Céu é o meu Lar 01-11-2023

 

 

Céu é o meu Lar

Hebreus 11:8-16

Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.


Se tem algo que o Cristão deve espera ansiosamente é o Céu, a morada eterna, chegar no grande dia do Senhor e ter alcançado a Salvação. Em Efésios 2:8 fala que somos salvos pela graça mediante a “Fé”, e ela vem pelo ouvir. O capitulo 11 de Hebreus, também conhecido como Galeria dos Heróis da Fé tem como objetivo nos motivar a aguardar o grande dia exemplificando os irmãos do passado, que, mesmo em meio a grandes lutas, permaneceram firmes aguardando a promessa de uma morada que não era terrena ,mas espiritual e eterna.

Abraão juntamente com sua família habitavam em tendas (Sucá) para declarar que sua passagem nesta terra era passageira. A Festa de Tabernáculo tinha no passado e tem em nossos dias como um de seus objetivos nos lembrar desta mesma promessa, que não ficaremos aqui para sempre.

Mas será que eu tenho essa mesma convicção dos meus irmãos do passado? O quanto eu estou apegado com as coisas deste mundo? O que tenho feito para garantir que minha eternidade será no Céu? Quanto eu busco conhecer a respeito desta morada assim motivando a minha Fé para permanecer fiel e firme até a volta de Jesus ?

Tem um hino da Marcela Thaís que traz uma pergunta interessante: “Por que pararam de falar do Céu?” Muitos pregadores tem enfatizado as coisas terrenas, e se esquecem que estamos em uma preparação para morar no céu ou no inferno.

Precisamos voltar a pregar a respeito da Pátria Celeste, precisamos criar saudades dela, o versículo 15 acima diz que se soubermos de onde saímos poderemos pra lá voltar.


Criados para a Eternidade


Todos nós fomos criados para a eternidade, no Édem Adão e Eva poderiam comer livremente da Arvore da Vida, mas a suas escolhas foram pela arvore do conhecimento do bem e do mal, tornando-se mortais. Quanto mais escolhemos o que é perecível, mas perecemos com ele, quanto mais nos apegamos a coisas deste mundo menos queremos a respeito do céu.

Precisamos reaprender a ser eternos, como os irmãos em Hebreus, precisamos declarar a nossa cidadania celeste. Fazemos isso quando buscamos mais as coisas espirituais do que as materiais. Tudo que é material será corroído, mas o que é espiritual nada pode destruir.

Mateus 6:19,20

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;²? Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Isso quer dizer que não posso mais adquirir bens aqui na terra? Não. Isso quer dizer que devo ter facilidade de abrir mão do que é terreno em troca do que é espiritual.

Como citei na introdução, estamos em treinamento constante para uma eternidade, mas muitas vezes nos apegamos mais nos ensinamentos de como prosperar, como ser curado, como ser bem sucedido em seus sonhos, como ser feliz, do que os ensinamentos de como renunciar aos prazeres da carne, como ser generoso em nossas finanças, como fazer a vontade de Deus, como garantir a salvação.

Os cultos de maior frequência são os que prometem te dar alguma coisa e não o de entregar algo.

Então corremos o risco de chegar naquele dia apenas com uma lamparina já se apagando, pois não nos preocupamos o suficiente em garantir óleo reserva e então não dará tempo de adquirir mais.

Quando compreendermos que a vida é além do que podemos enxergar, passaremos a viver de uma forma diferente. Começaremos viver à luz da eternidade, e isso lhe dará nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância. Coisas e situações que pareciam importantes se tornarão banais, irrelevantes. Quanto mais eu tiver de Deus, menor todo o resto será.

Filipenses 3:7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

 

O Caminho do céu


Colossenses 2:6-10

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;


Não há dúvida que o Único Caminho para o céu é Cristo. Ninguém vai ao Pai se não for por Ele. Mas não basta apenas saber disso, é preciso compreender como andar por este caminho. Muitos declaram conhecer Jesus, outros que o amam, muitos ainda dizem que o seguem, mas será que é assim mesmo.

Jesus sempre era indagado a respeito de como garantir a vida eterna, aparentemente os que lhe perguntavam sempre sabiam a resposta, mas eram surpreendidos pela resposta do mestre.

Certa vez um jovem reconhecendo Jesus como mestre lhe pergunta como herdar o Reino dos céus, Cristo lhe fala sobre os mandamentos, imediatamente o jovem diz que os guarda, mas quando Cristo diz se quere ser perfeito vende tudo o que tem, dá aos pobres e segue-me, ele entristecido da as costas a Cristo. Mateus 19:16-22

Outra ocasião um mestre da lei pergunta ao mestre como alcançar a vida Eterna, Jesus pergunta a ele sobreo que a lei diz e ele prontamente responde sobre os dois maiores mandamentos, mas se faz de desentendido sobre que é o próximo. Jesus então fala a parábola do bom samaritano. Lucas 10:25-37

A reflexão é: eu realmente estou caminhando para a vida eterna? Apenas nestas duas passagens acima já vemos motivos para repensarmos sobre nossas convicções a respeito.

Na primeira passagem fala sobre o apego demais as coisas terrenas, realmente gostamos deste mundo, principalmente quando tudo está caminhando bem. Se hoje tivermos a opção de escolher morrer e ir para o céu agora ou viver mais uns 30 anos de saúde, paz e muito dinheiro o que escolhemos?

Na segunda passagem fala de um religioso que conhecia a lei, mas não a seguia. Não basta conhecer tem que por em prática, Jesus confrontou o conhecedor da lei com a parábola porque ele não praticava o amor ao próximo. Muitas vezes dizemos seguir a Cristo e seus mandamentos, mas no fundo fazemos apenas aquilo que achamos conveniente.

Muitos são chamados poucos os escolhidos, a peneira para o céu tem uma trama muita apertada, o caminho e estreito, poucos hão de passar. Somente buscando a perfeição na vida Cristã é que alcançaremos o Céu. Não dá pra ser morno, ou sou de Cristo ou do diabo. Muitos serão surpreendidos naquele dia.

A salvação é oferecida de graça, pelo do sangue do Cordeiro de Deus, e para isso, é necessário crer no Senhor Jesus Cristo, guardar os seus mandamentos, permanecer na sua verdade para que a morte de Cristo na cruz não seja em vão.

Cristo assegura que somente pelo arrependimento, conversão e amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo alcançaremos a vida eterna.

Porque pelo arrependimento virá o perdão, pelo perdão a conversão, a conversão nos faz uma nova criatura lavada e remida pelo sangue do Cordeiro, e quando já transformados em uma nova criatura, receberemos o dom da fé, a qual nos leva a salvação.


Vale a pena investir no Céu


João 14:1-3

¹ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

² Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

³ E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.


Quase todo tipo de investimento que fazemos aqui na terra não dá garantia 100%, sempre há o risco calculado, uns mais outros menos, seja qual área for, financeira, relacionamentos, etc. O único investimento garantido é o Céu, Ninguém que souber investir nele terá perdas. Cristo fez questão de deixar isso claro, “Se não fosse assim eu não teria dito”.

A nossa alma deve desejar ardentemente Céu, ele é a nossa origem e deverá ser nosso destino. A bíblia faz um excelente marketing dele, aguça o nosso desejo de ir pra lá. Apocalipse faz algumas revelações a respeito da eternidade:

Não haverá morte, choro ou dor, não haverá noite nem maldiçoes, o mal e o pecado não estarão ali. Terá ruas de ouro, um rio puro da água da vida, uma arvore que tem folhas medicinais, teremos um novo corpo transformado. Poderia citar aqui tantas outras maravilhas do céu, mas gostaria de cessar falando daquilo que será mais maravilhoso pra mim, O veremos como Ele É, e viveremos pra sempre com Ele, ali a sua Gloria nos será revelada plenamente, você consegue mensurar isso? O veremos face a face e não morreremos por isso, poderemos contemplar e adorar a Ele diretamente. Acredito que no inferno o que mais será terrível será a ausência da presença de Deus, mas nos a teremos eternamente no céu.

Não existe nada neste mundo e nesta vida terrena e passageira que valha mais a pena investir do que a vida eterna com Cristo. Quero encorajá-lo aqui a buscar mais o céu, investir toda a sua força para garantir a eternidade em Cristo, ainda que te custe renuncias, dores ou seja lá o que for. É incontestável que sua volta está perto, os sinais anunciam a todo momento.

Contemple, creia e abrace a promessa da Pátria Celeste, e nos encontraremos lá.


Filipenses 3:20-21

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,²¹ Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo

 

Apª. Marcilene de Oliveira Casburgo

 

Twitter