A IMPARÁVEL OBRA DO ESPIRITO SANTO 08-05-2024

A IMPARÁVEL OBRA DO ESPIRITO SANTO

Em atos 1;8 JESUS diz que ao descer sobre nós o ESPIRITO SANTO nós poderíamos e seriamos testemunhas por todo o mundo. O ESPIRITO SANTO tem participado da criação em todo tempo não como testemunha mas como atuante, vejamos quando DEUS diz façamos o homem, Ele não disse farei o homem, Ele disse ´´façamos o homem´´, ou seja na criação os três estavam trabalhando juntos, observe que em gênesis quando tudo era sem forma e vazio e o ESPIRITO DE DEUS pairava sobre as aguas. Na Formação do homem Ele também estava lá, façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança.Na arca os animais foram atraídosa ela, quem os conduziu ?

Nós também podemos perceber sua operação através da vida dos patriarcas, pois Ele protegeu os patriarcas e suas famílias e os abençoou materialmente. Todo o tipo de dificuldade e situações impossíveis cercaram a família escolhida, tentando frustrar e parar onde possível o comprimento das promessas de DEUS a Abraão, porem o ESPIRITO DE DEUS resolveu de maneira sobrenatural cada um destes desafios.

Vemos em: Gn 41:38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?

Até mesmo Faraó percebeu o ESPIRITO DE DEUS em José, isso mostra a importante atuação Daquele que ainda não havia sido derramado, mas que já estava atuando como gotas antes da Chuva que haveria de descer definitivamente naquilo que chamamos de Dia de Pentecoste.

Na vida de Moises se percebe o agir do ESPIRITO DE DEUS quando o povo era conduzido pelo deserto por meio de uma nuvem que os acompanhava de dia, e a noite uma coluna de fogo, Moisés permitia-se ser guiado por Ele, pois mesmo sendo o Líder e podendo tomar a decisão de por onde e quando ir no Deserto, Ele decide obedecer a Nuvem e a Coluna de fogo, seguimos o Espírito Santo não apenas quando fazemos mas também quando não fazemos e damos assim a Ele a oportunidade de fazer.

Na  vida de Moisés pode-se perceber claramente que o Espirito de Deus estava com ele, e na vida de Bezalel da mesma forma pois ele só foi capaz de construir o Tabernáculo porque foi cheio do Espírito de Deus, Ex 35:30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,31 e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,32 para inventar obras artísticas, para trabalhar em ouro, em prata e em bronze,33 em lavramento de pedras para engastar, em entalhadura de madeira, enfim, para trabalhar em toda obra fina.

Temos a participação do ESPIRITO DE DEUS em toda a Bíblia mostrando que Ele sempre esteve presente nas manifestações do poder de Deus, pois Ele é Deus. No Novo Testamento isto se torna mais explicito tanto no Batismo de Jesus ( Em forma de uma pomba ) como na vida dos Apóstolos ( No dia de Pentecoste ).

A presença do Espírito Santo em nossos dias é fundamental, pois sem Ele o homem nunca seria convencido do pecado, da justiça, e do juízo ( Jo 16:07-15 ), também sem Ele entraríamos em um circulo vicioso de tristeza pois não haveria como consolar a Igreja sobre o sentimento de solidão no mundo ( Jo 14:16-17). A força que vem de Deus para que possamos caminhar nesses dias tenebrosos chega até nós por meio do Espírito Santo ( At 01:8 / Lc 24:49 / Rm 08:26-27 ), é Ele, o Espírito Santo que nos ajuda a vencer o inimigo dentro de nós mesmos produzindo em nós Fruto do Espírito ( Gl 05:16-26 ). Sem o Espírito Santo o Cristão morre espiritualmente assim como um sedento morre com a falta de água.

Para concluir deixarei aqui um trecho do Livro : Manual sobre o ESPIRITO DE DEUS, do Dr Mike Murdok pg 177. Onde ele trata sobre 08 fatos que entristecem o Espírito Santo e ofendem, tenha isso por regra em sua vida procure não ofender o Espírito de Deus, Ele é uma pessoa e ama você e quer se relacionar com você a ponto de viver em você para sempre.


Oito Fatos sobre a ofensa ao Espírito Santo:

1 – Se ignorarmos as palavras do Espírito todos os dias nós o ofenderemos.

2 Tm 02:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

( Leia a Bíblia todos os dias )

2- Conversas inúteis e impróprias o entristecem

2 Tm 02:16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior,

17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto.

3- A resistência continua ao Espírito pode fazer com Ele se torne nosso inimigo.

Atos 07: 51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.

4- Se ignorarmos as advertências do Espírito Santo, não haverá mais qualquer fonte de ajuda.

Hb 10: 26 Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,27 mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.

(Lembre-se que é Ele que nos convence do pecado)

5- Uma atitude desdenhosa e desprezível ao frequentar a casa de Deus ofende ao Espírito Santo.

Hb 10: 25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

6- Desenvolver relacionamento com pessoas rebeldes a verdade ofende Espírito Santo.

Ef 5:11 e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;

7- Qualquer palavra que não edifique e não fortaleça os outros podem ofender o Espírito Santo.

Ef 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouve.

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.

32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

8- Permitir que os outros nos enganem com erros e falsidades deixam os Espirito Santo furioso.

Ef 5: 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

7 Portanto não sejais participantes com eles.

Presbítero Fábio Melge

Twitter