir quando pensam que a sepultura é o limite do agir de Deus por nós. Observe quantas pessoas que já morreram e que até hoje são usadas por Deus para nos abençoar, o que você sente quando houve um testemunho de alguém que já se foi mas que ao ouvir sua história com Deus você fica motivado a ir além, a continuar, e até a ser impedido de fazer coisas erradas. Veja o quando você é abençoada através de um livro que alguém escreveu mas que já não está mais aqui porém o Espírito que o inspirou ainda está, são ossos que estão sendo usados para dar vida a todos nós.

Um exemplo Biblico muito assertivo sobre isso são os ossos de José. Quando José filho de Jacó estava para morrer ele deu uma ordem que ninguém mais deu em toda a Biblia : “ Levem meus ossos com vocês”. Porque ele fez isso? Qual era a sua intenção, afinal parecia não importar mais pois ele já estaria morto, porque ele fez isso? ( Gn 50:24 / Ex 13:19 / Josué 24:32 / Hb 11:22 ).

José conseguiu fazer com que depois de 400 anos o povo de Israel fica-se por 40 anos no deserto perigoso e cheio de desafios ficassem comprometidos com seus ossos.

Imagine quantas vezes eles pensaram em desistir, quantas vezes quiseram voltar para o Egito, porém pelo menos duas tribos Manassés e Efraim ( que eram filhos de José Gn 41:50-52) não podiam voltar, eles tinham que cumprir uma promessa eles estavam comprometidos, comprometidos até os ossos em levar os ossos de José até a terra prometida ,inclusive o próprio Josué que era da tribo de Efraim ( Nm 13:16 ).

Você já parou para pensar que durante os 40 anos no deserto eles reclamaram, da falta de água, da falta de carne, reclamaram do maná, reclamaram até mesmo de Moisés e de Deus, a ponto de Deus sugerir a destruição de todos eles (Ex 32:09-10), porém em nenhum momento eles reclamaram de ter que carregar os ossos de José. Não era um fardo, não era uma obrigação, era um Compromisso de Honra, eles estavam comprometidos até os ossos.

Assim como Deus usou os Ossos Eliseu para ressuscitar um homem, os ossos de José eram usados diariamente a todo o instante para ressuscitar no coração de mais de 2 milhões de pessoas a vontade de deixar o Egito para trás e enfim entrar na Terra dos Comprometidos.

2.1) O Osso de Adão

Gn 01:23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

A maneira como Adão em sua perfeição se expressou declara um detalhe muito importante, ele mostra a perspectiva pela qual enxergava a experiencia que ele havia tido ao ser submetido a primeira cirurgia em toda a história da humanidade na qual havia como resultado o nascimento de outro alguém. E ele escolhe a perspectiva DE DENTRO PARA FORA ele aponta a primícia do momento aquilo que é a origem, ou seja o começo da mulher, a mulher não começa na carne mas sim no OSSO. A ordem na escolha das palavras descreve exatamente o que realmente ali houve, Deus não constrói a mulher a partir da carne mas a partir do OSSO, e para além do posicionamento do OSSO da costela, que significa o meio do homem para que ela não esteja nem acima nem a baixo mas no meio e ao lado para o ajudar, vemos também a substância ou seja o OSSO da proteção dos órgãos vitais, a costela.

A mulher é forte como o OSSO de Adão, ela faz parte da estrutura do homem, da região onde Deus tem o mais profundo comprometimento com o Homem, a mulher é feita do começo da origem da profundidade do lugar onde Deus e o homem se encontram, e apartir de então ela passa a fazer parte deste encontro.


2.2) Os Ossos de Davi (Sl 139:14-17)

Davi neste texto vai falar de algo muito intimo e profundo do seu corpo, uma experiencia extraordinária que ele sabia em detalhes que havia acontecido com ele, essas informações haviam sido reveladas a sua alma como ele mesmo diz no verso14 “e a minha alma o sabe muito bem”.

Ele fala que Deus estava lá quando ainda no oculto ele foi formado, ou seja, esse encontra remonta o encontro do pai e da mãe em sua coabitação, ele está falando do momento em que Deus o estava construindo e ele fala do que Deus fez primeiro, podemos notar que ele diz que seus ossos não foram encobertos diante de Deus podemos ver através disso que antes da carne vieram os ossos. A ênfase da descrição não está na carne mas sim nos ossos, na estrutura, naquilo onde se apoia o relacionamento entre Deus e o Homem físico, imagine como deve ter sido para Davi ter essa revelação desse encontro e desse momento, ele descreve isso dizendo que : “De um modo tão admirável e Maravilhoso fui formado”.

Isso mostra a importância dada por Deus aos ossos, e é claro isso não é sem propósito, pois mostra simbolicamente até onde Deus quer estar, até onde onde ele quer ir em você, até os ossos. Quando a Biblia menciona a carne ela fala da luta entre ela e o espiritual ( Gl 05:16-17 ) mas quando ela fala dos ossos ela estã falando de começo, origem, primicia, fundamento, força, estrutura, vida, lugar de intimidade, lugar de encontro.

Davi era um Homem Comprometido até os Ossos.

2.3) Os Ossos Secos da Visão de Ezequiel ( Ez 37:04-13 )

Eis aqui um texto profético extremamente rico sobre os ossos e toda a simbologia que ele representa, logo não haveria papel e tinta suficiente para esgotar esta revelação que já a muito extrapolou ao profeta Ezequiel e vem ganhando corpo em tantos pregadores tanto dos nossos dias como de anteriores por isso vou pinçar apenas 4 pontos que me chamam muito a atenção.

a) Ele não profetizou a carne, mas aos ossos.

b) Mesmo seco o osso pode ser alvo de uma profecia de Deus

c) Deus restaurou a unidade dos ossos.

c) Mais uma vez tudo começa nos ossos, e eles deixaram de estar secos.

a) Vemos aqui Deus dando a ordem para que a profecia fosse dirigida a Origem, ao Começo, a estrutura, a intimidade do Homem. O que mostra até onde Deus quer chegar em nós, quando Deus chega aos ossos de um Homem e ultrapassa a barreira da carne, nada impede tal homem de ser usado por Deus em toda a sua Obra.

b) Existem muitas pessoas se sentindo mortas, secas, sem espírito, sem vida, e o discurso do inferno para elas é : Você não tem mais chance, não tem mais jeito, não vai conseguir, desista. Mas aqui vemos que o inferno está mentindo, o Senhor ainda pode usar poderosamente você, Ele pode trazer vida novamente a você e pode se comprometer com você e você com Ele, basta apenas um ordem Dele, e uma resposta sua.

c) Saindo do contexto indivíduo e entrando no contexto Igreja, você é um osso no corpo de Cristo que sozinho não pode cumprir o proposito geral. Assim como um único osso  não pode fazer o corpo chegar onde precisa, você também não pode fazer a Igreja chegar onde precisa sozinho. Veja : Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso.

d) É inegável a mudança no estado dos ossos após o seu encontro com o profeta e a profecia, Ossos de pessoas vivas em Jesus são muito diferentes de Ossos de pessoas que andam por aí simplesmente. Perceba a ordem em que as coisas acontecem, é do Osso para a carne e não da carne para o Osso, é de dentro para fora e não de fora para dentro, é do Compromisso para a Obrigação e não da Obrigação para o Compromisso. Precisamos entender que estar Comprometido até os Ossos com Deus e sua Obra não é uma questão de opção mas sim uma questão de Sobrevivência, tanto espiritual como física.

Como estão seus ossos agora nesse momento? Sem vida e querendo reviver? Sem compromisso e querendo se comprometer? Se sim, profetize agora a seus próprios Ossos a mesma coisa que Ezequiel profetizou: Ez 37:4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. ( E deixe o Espirito Santo entrar )

2.4 ) Os Ossos mais importantes do Universo

Sl 34:19:20 / Joao 19:33-36 / Nm 09:12

Os ossos de Jesus sem dúvida são os mais importantes do Universo, e nos revelam o nível de compromisso Deus teve com a Humanidade, ao manter a integridade dos ossos de Jesus mesmo ao logo de todo o sofrimento na Cruz.

Isso mostra que o pecado, a dor, o sofrimento, e até mesmo a morte não passaram da carne do Messias. Nada desse mundo conseguiu mudar a sua origem, o seu começo, a sua estrutura, as vezes vemos pessoas mudando fácil demais de sua origem, vemos pessoas sendo atingidas demais em sua estrutura e fragilizando a si mesmos aceitando o discurso do Mundo e do Diabo onde seus ossos representam a morte ou a fragilidade, uma geração que é facilmente atingida nos ossos, mas Olhe para Jesus : SEUS OSSOS FICARAM INTACTOS Deus tem compromisso com seus ossos, comprometa seus ossos ao Senhor também, diga ao Fraco : Seja forte ! Diga a você mesmo, naõ importa o que aconteça comigo na Cruz, eu não serei quebrado ! Não serei destruído ! Enquanto você estiver comprometido até os Ossos Deus garantirá ali VIDA PARA VOCÊ E PARA QUEM TOCAR EM VOCÊ.

Que o Senhor te abençoe e te guarde, te fazendo prosperar fortemente em tudo em o Nome de Jesus ! Amém !

Ap. Emerson Casburgo

04-06-2024


Twitter