Avivamento com Vida e Fogo 05-07-2023

Avivamento com Vida e Fogo

Habacuque 03:02

 


Introdução:

Emerson Casburgo / Teólogo

“Aviva a tua obra ó Senhor”, como seria se tivéssemos mais líderes orando assim? Teríamos Conseguido!

WHEDON, Daniel D. ( Teólogo Metodista Wesleyano)

- Com essas sérias petições respondidas graciosamente, não devemos mais retroceder. Vivifica-nos - Faça-nos viver; igual a “aviva a tua obra”, em Habacuque 3:2.

Comentário Biblico Arminiano pg.50

Jason Wayne Kerrigan / Teólogo

Vivifica-nos - Eles ainda não estavam mortos, mas, como diz Adam Clarke, “Estamos quase mortos’.

Comentário Biblico Arminiano pg.50

Moody / Teólogo

Aqueles que crêem devem abandonar seus pecados, abandonar a vida que se centraliza no ego e submeter-se à Palavra e vontade de Deus. Então, e somente então, os céus enviarão o reavivamento.

Comentário Biblico de Moody pag 16

Olhar para a oração em forma de canto feita por Habacuque ao pedir que O Senhor avive a sua obra é singular e desafiador, pois através do conteúdo da oração de um homem podemos descobrir quais eram as tempestades pelas quais ele estava passando naquele momento, assim como os botânicos e geólogos utilizam o Carvalho para saber sobre as tempestuosas catástrofes que se abateram sobre uma determinada região no passado, nós podemos medir as guerras de um Servo do Senhor lendo o conteúdo de suas orações.

Nos faz hoje tremer, pois ao comparar o que este Levita viveu, viu, ouviu e creu com o que estamos experimentando nesse tempo e sua similaridade com o hoje guardadas as devidas proporções e isso me assusta.

Habacuque pedia que o Senhor aviva-se a sua obra firmado em : Fé , Esperança, Justiça, e um profundo olhar no Modus Operandi de Deus no passado, ou seja, os princípios de Deus ao operar milagres no passado por Habacuque conhecido. Ele entendia que Deus não havia mudado, os princípios e a maneira de Deus de operar também não, apesar de a sua volta um caos tempestuoso estar se formando ele sabia que Deus faria algo poderoso, um milagre e que faria reviver tudo novamente e a isso ele chamou de avivamento.

Podemos dizer que Avivamento é um milagre de vida que ocorre dentro da Obra do senhor, e quem somos nós senão a obra prima de suas mãos? Então o Avivamento começa em Nós, por dentro.

Quando vemos um irmão fazendo o que é certo, cheio de vida de Jesus e tendo a Escritura como cântico em sua boca, motivado pelos motivos do céu e não de si mesmo, preocupado em agradar a Deus acima de tudo, sim ali estamos vendo in lóco o avivamento acontecendo.

Quem não vive isso está morto, quem vive um pouco disso está quase morto e pode ou morrer de uma vez ou de uma chama virar labaredas de fogo, mas uma coisa é certa, a ausência ou a existência de um avivamento transforma milagrosamente pessoas, ambientes e agendas.

É claro que não temos a exclusividade em sendo a obra de Deus, mas somos a única obra Dele pela qual decidiu enviar seu Único Filho e isso diz muito.

Vida para existir, Fogo para purificar, esses dois elementos garantem a Eternidade e a Santidade, se entendermos isso não perderemos a oportunidade de manter isso em nós.

Quando olhamos para uma fogueira o que vemos são vários gravetos uns mais acesos outros menos, uns quase apagados outros vermelhos de fogo. Todos estão em uma mesma fogueira, todos fazem parte dela, como em uma casa há vasos de honra e de desonra, o ambiente é o mesmo, estamos todos na fogueira da Igreja uns acesos outros não mas todos fazem parte da mesma fogueira o que muda é o que está acontecendo no interior de cada graveto, veja não tem a ver com o ambiente se tivesse todos os gravetos ficariam acessos igualmente mas sabemos que não é assim. Sou inclinado a crer que tem muito mais a ver com o que acontece dentro de cada um, do que o que acontece fora, somos iguais da mesma igreja mas estamos vivendo processos diferentes por dentro.

Veja Mt 24:40-41

1.0 ) Habacuque quer dizer “Abraçar”.

Significado apropriado para o momento vivido pelo profeta, existem momentos de nossa vida em que a única coisa que podemos fazer é abraçar ao Senhor, precisamos aprender a fazer isso em todos os momentos, mas é na angústia que mais precisamos.

Muitos afirmam que Habacuque era da tribo de Levi, ainda que existam aqueles que defendem a tribo de Simeão por sua origem, porém o fato de compor hinos que oravam afirmam a tese de que a tribo de Levi era sua origem, o capitulo 03 é um hino.

Foi contemporâneo do profeta Jeremias e do Rei Jeoiaquim. (Ver a lista de Reis de Judá)

Judá Lista dos Reis (Reino do Sul)

Roboão; Abias; Asa; Josafá; Jeorão; Acazias; Atalia; Joás; Amassias; Uzias; Jotão; Acaz; Ezequias; Manassés; Amom; Josias; Jeoacaz; Jeoiaquim; Jeconias (Jeoaquim); Zedequias.

1.1) A Geopolítica da Época, panorama visto por Habacuque.

As dez tribos do norte ( Israel Reino do Norte ) com capital em Samaria haviam sido invadidas pelo Império Assírio, o Reino do Sul ainda permanecia intacto com capital em Jerusalém ( Judá Reino do Sul ).

Deus começa a levantar um novo império o Babilônico liderado por Nabucodonosor, ele posiciona suas tropas contra o Reino do Norte que estava sob o domínio Assírio, O Faraó Neco do Egito temendo o aumento do poderio Babilônico resolve subir e se unir aos Assírios contra os Babilônicos, mas para isso precisava cruzar o Reino do Sul que na época era governado por Josias, e Josias não queria se indispor com os Babilônicos por isso decidiu enfrentar o Faraó Neco em Megido interceptando seu exercito durante a travessia de seu território (II Reis 23:28-30), mas ali foi vencido e morto seu corpo foi trazido a Jerusalém para ser sepultado.

Néco então continuou seu intento de junto aos Assírios vencer os Babilonicos, enquanto isso em Judá o povo ungiu Jeoacaz filho de Josias para o trono, Jeoacaz foi um Rei mau e reinou apenas por três meses, quando Faraó Neco soube que ele havia se tornado Rei, mandou prendê-lo, e pôs seu irmão Jeoiaquim no Trono em Jerusalém.

A coalizão Reino do Norte ( Israel ), Assiria e Egito não foram o suficiente para segurar o Império Babilônico pois Deus estava levantando-o, para que mais tarde ataca-se Jerusalém capital do Reino do Sul.

Aqui é importante notar que Habacuque via, ouvia, e sentia tudo isso. Ele sabia que o pais dele era o próximo, e também sentia certa indignação ao ver seus irmãos do Norte em situação tão deplorável, isso o fazia questionar a Deus, afinal apesar de tudo os Babilônicos prosperavam mesmo sendo tão ímpios.

Mas isso ocorria no coração de Habacuque porque ele ainda não tinha o panorama completo do plano de Deus, aqui aprendemos que quando não entendemos o que Deus está fazendo precisamos fazer o que Habacuque fez, ele perguntava para Deus, diretamente a Ele. As vezes tomamos posicionamentos precipitados devido termos apenas fragmentos do plano de Deus, nesses casos precisamos ter fé e esperança Nele de que tudo no final acabará bem, ainda que o plano seja comprido demais e você não esteja lá para ver o Gran Finale, mas foi uma ferramenta nas mãos de Deus para que o plano fosse completo. Nem todos terminam a partida no campo, mas todos sobem no podium. A revelação é progressiva e particionada.

Mais tarde depois de ter resolvido o assunto com a coalisão Israel no Reino do Norte, Assíria e Egito, a Babilônia se voltou contra Jerusalém no Reino do Sul e tomou a cidade levando cativo Jeoiaquim, sendo por Nabucodonosor colocado no trono Zedequias que era irmão de Jeoiaquim, se tornando Zedequias o último Rei de Judá antes do Exilo Babilônico de 70 anos.

1.2) Assim como a Vida vem e vai, o Avivamento também se ambos não estiverem dentro de todos. II Cr 35:01-27 / II Reis 23:01-30

Todos conhecemos histórias de famílias e negócios que desandaram depois da morte do Patriarca, heranças inteiras jogadas fora, empresas falidas, vemos isso na Igreja e também até mesmo em países quando um sucessor não está a altura do antecessor em Deus.

O Rei Josias era pai de Jeoacaz, Jeoiaquim e Zedequias, e todos tiveram a oportunidade de reinar e subiram ao trono, mas apenas Josias foi um bom Rei. Ele restaurou o templo, o culto, o sacrifício, buscou a escritura e ordenou o ensino, voltou a celebrar a páscoa do Senhor e a nação entrou em avivamento, mas o avivamento não entrou neles, a Vida o Fogo o Avivamento estava dentro apenas de Josias, nem mesmo seus filhos beberam disso, por isso quando ele foi morto tudo parou.

Deus sempre está disposto a dar vida em abundância, mas para isso nós precisamos querer, precisamos assumir o legado deixado por nossos antecessores e continuar colocando marcos novos alinhados aos antigos marcos, continuando o que Deus começou em outros honrando as origens e os princípios até que Ele venha.

1.3) O Homem Habacuque via.

Em meio a esse caos político descrito acima no que tange a politica externa e a iminência da guerra que se aproximava, e é claro Habacuque percebia tudo isso ( Profetas de verdade são sempre bem informados, nunca alienados ). Havia também o aspecto interno, como estava o Reino do Sul, Jerusalém, o povo?.

O povo estava corrompido, vivendo um transe espiritual um engano quase total. Habacuque se levanta e percebe isso ainda no começo, anos mais tarde o engano ficaria tão mais evidente que uma companhia de profetas enganadores inteira se levantaria para enganar e manter o transe ainda mais intenso, e nessa época o ministério de Jeremias contemporâneo de Habacuque se evidenciaria, e ali vemos o ápice do combate entre um profeta verdadeiro e uma companhia de profetas enganadores liderados por Pasur, a ponto de ferir Jeremias ( Jeremias 20:01-06 ).

Podemos aqui listar o que Habacuque estava vendo com seus olhos dentro do Reino, e para isso não precisava ser profeta, bastava ver :

- O Povo estava sendo enganado por um grupo de profetas corruptos que estava se fortalecendo para anos adiante se tornar a voz falsa profética da nação.

- Os princípios haviam sido distorcidos entre eles a justiça. Hc 01:4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, de sorte que a justiça é pervertida.

- Os Sacerdotes haviam se tornado irrelevantes e acuados, aliás qual era o nome do Sumo Sacerdote? Em tempos difíceis como esse descrito no livro de Habacuque se esperava um Sumo Sacerdote atuante, relevante, sendo Luz e Sal, sendo parâmetro Moral, emitindo a Vontade de Deus, mas não ele estava anulado em seu gueto tendo como centro a si mesmo e seus próprios interesses, nós sabemos no que deu isso.

O templo que ele cuidava foi invadido, seus utensílios e poses roubados, e seu rebanho levado cativo para a Babilônia, fico imaginando o que ele poderia fazer com um Daniel, Sadraque , Mesaque e Abdnego, ou um Isaias em seu rebanho mas isso nunca saberemos pois ele nem lutou para impedir que esses recursos humanos valiosos não fossem levados, ele estava ocupado demais, distraído demais consigo mesmo, e com as coisas do templo. O nome dele era Seraias ( II Reis 25:18 ), até ele foi para o cativeiro esse é o fim do Sacerdote que tira o Senhor do Centro.

1.4) O que o PROFETA Habacuque via

Ele via o que Deus mostrava, ou seja ele via além do caos, ele via o avivamento nele, afinal quem fala nesse nível, está em avivamento :

Hc 03: 17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

19 O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos. (Ao regente de música. Para instrumentos de cordas.)

Quando tudo acabou e Jerusalém foi liberta, já no ministério de Neemias Habacuque não estava mais ali, ele já estava morto, mas isso não importa pois ele morreu crendo na vitória, na libertação.

Um profeta não anda hoje apenas pelo que vê hoje, mas pelo que vê no futuro e nele mora, por isso a revelação é progressiva e fragmentada até que ela se cumpra e tudo então faça sentido. As vezes um profeta morre antes que o quebra cabeça se junte e tudo faça sentido, não tenho certeza se João morreu entendendo o Apocalipse mas eu sei que ele morreu crendo no Senhor que deu a ele a visão, e com fé esperança e confiança no Senhor de que ele no final faria tudo cooperar em favor da Igreja ele morreu.

Precisamos crer nas promessas, velar por elas ainda que não as entendamos por completo.

Isso é que nos fortalece por dentro e nos dá Vida e Alimenta o fogo que nos faz continuar firmes no Senhor que Ele nos fará vencer no final.

 


Ap. Emerson Casburgo

05/07/2023

Twitter