O RUGIR DO LEÃO 06-03-2024

O RUGIR DO LEÃO

Gênesis 49:8-10

? Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.

? Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?

¹? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.

O capitulo 49 narra as bençãos de Jacó aos seus filhos antes de morrer, ele deixa claro que não somente seria uma benção paterna mas principalmente uma profecia, ´´anunciar-vos-ei o que de vos há de acontecer``.

O foco deste rhema está na palavra proferida á Judá, o quarto filho de Jacó, mas que recebeu o direito a Primogenitura, que incluía o direito e dever de cuidar da família e uma porção dobrada dos bens de seu pai quando este morresse. Dentro deste direito Judá e seus descendentes recebem também a profecia de que o Cetro, ou seja, o governo nãos se afastaria deles até que venha Siló ( Siloh=Descanso - Shiló uma antiga tradução aramaica significa até que o Messias venha).

Esta parte refere-se ao Messias, que descenderia de Judá.

Em Ap 5:5 confirma-se esta profecia. ´´ E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.``

A realeza do AT atingiu seu auge com reinado de Davi e seus descendentes, mas a promessa de realeza não começou com Davi, o Senhor prometeu a Abraão que “reis procederão de ti” (Gn 17.6), e depois ao próprio Jacó (Gn 35.11).

- Planos frustrados (Gn 38)

Judá casou-se com a filha de Suá, e teve três filhos: Er, Onã e Selá,

Conforme o costume da época, Judá providenciou uma esposa para seu filho Er, cujo nome era Tamar. Mas Er era um homem perverso e o Senhor o matou. Er morreu sem gerar filhos, então seu irmão Onã precisou se casar com Tamar de acordo com Lei do Levirato. Onã deveria gerar descendência ao seu irmão, mas ele também agiu de forma perversa e evitou ter filhos com Tamar. O castigo de Deus veio sobre ele, e Onã também morreu sem gerar filhos.

Judá então promete à Tamar que quando seu último filho crescesse o daria para que nele a sua descendência continuasse, mas Judá não cumpriu sua promessa. Vemos aqui um complô a fim de que descendência de Judá fosse interrompida. Mas havia uma Profecia e um plano Divino e todas as ações contrarias foram frustradas. Tamar tece um plano a fim de gerar filhos de Judá que cai neste plano gerando Perez (aquele que rompe) e Zerah. Vemos que ainda que tudo pareça estar perdido Deus sempre está no controle, mesmo no improvável Ele cumpriu aquilo que projetou. Peres então dá continuidade a descendência do Grande Rei dos reis Yeshua Hamashia.

A verdade é que as trevas tentavam impedir o Plano Divino de Salvação e também Governo Eterno, pois era de Judá descenderia o Leão para destruir o inimigo e se assentar Majestoso no Trono Celestial. É assim foi!

- O Leão da Tribo de Judá

O Leão é um animal extremamente forte e corajoso ( Pv 30:30 O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada)

Quando ele alcança sua presa a subjuga agarrando o pescoço e não solta até que ele esteja morto. Após isso ele se assenta e degusta seu alimento e ninguém tem coragem de interromper.(Gn 49: ? a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; ? Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?)

A comunicação entre os leões é feita através de rugidos, ela é a própria voz do Leão, eles servem para a alertar e demarcar o território ocupado. O rugido pode ser ouvido em até 9 km de distância, sendo assim seus inimigos devem manter distância considerável do seu território. ( Os 11:10 Andarão após o Senhor; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão)

Entre tantas características e costumes interessantes do Leão decidi apontar essas que me atraem mais, elas denotam o quão extraordinário é este animal, não é à toa que é considerável Rei do reino animal, e é obvio que este titulo vem retratando o Reino Espiritual.

Por diversas vezes a bíblia se refere a Jesus como o Leão, e apocalipse confirma que Ele é o Leão profetizado por Jacó, o Leão que venceu.

Mas o que Ele venceu?

Normalmente um leão morre ferido por outro leão na expectativa de lhe tomar o trono, ele defende seu grupo com a própria vida.

Quando falamos de Pascoa imediatamente nos vem à mente a morte de Jesus, e este foi sim um momento de batalha por um Trono, por um povo.

Ao refletirmos sobre esta batalha podemos ver estas características do leão acima citadas manifesta em Jesus. Sua coragem e força para enfrentar aquela Cruz jamais foi vista, ainda que Ele mesmo sabia o que enfrentaria, não retrocedeu, colocou o inimigo sob seu jugo, e no fim de tudo bradou como um Leão ´´ Está consumado`` (ação realizada no passado com efeito constante)

Toda a Terra ouviu seu Rugi do naquela Cruz, então o Rugir tornou-se ainda mais forte, pois Ele venceu a morte e ressuscitou, e ainda hoje os quatro cantos da Terra podem ouvir.

A sua voz e poderosa e ecoa trazendo pavor aos seus inimigos, e alentando os seus protegidos. Pv19:12 Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.

Ainda que enxerguemos as investidas do predador ele não pode se aproximar pois somos guardados por aquele que venceu todos os seus inimigos.

O Seu Rugir é uma estratégia de defesa que ecoa todos os dias nas nossas vidas, é como um alerta que nos motiva a aguardar pela sua volta. Em todo o tempo seu Rugir é ouvido por aqueles que O temem, ao ler as escrituras, ao orar, quando cartamos um louvor, quando passamos por uma batalha e vencemos, quando participamos da Ceia. Tudo o que vivemos como Igreja, remete ao seu ´´Está consumado``. E assim como para nós seu ecoar é constante, ao inferno também.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz a Igreja!

Apa Marcilene de Oliveira Casburgo

Twitter