“Tabernáculos” Um tempo de Transformação 05-10-2022

 

“Tabernáculos” Um tempo de Transformação

( Isaías 40:31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias;correrão, e não se cansarão;

andarão, e não se fatigarão.)

Introdução:

Estamos vivendo dias dinâmicos e transformacionais, existem muitas coisas acontecendo a nossa volta, e tudo ao mesmo tempo, coisas que percebemos e outras coisas que não fazemos a mínima idéia de que estão acontecendo, mas que acontecem e quando as percebemos somos atingidos de surpresa. Tudo isso meche conosco, “quando a Terra treme, tremem aqueles que estão na Terra”. Isso quer dizer que também estamos sendo transformados quer queiramos quer não.

Existem mudanças acontecendo dentro de nós, podemos ajudar nisso uma vez que entendemos o processo pelo qual estamos passando, ou podemos ficar alheios a todo processo sem influenciar em nada, deixando o navio navegar ao sabor do vento, mas aí o resultado final pode não ser apreciado nem por você mesmo nem por Deus.

Essa mudança é natural e normal, prevista no plano de Deus, podemos observar isso em toda a criação, ela muda e cresce após nascer pequena.

Quando estamos alheios as transformações e seus processos geralmente cansamos com facilidade, pois gastamos tempo e energia demais gerenciando surpresas inesperadas que nos consomem a motivação nos impedindo de ter tempo para sonhar, planejar e seguir em frente.

Pessoas cansadas carregam as cicatrizes da guerra do improviso, e gastam-se gerenciando coisas que não queriam carregar ou que acontecesse em suas vidas, e que se pudessem voltariam no tempo e fariam diferente a fim de evitar tais consequências.

Esse sentimento de escravidão se dá como resultado da falta de visão, a visão é responsável por nos prevenir sobre o que há a frente, quando somos míopes o que está a frente nos atinge e nos abala.

As águias que são o símbolo MÁTER do profético, não cansam e se renovam constantemente, como elas conseguem?

a) Elas sabem a hora exata de voar

b) Elas sabem a hora exata de andar

Como elas sabem? R: Elas tem uma visão excelente ! Elas enxergam bem por isso se antecipam, e nunca são pegas desprevenidas, águias não são surpreendidas com facilidade, voam alto, não rastejam como as cobras.

A maioria das picadas de cobra acontecem porque as pessoas surpreendem a cobra e quase pisam nelas, não dando a elas tempo para fugir, só lhes resta picar para se defender. Mas isso não acontece com a águia, ela enxerga tudo e todos, e ninguém consegue captura-la com facilidade pois sua visão e suas asas lhe garantem FORÇA E LIBERDADE. Se você estiver forte e livre, nunca se cansará a ponto de desistir, e quando por algum motivo sentir suas forças irem embora o Senhor as renovará.

Mas tudo isso vale a pena, para cumprir a missão que o Senhor deu a cada um de nós porque o final de cada missão cumprida para o Senhor é Glorioso. Basta ajustarmos o fóco, apurarmos a visão, e seremos transformados para viver uma vida de renovação depois de cada momento difícil.


Em meio ao seu grande sofrimento no exílio, é possível que

João se perguntasse o motivo de o Senhor tê-lo mantido vivo.

Por que ele não fora morto como os outros apóstolos? Por que

ele vivera o suficiente para ver a igreja declinar-se

espiritualmente? Haveria futuro para a igreja? Deus lhe dá a

resposta no versículo 11 do cap.1 de Ap. O Senhor ainda tinha

um trabalho para ele fazer. João tinha de escrever um livro. E

, então, João recebe o privilégio de olhar para o final dos

tempos — para a vitória final sobre o pecado e para a futura

glorificação da igreja. Condenado ao exílio em uma ilha

rochosa, o apóstolo com as asas da revelação profética subiu

até o próprio trono de Deus e viu a glória de Cristo. Ele

abandonara o mundo, e agora percorreria os céus. O Senhor

lhe disse que escrevesse o que via. E o que ele viu foi

surpreendente!


O CHAMADO DE CRISTO PARA REFORMAR A IGREJA

Pg 44. JOHN MACARTHUR


Os céus de Tabernáculos são Céus de Transformação e Renovo, quem crê e entende será Transformado e Renovado em nome de Jesus.

1.0) Aprendendo com a águia

Isaías 40:31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

a) A águia de Deus não se cansa.

O cansaço é um aviso de algo não está acontecendo como deveria, existe algo errado que precisa ser ajustado. Cabe ao Cristão refletir sobre si mesmo e sua condição, e se ainda assim não encontrar o motivo do cansaço recorrer as ferramentas dadas por Deus a cada um de nós para responde nossas perguntas, use as ferramentas sempre que precisar, aqui vão algumas delas : Discipulado ( Fale com um discipulador ), Oração ( Fale com Deus ), Medite na Palavra ( Se exponha à Palavra da Deus ), Confie no Senhor e no que Ele já fez em você ou já lhe disse !

b) A águia de Deus passa por processos.

Entender que cada um de nós passa por processos nos ajuda a passar por eles errando o mínimo possível. Não tente impedir o processo, mas passe por ele do jeito certo, e com a Pessoa certa. Os processos cumprem uma função em nós, e geralmente esta função está ligada a : Renovação e Crescimento em todas as áreas.

Davi não tenta impedir sua passagem pelo vale da sombra e da morte, mas ele se assegura de não passar pelo vale sozinho :

Sl 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

c) A águia renova suas forças.

O segredo da renovação das forças da águia neste texto está ligado diretamente as ASAS DA ÁGUIA.

A principio imaginamos que há algo nas asas da águia que são sobrenaturais, mas não. Não é a asa da águia, mas a interação da asa da águia com o vento que fazem com que ela descanse enquanto está voando, não é você mas quem guia você no que está fazendo que recebe o peso do trabalho, e aí você descansa enquanto Deus faz.

As vezes queremos fazer coisas sem entender o processo espiritual que as envolve, aí em vez de planar como a águia, ficamos desesperadamente batendo as asas como galinhas, e é por isso que cansamos e logo paramos de voar. Voar nas asas da águia é deixar-se conduzir pelo Vento do Espírito. Não são as asas, mas quem sustenta as asas durante o vôo que definirá se você vai ou não cansar, vai ou não ser renovado.

Sejamos como a pomba enviada por

Noé: ela fez uso de suas asas para voar, porém,

para sua segurança, confiou na arca.


A CEIA DO SENHOR,pg 110, Thomas Watson


1.1) Sendo Transformado e Renovado

SALMOS 103

1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,

4 quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia,

5 quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

 

Precisamos ser transformados em SERVOS dependentes de Deus para que só então sejamos renovados, quem não confia no Vento nunca irá voar ! A águia se lança do penhasco na confiança de que o Vento que ela não vê está lá, e Ele a fará voar.

Assim devemos ser nós, estarmos tão dependentes do Espírito Santo a ponto de darmos passos de fé, mesmo que não o vejamos. Entenda : ELE ESTÁ LÁ, LANCE-SE EM NOME DE JESUS !

II CORINTIOS 5:7 (porque andamos por fé, e não por vista);

ROMANOS 8:4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2.0) Experimentando o Tabernacular de Jesus.

João 2: 9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo.

Jesus foi convidado a estar no casamento de Caná da Galileia, não era diferente aquele tempo do nosso tempo no tocante a pedir a Deus que enviasse o Messias. Do mesmo jeito que hoje a Igreja ora para que Jesus venha, naqueles dias não há duvida de que haviam pessoas que oravam para que o messias viesse Tabernacular com eles, entrar em sua casa, comer a sua mesa etc..., um dia Deus atendeu e enviou seu Filho. Vemos os efeitos da ação dos intercessores tanto no AT ( Ex 03:07 “Tenho Ouvido o seu Clamor” ), como no NT ( Lc 02:25 “Esperava a Consolação de Israel” ). Podemos ver profeticamente que quando Jesus entra em uma casa e participa da vida das pessoas a uma transformação na essência das coisas e das pessoas, isso aconteceu naquele casamento em Caná, e com toda a certeza aquele casal nunca mais foi o mesmo.

Vale a pena elencar alguns fatores do Tabernacular de Jesus:

a) Entrar nas suas alianças.

Jesus entrou na aliança ( Casamento ) daquele casal.

b) Jesus esperou o seu momento durante a festa, o momento da sua manifestação.

Temos que entender que uma coisa é Jesus estar, outra coisa é Ele se manifestar, Jesus estava desde o começo na festa mas manifestou-se apenas no final isso mostra que o Tabernacular de Cristo obedece protocolos de tempo, modo e lugar, ou seja ninguém pode obriga-lo a fazer o que ele não quer.

c) E por último mas não menos importante : O Tabernacular de Cristo é acompanhado de Milagres de Transformação. Se Jesus entrar em você o milagre da transformação vai acontecer.

2.1) Jesus é o recipiente de Deus na Terra e nós somos o recipiente de Cristo na Terra.

JOÃO 15:4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

Um desejo de Jesus envolvendo profundamente o homem, é entrar nele, isso é Tabernacular, morar dentro de nós, abrigarmos Jesus dentro de nós, o resultado disso é frutos ! Sem Jesus nós e nós em Jesus é impossível frutificar, e o risco é de sermos jogados no fogo.

O desejo de Deus de estar no homem que no AT para estar mais junto ao homem, Ele mandou que se fize-se uma arca, nessa arca Deus se manifestava Ele vinha ali mais precisamente sobre a tampa da da arca ( propiciatório, Ex 25:17:40), em cima desta tampa haviam 2 querubins de ouro puro e suas asas quase se tocavam em forma de arco, isso simbolizava o telhado de uma casa, ali entre os querubins ( debaixo do telhado ) Deus se manifestava ao homem, Deus tabernaculava com eles ali. Aquele momento era carregado de simbolismo, amor, perdão, e muitas outras coisas que só saberemos exatamente quando estivermos com Ele.

Aquelas asas também podem ser relacionadas a liberdade que o relacionamento com Deus produz, nos dando a oportunidade de ir a lugares que nunca fomos em Deus e através de Deus.

Ser o recipiente de Deus é carregar Jesus dentro do seu coração e experimentar experiencias que só Ele pode proporcionar tais como:

a) Ficar sabendo coisas sobre você mesmo que você não percebia, pois Jesus vê coisas dentro de nós que nós não vemos.

b) Experimentar o ensinar de jovens águias a voar, através do discipulado de outros para que Jesus entre neles também.

c) Experimentar a Transformação que Renova nossa fé nos tornando constantes, fortes, a ponto de nunca desistir.

Faça de sua vida o Tabernáculo do Eterno, seja a morada do Deus vivo, e viva para sempre !

 

Twitter