Obedecendo a Voz do Espírito de Deus 07-02-2024

 

Obedecendo a Voz do Espírito de Deus

1 Samuel 09:01-27 e 10:01-27

Introdução:

Precisamos constantemente reafirmar algo que parece simples e normal, ou pelo menos deveria ser a todo o Cristão, que é o fato indiscutível de que os Espíritos falam! Sejam eles: Os nossos, os das trevas, os anjos, ou O Espírito Santo.

Todo o ser humano em algum momento de sua existência, há de se deparar com uma situação onde ouvirá a voz de um espírito, dado o volume de informações no mundo espiritual que existe hoje, que é enormemente maior do que estamos acostumados a ver no mundo físico, pois afinal o mundo físico é uma reação um produto do mundo espiritual e de tudo que lá acontece, observe como Moisés tinha de seguir o modelo já existente no mundo espiritual, e o tabernáculo feito na terra que a mim e a você parece muito real, na verdade é apenas uma sombra de um já existente e original que está no mundo espiritual, mais precisamente no Céu. (Ex 26:30, Hebreus 08:05, At 07:44).

Isso está expresso claramente por Jesus na frase: “Assim na Terra, COMO É NO CÉU!”

Estamos vivendo aqui neste mundo aquilo que já existe no mundo espiritual, só que nem todos discernem isso e para complicar ainda mais lá é o original e aqui é a cópia. (Hebreus 09:11-28) Ênfase no v24.

É claro que por causa do pecado que há aqui e não há lá, muitas coisas estão deformadas e quando comparadas ao original existem é claro muitas diferenças, mas os princípios existenciais se mantêm.

O mundo espiritual está tentando se comunicar conosco mais do que imaginamos, porém, as distrações deste mundo, e os barulhos produzidos pelos espíritos das trevas para nos confundir acaba por causar muito ruído que atrapalha tal comunicação, ou seja há uma guerra de informação e Satanás tenta de toda a maneira impedir, atrasar ou confundir o que Deus diz realizando na linguagem militar a contra – informação, vale a pena ver isso em Daniel 10:11-15.

Quero deixar bem claro que : A comunicação a qual me refiro é aquela onde o espirito de pessoas vivas comunicam-se (Sim, somos compostos de espirito, alma e corpo, e o nosso espírito se comunica, veja: Rm 08:16 / 1 Cor 02:09-16) seja com o Espírito Santo, ou com anjos ou com Demônios, ressaltando que nunca com o espírito de pessoas mortas, afinal a Bíblia veda tal prática, pois ela não faz sentido uma vez que o espírito do homem retorna a Deus que o deu : Eclesiastes 12:7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

Logo a comunicação com espíritos mortos, não é possível, o que ocorre na verdade com relação a suposta comunicação com mortos é na verdade a comunicação com demônios que se passam pelos mortos como vemos no caso de 1 Sm 28:01-26. Ver também Lv 19:31 / Dt 18:09-13 / Lc 16:19-31.

Superado isso nos debruçamos ao fato de que o Espírito de Deus fala conosco, mas agora precisamos entender como isso ocorre, quando e onde ocorre, porque ocorre.

Devemos entender que falar com o Espírito Santo pode não ser as vezes como achamos que deveria ser, as pessoas criam uma expectativa onde o Espírito Santo vai falar ao seu ouvido de forma como falamos com outra pessoa, mas apesar de isso ser possível e vermos na Bíblia vários casos assim, o Espírito nem sempre fala conosco assim, ele pode usar pessoas, símbolos, natureza, a Bíblia, situações, dificuldades, e muitas outras coisas que nem esteve em nossa mente até hoje, afinal Ele é Deus e não tem limites. Por isso precisamos estar de mente e corações bem abertos para o seu falar, e o que é também muito importante e do qual depende nosso sucesso: Estar prontos a obedecer o que Ele mandar. Lembre-se quando você o chama você escolhe como falar com Ele, mas quando Ele te chama Ele escolhe o modo e intensidade da conversa.

Uma vez que a identificação da voz do Espirito de Deus e acusar o recebimento da mensagem passada por Ele seja por qualquer veículo que Ele use seja discernido por nós, cabe a nós então tomar a decisão de obedecer ou não a sua voz. E é aqui que nossa responsabilidade aumenta, e muitos perdem a oportunidade de serem abençoados e prosperar ou ser curados e ter sua vida mudada para sempre, porque decidiram não obedecer.

Obedecer a voz do Espírito não é tão fácil como parece, pois as vezes o que ele ordena é algo difícil demais e que nos faz parecer pequenos, mas isso é planejado por Deus para que andemos Nele e não firmados em nós mesmos, assim nos damos conta de quanto somos dependentes e sem Ele nada podemos fazer ( Jo 15:05 ), mas como descobriremos nosso potencial Nele se não obedecermos a vós do Espírito de Deus? O Espírito Santo é o responsável por nos convencer do pecado ( Jo 16:08 ), mas se não o ouvirmos, ou não o obedecermos, como seremos convencidos? Nesses dias tenebrosos não é seguro andar afastado do Espírito de Deus, por isso ouça-o e obedeça-o e você irá prosperar.

O que o Pai projetou para nós, o Filho cumpriu e realizou em nosso favor, e agora o Espírito o comunica e transmite a nós. Portanto, quando descobrimos algo novo que o Senhor Jesus alcançou para nós na

Sua Cruz, devemos tomar atitude firme de sujeição e obediência ao Espírito Santo, e assim estará aberto o caminho pelo qual Ele possa concretizar isto em nossa experiência, transmitindo-o a nós. É este o Seu

ministério, é com este propósito que veio para fazer com que tudo quanto é nosso em Cristo venha a ser uma realidade em nossa vida. Pg117 A Vida Cristã Normal Watchman Nee

1.1 ) Podemos notar na Vida de Saul a luta entre a obediência ao Espírito de Deus e a desobediência, a carne nem sempre se apresenta como forte as vezes ela sucumbe aos sentimentos desequilibrados da alma e juntos alma e corpo combatem o nosso espírito quando querem obedecer, essa inclinação ao pecado da desobediência é uma herança do Éden que em Cristo somos libertos desde que a Ele nos entreguemos. O Profeta Samuel lidou melhor com isso ao longo de sua vida e soube obedecer nas coisas fáceis e nas difíceis, mas não foi a mesma coisa com Saul, ele tinha uma dificuldade em acreditar no que Deus podia fazer através dele no início de sua caminhada, e precisou de ajuda para voltar a se alinhar, mas mesmo assim não teve um final bom, havia uma deficiência na personalidade de Saul que o atrapalhava e isso estava com certeza ligado a maneira como em sua família seus pais o tratavam, o medo de tomar decisões importantes, a dificuldade em liderar, o complexo de inferioridade quase sempre está ligado a aparência e a forma na qual o indivíduo foi construído no ambiente familiar, sabemos que a aparência não era um problema para Saul o que nos deixa a segunda hipótese como única. ( 1 Sm 09:02 )

Podemos aprender com eles como Deus se move, e se comunica espiritualmente conosco, ainda que as vezes não obedeçamos a voz do Espírito isso não quer dizer que ele está mudo, ou você surdo.

1.1 a) Saul foi bombardeado com vários sinais que mandavam uma mensagem clara e evidente do Espírito Santo a Ele, observe que no Cap. 09:19 e 20 Vemos que o motivo pelo qual aparentemente Saul havia procurado Samuel havia se extinguido pois Samuel lhe dá a notícia de que as jumentas perdidas de seu pai foram encontradas e estavam seguras, em tese ele queria ajuda para resolver isso, mas Samuel ao dizer que no dia seguinte revelaria o que estava no coração dele prova que o Espírito Santo que falou diretamente com Samuel antes de Saul chegar, agora estava falando com Saul indiretamente através de Samuel, agora Saul tinha que decidir se ia obedecer e ficar para o jantar, ou se iria desobedecer ignorando o convite e indo embora. Havia mais coisa no coração de Saul além das jumentas de seu pai, e isso precisava ser tratado para o bem dele e do Reino, Deus o estava ensinando a ouvir Ele, crer Nele, e Obedecer a Ele.

Ficar para o jantar não era uma decisão difícil, e Saul obedeceu, aliás ele se deixou conduzir pelo Espírito de forma surpreendente até que o nível de renúncia de si mesmo e aceitação da missão subiu a ponto de tomar as rédeas de sua vida. Como veremos a frente.

1.1 b) Vamos elencar alguns dos vários sinais que comunicaram a Saul a vontade de Deus :

- A Porção 1 Sm 09:23

- A unção e o beijo 1 Sm 10:01

- Os dois homens perto do Sepulcro de Raquel 1 Sm 10:02

- Os três homens no carvalho de Tabor 1 Sm 10:03

- Os profetas que desciam próximo a guarnição dos filisteus

1 Sm 10:05

- A apoderação feita pelo Espírito de Deus nele 1 Sm 10:06

Podemos aqui aprender como o Espírito Santo é rico em se comunicar e realizar seus sinais, um cuidador de jumentas o que na época era similar a um empresário do ramo de transportes, estava sendo treinado para ser Rei, mas antes treinado para ouvir e obedecer ao Espírito Santo.

A riqueza de detalhes dos sinais, a variedade, e seus aparentes significados deveriam ser mais do que o suficiente para resolver o que estava no coração de Saul. Samuel havia dito que havia mais (implicitamente 1Sm 09:19) e agora depois de todos esses remédios que o treinavam a obedecer nas coisas pequenas, estavam prestes a serem testados em uma única coisa grande que se aproximava.

Deus nos faz obedecer ao que é pequeno para que sejamos curados naquilo que nos inclina a desobedecer a voz do Espírito, ou seja, obedecer cura.

A prática do que é bom de verdade, nos cura dos efeitos malignos causados por estarmos em um mundo mergulhado no caos do pecado, a presença do Espírito de Deus em nosso interior e a Vida que isso produz em nós e por nós, nos moldam ao Céu e trazem o Reino para Terra, obedecer a voz do Espírito Santo não é uma questão de obrigação mas sim uma questão de sobrevivência espiritual.

O Espírito Santo é a parte mais sensível de Deus Ele mantém conosco um relacionamento direto com nosso Espírito, e depois isso se alastra para nossa alma e por consequência para o corpo, quando essa dinâmica simplesmente não existe pois a pessoa decide por ignorar ou simplesmente manter o Espírito Santo afastado,

decidindo por uma vida no pecado ou sem compromisso com Deus, esse território em nós corre o risco de ser conquistado a força por Satanás e a mesma dinâmica entra em curso com a diferença de que os resultados são destrutivos ou seja para morte e não para a Vida em nós e quem está em nossa volta.

João 16:13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

1.1 c) No verso 21 Acaso não sou eu benjamita, da menor das tribos de Israel?

Esta expressão de Saul é mais do que humildade, por baixo da roupagem de humildade havia um homem com complexo de inferioridade, note que ele foi guiado pelo servo, guiado pelas mulheres, guiado por Samuel sem nenhum sinal de personalidade própria, não falo de rebeldia ou desobediência mas sim de postura de liderança onde se sabe concordar e discordar, discernindo as vozes.

Em 1 Sm 10:22-23 vemos o ápice da sensação de Saul no tocante a inferioridade, ele já havia recebido todos os tipos necessários de sinais para que estive-se seguro mas ele ainda se sentia inseguro, a voz de si mesmo o impedia de atender a voz do Espírito Santo.

Saul estava olhando para sua alma! E quando ouvimos nossa alma e ela está doente seja por qualquer doença trazida pelo pecado seja ele herdado ou não, passamos a ter uma alma frágil facilmente tocada por depressões, medos, traumas, complexos, e tudo isso provoca fissuras emocionais que podem levar até a morte. Saul não conseguia tomar decisões sozinho a ponto de se esconder da responsabilidade real que Deus o havia comissionado, e isso aumentou quando surgiu Davi e passou a ser o Líder de decisão que ele não era, e ao invés de tratar o problema ele preferiu perseguir a Davi.

No episódio da desobediência em não esperar o profeta para o Sacrifício, vemos como ele era submisso as pressões e suscetível as vozes externas e de sua própria alma, ( 1 Sm 13:08-15 ) isso só piorou a ponto de não mais conseguir obter as respostas sozinho em Deus, e então consultou a Pitonisa em Endor ( 1 Sm 28:03-25)

Precisamos olhar mais fundo dentro de nós, precisamos olhar para quem há dentro de nosso Espírito, e quem está lá não é ninguém mais do que o Espírito Santo, quando fitamos nossos esforços para ouvir as vozes ao nosso redor precisamos compará-las com o que o Espírito Santo está dizendo dentro do nosso Espírito, e não compará-las com o que a nossa alma está dizendo, quando isso acontece corremos o risco de ter a mensagem contaminada pelo pecado pois nossa alma é suscetível ao pecado, quem é livre do pecado é o nosso espírito até que a alma seja completamente livre em um corpo glorificado.

Ouvir o mundo é fácil, ouvir a razão filosófica humana é fácil, ouvir a si mesmo é fácil, ouvir os anjos ou os demônios é fácil, mas ouvir a Voz do Espírito de Deus é para os amigos de Deus.

Não é errado ouvir as vozes ao nosso redor, muitas são enviadas de Deus para nos abençoar, porém errado é não obtermos a confirmação vindo do relacionamento que temos no Espírito Santo, “precisamos provar o Profeta” ( 1 João 04:01-06)

Uma vez que se tem a certeza de que é o Espirito de Deus quem fala conosco, Obedeça e você irá bem em tudo.

 

 

Twitter