Yâlad - Gerar 01-02-2023

Yâlad ( do Heb : Gerar )

Gn 01:26-27 / Gn 05:03

Gerar é preciso, sabemos por meio da Escritura Sagrada a Bíblia, que Deus (Elohin), é o criador de todas as coisas, e que Ele as fez por meio do seu Filho Jesus, e tudo é Dele e para Ele. Esse é o direito por criação, quem cria tem o direito de propriedade sobre o criado seja ele quem ou o que for. ( João 1:01-03, Rm 11:36 )

Deus não apenas Gerou o homem Ele o Criou do zero, desde o projeto até a sua concepção, Criar é diferente de Gerar é mais profundo exige mais poder autoridade que só Deus o tem, mas isso não quer dizer que somos apenas seres criados e gerados sem nenhuma participação nesse processo.

O processo de criação está completo desde o Éden, mas o processo de geração está em andamento dia a dia ao nosso redor e por muitas vezes dentro de nós sem parar, para alguns o processo se desenvolve intencionalmente, para outros ele é quase acidental, as pessoas são arrastadas para ele, mas o fato é que o processo de geração de vidas e coisas está a ocorrer e nós participamos desse processo quer queiramos ou não.

Uma das coisas mais agradáveis em Deus é o fato de que existem coisas que Ele é plenamente capaz de fazer sozinho, mas não faz, Ele decide deixar que o homem participar do processo dando a ele responsabilidades ao longo do processo tornando-o participante daquela dádiva, Deus poderia criar todos os homens e mulheres depois de Adão do mesmo jeito que os criou, mas resolveu criar o processo geracional e ao fazer isso trouxe cada homem e mulher para o processo de nascimento de alguém ao longo de sua existência.

Imagine só,.... poder ser participante do nascimento de alguém, ou da geração de um adolescente, jovem, adulto etc..........

Gerar pessoas partir de Deus é uma dádiva que os anjos não tem, nem mesmo o inimigo de nossas almas com tudo que ele já fez ou passou, com todo o tempo existencial a ele dispensado é totalmente incapaz de gerar alguém semelhante a ele, o número de demônios hoje é exatamente o mesmo desde o dia da rebelião, eles não crescem nem diminuem, Satanás pode até chama-los de filhos, eles podem até ser chamados de filhos das trevas, mas na realidade prática não o são e nunca serão, porque o Pai é Nosso ! E está no Céu tendo seu Nome Santificado para todo o sempre.

Nós geramos filhos para Deus! Esse é o processo ! Gerar é deixar acontecer a vida de Deus dentro de nós a ponto de fazer com que alguém nasça.

O Homem nasceu partir do barro sem valor, já cada um de nós nascemos de um barro que já tinha alto valor agregado um barro de muito mas valor, um barro VIVO, Deus já havia posto sua vida nele. No Éden o barro era apenas vermelho ( Adão), hoje ele é vermelho de sangue o sangue do Cordeiro.

Isso faz do homem um ser singular no mundo espiritual, pois ele é capaz de reproduzir, e não apenas isso mas de reproduzir a partir da partícula de Deus que há Nele, fôlego de vida vindo direto dos pulmões de Deus e que foi soprado nas narinas de Adão que passou para outro, para outro, para outro até chegar em você, você nasceu para gerar.

O processo de geração é longo e dura a vida toda, compartilhar Deus é algo que faremos até nosso último suspiro. A geração não acaba no nascimento, o processo se desenrola por toda a vida, e existe um momento no processo em que precisamos nascer denovo, ( João 03: 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.)

Precisamos compreender o processo de geração, e saber o que devemos ou não devemos fazer, entender o período de gestação espiritual, onde está a semente, como ela é, como plantá-la, como cuidar para que nasça, planejar o nascimento se envolver na vida gerada de forma segura para ambos. Tudo isso Jesus nos ensinou, treinou ungiu e enviou para que fizéssemos essa tarefa, Ele a chamou de OBRAS MAIORES ( JO 14:12 ).

Pessoas maiores Obras Maiores, geradores Maiores, problemas Menores, Demônios menores, Trevas Menores, Vitórias Maiores.

Com isso o Reino vem, cresce, vence, multiplica e torna a expandir até que não haja mais trevas sobre a terra e todos cheguemos a estatura do varão perfeito em Nome de Jesus. Ef 04:10-16

1.1- Exemplo de pessoas que geraram:

a) A mãe de sansão Jz 13

b) Ana mãe de Samuel 1Sm 1:2-6

c) Isabel mãe de João Batista Lc 01:13-25

d) Maria mãe de Jesus Lc 01:26-38

1.2) Coisas que elas tinham em comum :

- Elas tiveram filhos mesmo em meio as lutas, as pressões.

Talvez este seja o maior de todos os argumentos usados pelas pessoas para não gerarem para Deus :

“Não é tempo ainda; estou em muitas lutas”.

Vemos em Marcos 11:12-26 como Jesus trata essa questão do tempo, e não é nada agradável para a figueira. Precisamos entender que as pessoas nascem em meio as dores de alguém, ou seja o processo não é fácil ou confortável, o problema é que as pessoas querem aguardar o tempo e modo que elas acham ideal para gerar filhos para Deus, quando o tempo e o modo já está determinado por Ele em 2 Tm 04:02.

A mãe de Sansão tinha tudo para se recusar a ter um filho, o país dela estava sendo oprimido por um país inimigo, ela podia ter dito “Não é bom ter filho em meio a guerra”, mas não o disse.

Ana mãe de Samuel estava debaixo de um guerra intensa dentro de casa contra a outra esposa do marido, Penina, ela tinha tudo para se julgar emocionalmente despreparada para ter um filho mas ela não fez isso, pelo contrario ela orou ao Senhor pedindo um filho.

Isabel foi mãe de João Batista, ela já era de idade avançada quando engravidou. Podia ter dito já estou velha, ou não é o tempo certo, agora tenho que pensar em aproveitar a aposentadoria de Zacarias pois ele também já está velho, mas não ! Ela aceitou o desafio, provando que a idade não é uma barreira para gerar para Deus.

Maria mãe de Jesus, tinha diante dela vários problemas acarretados pela gravidez anunciada pelo anjo Gabriel : O fato de não estar casada, apenas prometida. O fato de haver lei que poderia leva-la ao apedrejamento, o fato de que sua história sobre a gravidez era maluca demais para que alguém acredita-se, o fato de que não tinha sido plano dela que as coisas acontecessem assim, quem sabe ela queria primeiro realizar seus desejos, planos, carreiras e depois quem sabe talvez ter um filho, mas agora não, mas não foi nada disso que Maria fez, ela disse : Cumpre em mim, o teu querer, eis aqui a tua serva !

Descubra quantas coisas mais essas mulheres tinham em comum em suas gestações, e veja como somos todos muito parecidos, o que muda apenas são nossas decisões.

- Gerar filhos para Deus fala de saúde!

A arvore é na bíblia constantemente usada para ilustrar a vida humana, e sempre que vemos uma arvore frutífera entendemos que ele está saudável e quando vemos uma arvore sem frutos entendemos que há algo de errado na vida da arvore.

Observe Salmos 01: 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Não há como não ver saúde nessa arvore, veja :

- Plantada ! Ela foi posta lá pelo agricultor, não foi ela quem escolheu foi Ele, Ele sabe o que é melhor para nós.

- Junto ao rio ! Essa arvore tem um suprimento abundante de vida, água da vida, fala da palavra abundante, da limpeza abundante.

- Fruto no tempo certo ! Fala do resultado do sucesso de estar no lugar certo, ao lado da Palavra do Senhor, bebendo dela. De plena noção do tempo de Deus.

- Folhas que não caem! Fala de solidez, de segurança, de constância emocional e espiritual, equilíbrio, etc.

- Fazer com prosperidade. Fala de fazer acontecer, não deixar pela metade, atingir o alvo com sucesso, e principalmente fazer Obras Maiores. Essa arvore é uma parceira de Deus no projeto de geração de vidas, observe : Quanto mais frutos, mais sementes, quanto mais sementes mais arvores, até que toda a Terra seja cheia de Arvores que Glorificam o Nome do Senhor.

Twitter