Efeito Colateral 02-02-2022

 

Efeito Colateral

Lucas 09:51-56

Introdução:

Duas coisas marcam o Homem em nossos dias de forma singular, de maneira que não encontramos em nenhuma outra forma de vida conhecida, o Livre arbítrio e a Natureza Pecaminosa.

Essas duas coisas estão bem presentes na vida humana de maneira entranhada e cotidiana, e é inegável que ambas têm participação fundamental em nossa chamada Cristã. A chamada do evangelho em nossas vidas não é apenas para um estado momentâneo de salvação, ou seja, o desafio não termina quando nos entregamos a Cristo e decidimos aceita-lo como único exclusivo e suficiente Salvador de nossas vidas, na verdade isso é só o começo, continuar salvo é que representa a continuação do desafio. E como isso se dá? Como permanecer salvo?

Sabemos que o Diabo irá explorar nossas escolhas erradas ( Uso do Livre Arbítrio ) e também nossos pecados ( Natureza Pecaminosa ) que apesar de todo o nosso esforço as vezes sem querer caímos nela, dependendo da Graça e do Perdão de Deus para conseguirmos vencer o Diabo e o pecado, mas a pergunta continua a ecoar.....Como Permanecer Salvo?

Deus sabia que não seria fácil para nós permanecermos salvos em um mundo condenado e contaminado pelo pecado, então Deus traçou um plano genial, Deus deu ao homem salvo a oportunidade de ser um instrumento de salvação na vida de um não salvo, Deus deu a Igreja a chamada da GRANDE COMISSÃO ( Mc 16:15 ).

Ao fazer isso Deus transformou o homem não em uma espada ornamental na parede meramente decorativa, mas deu a ele a oportunidade de ser uma espada usada em batalha, o que o tornaria útil, testado, fiel e aprovado. O homem passaria a ter mais do que a vida eterna, ele agora tem o direito de ter um galardão na eternidade.

·I CORINTIOS 03:8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

É sempre bom lembrar que galardão não salva, mas dá direito ao salvo, a ter uma recompensa na eternidade.

Mas o melhor de tudo é que enquanto o Cristão é útil ao Reino ganhando Almas e cuidando delas ele não está apenas garantindo seu galardão no futuro, mas além disso está evoluindo na fé e se mantendo salvo por meio desse trabalho. Ou seja, não tem apenas a ver com eles, mas também tem a ver conosco, não estamos apenas salvando vidas, mas estamos também fazendo a manutenção da nossa, é como se estivéssemos dando um remédio a um doente e junto com ele tomando do mesmo medicamento.

Mas esse trabalho que não é vão ( 1 Cor 15:58 ), tem seus espinhos, assim como todo trabalho possui um efeito puído no homem a Obra do Senhor não é diferente, e apesar da Obra de redenção ser exclusividade do Senhor o veículo para chegar até o pecador somos nós, e só isso já é extremamente ácido ao crente. Cabe a nós fazer o que Jesus chamou de Obras Maiores ( Jo 14:12 ), Obras Maiores, Maiores Trabalhos, Maiores desgastes, Maiores lutas, Maiores inimigos, tudo aumenta de escala. É interessante que no inicio da vida Cristã apesar de saber de tudo isso, o crente não imagina que é tão difícil, porém mais difícil ainda é permanecer crente e salvo sem trabalhar o projeto de Obras Maiores, esse processo apesar de doloroso e penoso é o remédio para nos mantermos no caminho santo.

A maioria dos desviados passaram longos meses sem fazer nada para Deus, sem pregar o evangelho, sem orar por alguém, sem ensinar da Bíblia para alguém. Eles não tem cicatrizes de guerras espirituais para testemunhar, não tem vitorias nem milagres para contar e isso os atrofia e os faz desistir, por isso não há outra saída, apesar da missão ser difícil precisamos dela para sobreviver e nos manter salvos pregue o Evangelho ensine o que Jesus te ensinou participe de tudo que você conseguir este é o remédio da fé em sua vida. NÃO PARE!

Todo o trabalho tem um efeito colateral como já dei a entender anteriormente, e a Obra de Deus não é diferente, cuidar de pessoas pode nos levar a desejar nos afastar delas, principalmente quando elas são ácidas e doentes da alma. Precisamos tomar cuidado com isso pois uma vez que essa aversão entra em nosso coração o desejo por se afastar das pessoas, buscar o isolamento, alimentar o egoísmo podem crescer a níveis alarmantes a ponto de nos esterilizar espiritualmente castrando o Cristão fazendo com que ele nunca mais tenha um discípulo, ou até em alguns casos o completo abandono de tudo que fazia para Deus e mais tarde o abandono do próprio Deus e o afastamento dele. A dor de uma quebra de Aliança ou uma traição ou qualquer coisa que tenha machucado você durante o trabalho para Deus não pode te paralisar, Lúcifer não parou Deus, Judas não parou Jesus, ninguém vai parar você se você FOR PARA A PRÓXIMA ALDEIA. Não importa o que aconteça, VÁ PARA A PROXIMA ALDEIA e você estará seguro. ( Lc 09:56 )


De novo: quando alguém faz da própria salvação

o alvo da oração, da esmola e de todos os seus

deveres religiosos, isso é só egoísmo, não

verdadeira religião, por mais pródigo que seja

nisso. Isso é só benevolência interesseira ou

benevolência para consigo mesmo.

 

Teologia Sistemática – Charles Finney pag 195


Uma observação interessante sobre o que disse Finney é que não podemos usar nossa salvação pessoal como argumento para deixarmos de cumprir nossa missão que é pregar o Evangelho, amar o próximo, anunciar Jesus e resgatar as almas pelas quais Ele morreu. Quem só pensa em si, ou em seus problemas nunca realizará as Obras maiores, sem renúncia agradar a Deus é impossível.

1) Jesus nunca desvia de pessoas.

Lucas 09:51-56

Temos um Salvador que não se desviou de nós !

É sabido que Jesus estava indo da galileia que era sua terra natal para Jerusalém capital da nação de Israel, mas no caminho havia o território dos Samaritanos, eles eram descendentes que haviam se misturado com outros povos ao longo da história de Israel, esse processo se acelerou depois que as 10 tribos do norte foram levadas para o cativeiro Assírio e para evitar levantes e rebeliões os Assírios casaram e deram se em casamento com eles, muitas vezes de forma obrigada é bem verdade, mas logo adiante de forma consentida tudo com a finalidade de assimilar os Israelitas fazendo desaparecer sua cultura e a forma como adoravam seu Deus, bem como seu amor pela nação.

Quando o cativeiro Assírio acabou o estrago já estava feito, e isso promoveu uma divisão no seio da nação, ou seja haviam cidades onde judeus não entravam e cidades onde os samaritanos não entravam, tudo por preconceito. Tudo isso acentuou a divisão entre esses irmãos, e então veio Jesus !

A parábola do Bom Samaritano (Lc 10:25-37) é uma prova do esforço de Jesus em mostrar a seus discípulos que os samaritanos tinham direito ao messias tanto quanto qualquer um, a mulher samaritana no poço de Jacó é outro exemplo disso (Jo 04:01-30),e finalmente a atitude de não se desviar da aldeia samaritana e ainda enviar os discípulos adiante para demonstrar seu desejo de pernoitar entre os samaritanos, tudo isso mostra como Deus trabalha indo até os doentes (Mt 09:11-13) e não esperando que eles venham.

Fomos chamados para entrar nas aldeias, nas casas, onde as pessoas estiverem. Fomos chamados para preparar a chegada de Jesus na aldeia das pessoas.

V52 Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada.

Não pergunte o porquê, não pergunte se vai dar certo, não pergunte se eles vão aceitar ou não, VÁ E ENTRE NA ALDEIA. Não faça isso apenas por eles, mas faça por você mesmo, Cristo quer te ensinar algo com isso, te alimentar com experiencias do Céu nisso, o remédio está na aldeia.

2) O Efeito Colateral

(“Mas não o receberam”)

Os samaritanos não foram os únicos a não receberem Jesus ( Jo 01:11 ), a pergunta não é se eles querem ou não receber Jesus, a pergunta é : Você que está com Jesus, já o recebeu?

Veja parece que os discípulos que estavam com Jesus também não o haviam recebido ainda em seus corações, mas pensavam que sim, porém Jesus revela seus corações com o enigma afirmativo : V55 “ Vós não sabeis de que espírito sois”.

A palavra grega aqui para SOIS é ????, que dá uma ideia de pertencimento, Jesus estava afirmando que eles não sabiam quem era seu dono eles estavam confusos quanto a isso, as vezes manifestavam o desejo do céu e as vezes manifestavam o desejo do inferno, você pode estar com alguém mas seu coração estar longe desse alguém, ( Mt 15: 8 Este povo honra-me com os lábios; mas o seu coração, porém, está longe de mim.)

O fato dos Samaritanos não receberem Jesus revelou o coração dos discípulos que estavam com Jesus o coração dos samaritanos todos já conheciam mas o coração dos discípulos esse era um ministério, e a reação deles trouxe a realidade de seus corações (Lc 09:51), é por isso que não podemos deixar de ganhar almas, de ir até as aldeias pois isso nos revela coisas sobre nós o que ainda não havíamos percebido sobre nós mesmos.

Há muito mais dentro da aldeia do que gente, lá há espelhos que revelam você.

2.1) Agora que você já se enxergou pense sobre isso :

a) Cuidado para não ter aversão por aqueles pelos quais Jesus Morreu.

b) Cuidado para não ceder a tentação de não entrar mais na aldeia.

c) Cuidado para não deixar de se perguntar : A que espirito eu pertenço ?

Há uma linha tênue entre que separa os que desviam a aldeia e os que entram nela. ENTRE NA ALDEIA ! NÃO SE DESVIE DELA.

3) CARACTERISTICAS DE QUEM

ESTÁ SOFRENDO DE EFEITO

COLATERAL A OBRA DE DEUS.

A obra do Senhor não é simples ou fácil de realizar, (Jo 14:11-12) mas a verdade é que Jesus nunca nos disse que seria fácil muito pelo contrário ( Mt 10:16 / Jo 16:33 / Mt 05:11-12 / Ap 12:11 ).

São os efeitos colaterais da Obra de Deus, eles são tão inevitáveis quanto o fato de que para Jesus Salvar ele tinha que morrer, não há como fazer a Obra de Deus sem carregar a Cruz, por isso precisamos aprender sobre o nosso trabalho, sobre nós mesmos e nossas emoções e reações e nunca recuar pois essa é a realidade que apesar de dura é compensadora. ( Hb 10:38 / Lc 09:62 / Ap 03:21)

Com isso é natural ferimentos na alma, são marcas de guerra, tanto os produzidos pelo combate com o inimigo de nossas almas quanto aqueles que surgem pelos acidentes de trabalho, relacionamentos difíceis e ácidos com pessoas, percas, palavras grosseiras, traições, abandonos, frustrações, e muitas machucaduras que apesar de serem naturais do trabalho as vezes nos fazem ficar com baixa estima e ter vontade de parar ou desistir, não podemos nestes casos esquecer de duas coisas muito importantes :

A) A missão de salvar vidas não é opcional ao Cristão. ( Hb 10:38 / Lc 09:62/ Mc 16:15)

B) Estamos lidando com lobos que serão transformados em ovelhas, eles mordem e as vezes se disfarçam de ovelhas para morder outras ovelhas além do pastor. ( Mt 07:15 / At 20:29 / Lc 10:03)

A) Como já foi dito anteriormente a manutenção da nossa fé está na prática do evangelho e isso ocorre quando estamos lutando pelas almas, quanto mais lutamos mais aprendemos sobre nós mesmos, sobre o Reino e o Rei, e sobre as pessoas pelas quais Jesus morreu. A luta está em todos os lugares, em casa, na escola, na rua onde moramos, no trabalho, onde houver pessoas ali haverá luta pelas almas basta haver alguém disposto a lutar por alguém, basta alguém ENTRAR NA ALDEIA daquela pessoa. Você quer fazer isso?

B) Precisamos estar conscientes de nosso trabalho no Senhor, as vezes as pessoas tem uma visão deturpada da Obra do Senhor, alguns acham que ela acontece apenas nos cultos ou no templo e isso não é verdade, observe que Paulo viajou para a Grécia e Asia e lá não havia culto nem templo e mesmo assim ele foi pregou, começou, treinou, organizou, foi machucado, rejeitado, expulso, acolhido, traído, abandonado etc..... mas não parou até o fim de sua vida. Você vai parar?

- Vejamos agora algumas características apresentadas pelos discípulos que mostraram que eles não sabiam a quem estavam pertencendo naquele momento:

Lc 09: 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] 55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.]

1) Eles queriam que aquelas pessoas desaparecessem, você já desejou isso?

Isso mostra que eles haviam perdido a paciência com aquelas pessoas, talvez eles tenham gastado um tempo discutindo mostrando ou debatendo tentando convencê-los de quem era Jesus, mas elas decidiram não recebe-lo ou seja eles acharam que seu trabalho não deu em nada, você já sentiu se assim? Já achou que seu trabalho em tentar salvar alguém não deu em nada? Vou lhe dizer uma coisa : Não despreze o poder de uma semente, e palavra são sementes ! Toda semente tem um tempo próprio para germinar e isso tem a ver com A VONTADE DE DEUS, A VONTADE DE QUEM RECEBEU A SEMENTE, E A QUALIDADE DA SEMENTE SEMEADA.

Não cabe a nós nutrirmos expectativas, cabe a nós obedecermos o ide e semearmos, e prestarmos atenção no que ocorre dentro de nós durante o processo, pois isso é o que nos mantém vivos na fé.

2) Veja que a ideia de descer fogo dos céus não era nova, de onde eles tiraram isso? As vezes usamos a escritura para apoiar nossas ideias malucas, e para isso distorcemos a escritura.

Leia 2 Re 1:09

Jesus nunca autorizaria matar aquele que Ele veio Salvar, mas os discípulos estavam sobre a influencia de outro espírito, e por isso :

a) Não perceberam que comparar os samaritanos aos capitães que Elias matou não era inteligente, afinal os capitães foram até Elias, e no caso dos discípulos eram eles que estavam indo na aldeia.

b) Outra coisa era o fato do propósito dos capitães que sob ordens do rei estavam ali para tirar Elias do lugar onde Deus queria que ele estivesse ( no monte ) sendo assim Elias estava defendendo sua posição em Deus, e no caso dos discípulos os samaritanos não tinham interesse nenhum em tirá-los de sua fé em Jesus muito pelo contrário eram eles os discípulos que tentavam persuadir os samaritanos a mudarem a sua fé.

Veja que quando estamos feridos em nossas emoções porque fomos contrariados, temos uma forte tendência em distorcer a escritura para apoiar um plano que é nosso mas que queríamos que fosse o de Deus.

Jesus percebe isso e os repreende, “Ele porém, voltando-se, repreendeu-os”, Imagine a surpresa estampada no rosto deles quem sabe dizendo a sim mesmo : Mestre está escrito ! Foi assim que Elias fez !

Quem sabe a resposta de Jesus fosse : Lc 19:10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Ou Jo 10:10b eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Conclusão :

Meus irmãos a Seara é Grande e poucos são os ceifeiros isso é fato (Mt 09:37), e apesar de rogarmos ao Senhor da Seara ao que parece os ceifeiros estão diminuindo, afinal como vimos há muitos que são de outro espirito mas caminham com Jesus. Sou levado a crer que para que a Obra seja feita e a Seara seja colhida mesmo com poucos, Deus dará a estes poucos poder suficiente para realizar a Obra que os designou, portanto digo a vocês : ENTREM NA ALDEIA ! E se eles rejeitarem, NÃO OS REJEITE ! Mas faça como Jesus : VÁ PARA OUTRA ALDEIA ! NÃO PARE !

Deus os abençoe e prospere em tudo !

Ap. Emerson Casburgo

02/02/2022

 

Twitter