O noivo vem ! 11-10-2023

O Noivo vem !

Mt 25:01-13

Imagine se preparar intensamente para um acontecimento e quando ele acontece por algum motivo, você não está lá. Talvez você já tenha tido a experiência de esperar um ônibus e devido a demora resolver ir andando, e quando você está um pouco afastado o ônibus chega e passa por você como se você nunca o tivesse esperado, pois bem, é exatamente isso que sentirá aquele que esperou a vinda de Jesus por um tempo, e no último minuto não estava onde deveria estar, a tristeza a desilusão o desespero a frustração dominará os que ficarem, e os tornará alvos fácil para o anticristo que oferecerá ajuda e esperança que na verdade é uma miragem pois é impossível vencer Deus.

Por isso precisamos olhar com um olhar mais atento para o tempo, o mundo a nossa volta, e nossa condição atual para não sermos apanhados de surpresa ou enganados como aqueles homens de Mt 07:22-23 , não basta estar preparado ontem, anteontem ou semana passada, você precisa estar preparado agora para receber o Noivo, de nada adiantará seu passado se o seu presente não estiver alinhado com o propósito, o Noivo tem uma missão e você está entre Ele e a Noiva, se você iluminar o acesso você entrará e participará do casamento, mas se você não iluminar o acesso seu acesso será negado, Deus é um Deus responsável e o Céu é um lugar de responsáveis, seja um deles.

Todos aqueles que um dia se converteram tem uma missão, de um modo geral é ser Corpo de Cristo ganhando almas, e de um modo mais específico é sendo luz onde você foi enviado para ser seja no trabalho em casa, na rua, por onde você passar, o problema é que alguns não aguentam esperar o Noivo e por uma miríade de motivos abandonam seu posto para ir tratar de problemas pessoais ou seja comprar seu próprio óleo, sem levar em conta o prejuízo que causaram ao Noivo porque não quiseram ter o desconforto de carregar um peso a mais ao carregar uma botija de azeite além da lamparina, e essa tem sido a tônica da vida de muitos Cristãos que como os Epicureus que buscavam uma espécie de anestesia neste mundo por meio do prazer (ramo da filosofia que ensinava a buscar o prazer para evitar a dor acima de tudo 350 AC), quando a Igreja fundada por Jesus foi preparada para sentir dor, vencer sentindo dor, e ser arrebatada em meio as mais densas dores como uma mulher prestes a dar a luz João 16:21 / Is 26:17. Nós vimos como Jesus venceu, vimos como os apóstolos venceram, vimos como a Igreja perseguida está vencendo, porque seria diferente conosco? João 16:33

O ambiente ácido em que vivemos hoje neste mundo está longe de ser o lugar onde podemos cochilar sem Óleo Sobressalente como as virgens insensatas fizeram, não podemos fechar os olhos sozinhos nem um segundo pois as trevas se aperfeiçoaram e muitos dormiram sem o Espírito Santo e isso dobra o trabalho dos poucos que estão com o lamparina acessa.

Quando você estiver lendo esta parábola dita por Jesus faça uma busca e procure onde está o Diabo nela? O que o Diabo fez para atrapalhar o casamento, o noivo ou as virgens?

Acredito que você não encontrará este personagem nesta história, esta parábola é um assunto entre Cristo sua Igreja e Israel, não há espaço aqui para o Diabo, apenas a Noiva o Noivo e você. Podemos ver claramente que nesse caso específico Israel é a Noiva, Jesus o Noivo e nós as virgens, nós fomos inseridos no casamento pela Graça que nos permitiu brilhar assim como Paulo disse que fomos enxertados Rm 11:17-18 enxertos não se gloriam, mas conhecem bem o seu papel e de onde vem a seiva que os alimenta. Não há espaço aqui para decisões pessoais ou vontades e desejos individuais, tudo isso você deixou para trás quando decidiu segurar a lamparina, ali suas vontades e sonhos deram lugar a uma missão: Iluminar a passagem do Noivo para o seu casamento.

o Noivo tardou ! O que levou Ele a tardar? Quem sabe uma Cruz ensanguentada possa nos contar porque Ele demorou para chegar vindo quando o Sol já havia se posto, mas o fato é que isso estava previsto desde de o começo, caso contrário as lamparinas não fariam sentido, o plano estava indo bem e tudo estava sob controle afinal o Pai havia planejado tudo perfeitamente, mas de repente cinco virgens imprudentes resolvem por sua conta própria julgar que podiam prever a chegada exata do Noivo e com isso levar exatamente a quantidade de óleo para o momento da chegada do Noivo que previram, não sabiam elas que o dia e a hora ninguém sabia nem o noivo quanto mais as virgens imprudentes essa ocultação fazia parte do Plano do Pai, Mt 24:36.

Descansar sem estar preparado, foi isso que ocorreu, as 10 virgens dormiram mas apenas 5 tinham o direito de fazer isso afinal estavam preparadas para isso, as virgens que não haviam levado o Óleo sobressalente não podiam ter dormido, deviam ter vigiado para que assim que acaba-se o azeite da lamparina elas pudessem ter tempo hábil para comprar mais, porém não foi isso que ocorreu, sabe-se Deus quanto tempo a lamparina delas ficou apagada em trevas totais, ficando apenas cinco lamparinas fazendo o trabalho de dez. Podemos aqui ver o quanto precisamos do Espírito Santo, ele é o óleo que mantem nossas lamparinas acessas é Ele quem nos ajuda no sucesso da Missão e sem Ele não é possível cumprir nosso chamado.

Agostinho de Hipona ( 354-430 DC) disse : O Espírito Santo é dado aos crentes para que eles possam viver uma vida de santidade e estar preparados para a segunda vinda.

Se você está sem o Espírito Santo digo a você : Não durma !

Se você está com o Espírito Santo digo a você : Durma, descanse, O Óleo garante o sucesso da missão.

1.0) Como eram os casamentos naquela época?

a) Eram definidos e organizados pelos pais.

Á prática da escolha dos cônjuges feita pelos pais era já bem antiga na época de Jesus, mas ainda muito praticada em seus dias. Vemos isso ocorrendo por exemplo na vida de Isaque Gen 24:18-45.

Jesus formula uma parábola em cima daquilo que eles viviam em seu cotidiano, no caso ao usar um casamento como tema Ele demostra a Soberana vontade do Pai sobre os Filhos, essa era uma premissa básica, nenhum casamento era abençoado se não fosse organizado pelo Pai, planejado pelo Pai, abençoado pelo Pai.

A Igreja que espera a vinda de Jesus é uma Igreja submissa a vontade do Pai, comprometida com o plano feito por Ele, não é incomum encontrarmos pessoas querendo mudar o plano, emendar o plano, adaptar o plano e até mesmo substituir o plano pelo seu plano pessoal, mas isso não funciona com Deus ninguém o controla Ele é imutável Malaquias 03:06 / Heb13:08.

Imagina a cena, as Virgens sem óleo, mas reclamando: “Se o Noivo não tivesse atrasado e tivesse chegado no horário que nós previmos o Óleo seria o suficiente”, mas as coisas não funcionam como as virgens imprudentes querem (GRAÇAS A DEUS), afinal o CASAMENTO NÃO É DELAS. Elas são convidadas pela Graça, e não tem poder nem para prever nem para mudar muito menos interferir no Plano do Pai do Noivo.

Interessante observar o fato das 5 imprudentes tentarem prever a chegada do Noivo, sim prever e a medida usada para isso foi o Óleo. Também é importante observar o fato de que Deus não autoriza tal coisa, fazendo com que o Noivo chegue justamente fora do calculo feito pelas imprudentes, fica óbvio que a decisão delas em não levar a botija a mais de óleo não tem o Noivo como centro mas sim o bem estar delas mesmas, que ao invés de carregar dois pesos carregaram apenas um, as implicações disso são enormes pois as outras cinco precisaram iluminar dobrado por elas mesmas e pelas cinco que deixaram seu lugar, o que será que o Pai que é o organizador do casamento acha disso?

Vale a pena dar uma olhada no Com. Biblico de Willian Barclay do NT sobre o casamento naqueles dias:

O relato sobre a forma como perderam a festa corresponde perfeitamente à realidade. O doutor J. Alexander Findlay nos conta o que ele mesmo viu na Palestina. Escreve:

"Quando nos aproximamos das portas de uma cidade da Galiléia vi dez jovens vestidas com roupas muito alegres que desciam pelo caminho diante de nosso carro, enquanto tocavam algum tipo de instrumento musical. Ao perguntar o que faziam, o intérprete me respondeu que foram acompanhar à noiva até que chegasse seu futuro esposo. Perguntei-lhe se havia alguma possibilidade de ver a cerimônia, mas fez um gesto negativo com a cabeça e me disse: ‘Pode ser esta noite, ou amanhã de noite, ou dentro de quinze dias, ninguém sabe com certeza.’ Depois me explicou que uma das melhores coisas que se podiam fazer se fosse possível, em um casamento de classe média na Palestina, era surpreender o cortejo nupcial dormindo. O noivo chega em forma imprevista, às vezes em meio da noite. É certo que a opinião pública exige que envie a um homem pela rua que exclame: ‘Olhem! Está chegando o noivo!’, mas isso pode acontecer em qualquer momento; de maneira que o cortejo deve estar preparado para sair à rua a encontrá-lo, quando quer que Ele decida vir...

"Outra das coisas importantes é que não se permite sair à rua a ninguém depois do anoitecer sem uma lâmpada acesa e, além disso, uma vez que chegou o noivo e se fechou a porta, não se deixa entrar os que chegam tarde para a cerimônia."

Como se vê, tudo o que Jesus descreveu se repete no século vinte. Não se trata de um conto, mas sim de uma parte da vida cotidiana de um povo da Palestina.

Como acontece em muitas das parábolas, esta tem um significado imediato e local, e outro sentido mais amplo e universal.

b) O noivo era a figura central e de maior importância

Muitas pessoas estão nos dias de hoje dizendo que o modelo de casamento tradicional que vemos hoje está falido e não funciona, é óbvio que estão erradas, Deus nunca poria em risco a Igreja principalmente usando um exemplo falido para algo tão importante e que exige tanta precisão como o retorno de Seu Filho. O casamento no modelo de Cristo nunca esteve ou está falido, ele é perfeito! A questão que tem feito muitos casamentos sucumbirem são as modificações feitas pelas pessoas para adaptarem o Modelo de casamento do Céu aos costumes atuais da Terra, e isso não funciona, O Céu não cabe na Terra em todos os sentidos, observe que a figura central no casamento apresentado no texto é o noivo, não a noiva, mas veja como nos dias de hoje as pessoas se esforçam para fazer justamente o contrário, colocam a noiva no centro do casamento e deixam o noivo em segundo plano, esse é o costume ocidental que contamina a maneira do cristão viver por isso o modelo não dá certo, tal mudança implica em superar a Vontade de Deus e substitui-la pela nossa vontade cousa que nunca seria aceita por Deus, logo as pessoas que decidem por mudar o plano de Deus sobre o casamento estarão sozinho nesse projeto ou seja irão aguardar o Noivo com Óleo insuficiente, lembre-se : Sem Óleo ( Espirito Santo ) seu casamento na Terreno não funcionará, e sua espera pelo Noivo também não. Ah sim.... e não adianta dizer que foi a vontade de Deus porque não foi, Deus não muda a sua vontade para adaptar o pecado ao seu modelo, também não adianta dizer: “Deus sabe todas as coisas”, porque isso não te livrará de ficar do lado de fora da festa. A única coisa que você pode fazer de forma eficaz para resolver o problema é entrar na presença de Deus conduzido pelo Espírito Santo de forma humilde, sem tentar se justificar, reconhecendo que errou e pedir que o Senhor Jesus te cubra com seu Sangue, e depois disso olhar para o Pai e dizer: Perdoe-me por tentar mudar o que o Senhor planejou.

Ele te perdoará, depois disso vá e não peques mais.

c) Cheios de símbolos tanto nas palavras conjuradas como no rito cerimonial.

Tudo no casamento ( desde a cerimônia até a morte de um dos cônjuges ) é carregado de significado e onde há significado há símbolos.

Dentro da parábola aqui proposta podemos elencar algums, e se houver outros, e acredito que há, deixo que o Espírito os guie nisso.

Festa – 2ª Vinda de Jesus

Tarde da Noite – Momento difícil onde as trevas estão mais ativas no mundo onde a Igreja está

Noivo - Jesus

Noiva – Israel

Virgens – Igreja Corpo ( Igreja no coletivo )

Lamparinas – Você como Igreja Templo do Espírito Santo

Óleo – Espírito Santo

Fogo / Luz – Resultado da presença do Espírito ( As lamparinas ficavam na altura do rosto, quando o Noivo passava, Ele não via apenas o caminho mas também percebia quem eram as virgens )

2 porções de óleo – Kairós

1 porção de óleo – Cronos

5 imprudentes – A Igreja na qual ainda falta algo

5 prudentes – A Igreja completa plena, sem falta, caminhando nos 5 ministérios

Portas Fechadas – Final do prazo

Há nesta parábola um forte apelo para que a Igreja seja inteligente, precisa, iluminadora em todo o tempo de sua estada aqui. A Igreja dos últimos dias precisará de muitos dons e atributos liberados pelo Espírito Santo, mas quero aqui ressaltar a perspicácia ( A palavra "perspicaz" vem do latim "perspicax", que significa "que vê claramente"). Podemos associar a luminosidade do Espírito Santo residindo na Igreja e fazendo com que ela brilhe também, vemos isso em : At 02:03 / Mt 05:14-15 / Ex 34:29-30 / 2 Cor 03:07-10 / Ef 01:17-18.

A função da última geração da Igreja não será diferente daquela desde sempre para a qual foi fundada e chamada, porém a diferença aqui será na intensidade dela, por isso o Senhor reservou o seu Espírito para o final para nós, que seu casamento na terra apesar de você seja um referencial de sucesso e superação, assim como do mesmo modo deve ser o seu casamento do céu.

Ap. Emerson Casburgo

Twitter