OLHAR UNGIDO 03-04-2024

OLHAR UNGIDO

(JOÃO 4:02 – 30).

INTRODUÇÃO

A palavra “olhar”, no verbo transitivo indireto segundo o dicionário online de português, traz um entendimento relevante do comportamento do olhar; “o olhar pelos desfavorecidos”. Com nossos olhos metaforicamente lemos muitas situações no cotidiano; atualmente se olha muitos desfavorecidos em várias áreas da vida como, social, econômica, cultural, intelectual, ainda que não o suficiente, mas há alguns avanços nos últimos anos.

Essa expressão, olhar pelos desfavorecidos, sugere uma reflexão no comportamento do olhar que os discípulos do Messias devem ter pelo próximo. No evangelho do apóstolo João 4.2 ao 30, que narra o encontro da mulher samaritana com o Messias, (Messias, no hebraico significa, “Ungido”.), esse encontro, ensina como se deve olhar para o próximo em uma situação de desfavorecimento.

No texto o apóstolo João revela o conhecimento da mulher samaritana sobre o Messias, pois uma frase emblemática do filósofo Sócrates explica essa situação; “só sei que nada sei”, que significa o reconhecimento da própria ignorância, esse fato se intensificava pela falta de discípulos que queiram revelar as Escrituras pelo Espírito. O Senhor chama atenção no livro do profeta Isaías, como seria desafiador cumprir essa missão, disse: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Isaías 5.8 – ARA.

No livro de Atos 8.30,31, também revela os desafios de achar discípulos. A obra de Deus, em pleno vigor, nas palavras do Eunuco Etíope, mostra que, na demanda da obra, havia poucos discípulos para revelar o conhecimento das Escrituras; disse o Eunuco para Filipe: Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? Atos 08:26-40 -ARA

A passagem da mulher samaritana, se equipara a do Eunuco Etíope. (Como poderei entender, se alguém não me explicar?). Significa, que há falta de discípulos disponíveis para a missão, pois O Espírito Santo teve que enviar as expressas Filipe no caminho para alcançar o Eunuco para não perder a oportunidade de ganhar aquela alma.

Por anos a mulher samaritana pensou que detinha o conhecimento do surgimento do Messias, mas; não sabia como era, de onde vinha, como iria aparecer, mas quando o encontrou, esse conhecimento não identificou.

Quantos hoje encontram-se como no início da mulher samaritana, e do Eunuco Etíope, com o conhecimento travado na superficialidade da religião. Quando o Senhor disse: Eu o Sou, eu que falo contigo. (João 4.26 ACF / ARA / KJ Fiel 1611), o que mulher samaritana fez? Na continuação do texto, trouxe seus compatriotas para ouvi-lo. E o Eunuco Etíope? Foi batizado por Filipe. Hoje à Etiópia é o único estado soberano cristão na África.

Os olhos daqueles que seguem o Messias, foram ungidos pelo Senhor, para destravar a revelação de salvação sobre a vida dos muitos desfavorecido que existem em nosso tempo.

O olhar dos discípulos, precisa ser messiânico, ou seja, “olhar ungido”, para salvar o próximo. No olhar do Senhor Jesus para samaritana, não havia indiferença nem segregação ou preconceito, e sim SALVAÇÃO.

“QUANDO OLHAR DO MESSIAS, ENCONTROU-SE COM O OLHAR DA MULHER SAMARITANA; A SAMARITANA TROUXE OS SAMARITANOS - JOÃO 4.28,29”.

O Evangelho segundo João 4: 01 ao 30. (Bíblia de estudo MacArthur – ARA)

1) “DESVIANDO DE CONFLITOS DESNECESSÁRIOS”. (João 4:1,2,3).

Estar atento as informações ao seu redor, é de suma importância para obra de Deus pois, evitar conflitos desnecessários que podem neutralizar ou até matar a obra de Deus em alguns territórios, é inteligente espiritualmente. Quando o Senhor Jesus soube que os fariseus ouviram sobre o trabalho que realizavam, de batizar discípulos mais que João, entendeu que, se os fariseus fossem ter com Ele naquele momento, atrapalharia sua missão, então retirou-se para outro lugar para não prejudicar a obra de Deus

Os discípulos serão remanejados de lugares pelo do Espírito Santo sempre que possível.

 

2) “GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO”. (João 4:4,5,6).

A missão do Senhor Jesus, era ser o messias. No livro de Lucas o Senhor disse em uma sinagoga em Nazaré: Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. (Lucas 4:17- 21).

Atravessar a província de Samaria, parar em uma cidade samaritana, onde ali estava o poço de Jacó (Gn.33:19/48:22), revela que Jesus cumpriu a Escritura, era guiado pelo Espírito para lugares com propósito de salvação.

 

3) “NECESSIDADE DE UMA TRANSFORMAÇÃO ESPIRITUAL”. (João 4:7-15).

 

O diálogo metafórico do Senhor Jesus com a mulher samaritana, usando a expressão, “Dá-me de beber”; (Para um homem judeu dirigir a palavra a uma mulher em público, e ainda mais pedir água para ela, que era samaritana , significava quebra rígida de um costume social -Com. Bíblia de estudo MacArthur), mostra o desafio que o Senhor teve que enfrentar para transformação espiritual de uma vida.

O Senhor Jesus conhecia a mulher samaritana, sabia do conhecimento que detinha sobre o Cristo, mas tudo era superficial. No auge do diálogo o Senhor faz uma pergunta de conhecimento profético, disse: “Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (versículo 10). Essa expressão, “água viva”, se refere a momentos importante do relacionamento de Deus com seu povo:

Jeremias 2.13, “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”

Isaías 12.3, “Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação”.

Isaías 44.3, “Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a tua seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;”.

Ezequiel 36.25, “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados;”.

Zacarias 14.8, “Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém água vivas, metade delas para ao mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inferno, sucederá isto.”.

Olhar ungido do Senhor Jesus, fazendo uma varredura espiritual no interior da mulher samaritana, usando a necessidade física de água para beber, revela a falta da transformação espiritual que precisava acontecer em sua vida. Sua vida espiritual estava, a quem.

Como sabemos se estamos ou não bebendo a água errada? Quando descobrimos que estamos procurando no lugar errado, (Poço de Jacó), “Cisternas rota, que não retêm água”, o lugar certo é o, “Manancial de águas vivas” (A salvação vem dos judeus); esse é o lugar certo para se beber água viva.

 

4) “VERDADE QUE LIBERTA”. (João 4.16,17,18).

(A expressão “a verdade nua e crua” é frequentemente usada para descrever situações ou conversas que são de uma honestidade brutal. Enquanto algumas pessoas podem evitar esse tipo de honestidade, outras acham isso revigorante.  Em um mundo com mentiras açucaras, a verdade nua e crua, pode ser uma lufada de ar fresco) – (Referência - GOOGLE).

Essa verdade nua e crua, vemos na continuação do diálogo do Senhor Jesus com a mulher samaritana, é a revelação pessoal da vida de podridão que viva. A verdade de Jesus a despiu interiormente, deixando-a em um alto nível de constrangimento; fazendo lembrar de Adão e Eva depois de comerem o fruto proibido. Ficaram com vergonha, pois estavam nus diante do Senhor. Mas a mulher samaritana continuou com a verdade do Senhor Jesus. Essa verdade desfez a mentira, trazendo esperança de uma nova vida para mulher samaritana. Disse: Não tenho marido. (versículo 17).

Isso trouxe a libertação que mulher samaritana necessitava para começar a sentir o gosto da água viva.

5) “ADORAÇÃO INTELIGENTE”. (João 4.19 ao 24).

O reconhecimento da mulher samaritana, “Senhor, vejo que és profeta – João 4.19”, trouxe a revelação da “Adoração inteligente”; para a mulher samaritana Jesus revela a “Adoração que alegra o ABBA-PAI”.

1. O princípio da adoração está em Jerusalém. (É o marco zero);

2. A adoração ao Eterno alcançará o mundo;

3. A adoração tem um ventre de existência;

4. O propósito da adoração é alcançar os que querem viver pelo Espírito,

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (vers. 24).

6) “A REVELAÇÃO ANIQUILA A DÚVIDA”. (João 4.25 ao 30).

 

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. (Hebreus 11.1)

Quando você é ensinado sobre alguém em sua vida inteira, e em um piscar de olhos esse alguém está diante de você; o que você faz? Por mais que, o conhecimento da mulher samaritana fosse, “eu sei que nada sei”, sobre o Messias, sua fé era inabalável sobre o que está para acontecer, pois disse: “Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado o Cristo;”. (vers. 25).

Para uma mulher que estava diante do Senhor, com um olhar desfavorecido, cheio de incertezas, sem perspectiva de mudança, somente, eu ouvi dizer que o Messias vem; depois que o Senhor disse: “Eu o sou, eu que falo contigo”, (versículo – 26), o olhar ungido do Senhor, transferiu a visão para mulher samaritana que, sem mais pergunta, foi de encontro com seus compatriotas anunciando do Messias; essa é revelação que a igreja precisa ter nesses dias. Precisa-se aniquilar a dúvida, e revigorar a revelação do Messias.

 

Conclusão:

O impacto que o Senhor gerou naquela mulher, liberou um despertamento fenomenal que alcançou pessoas impossíveis na realidade daqueles dias. (Quanto a mulher, deixou seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: - versículo 28); como esses homens há ouviram? Deixaram seus a fazeres e foram seguindo uma mulher de má fama? A melhor unção foi a Palavra do Messias, o Espírito do Messias foi transferido por intermédio da Palavra, e foi sem Jesus mandar, e anunciou o Messias trazendo salvação para todos.

Essa unção está em todos que se encontraram com o Messias. Disse: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, Mateus 28:19! “O SENHOR UNGIU NOSSO OLHAR”!

Twitter