O Evangelho tem o poder de Ordenar o Homem 07/08/2019

 

O EVANGELHO tem o PODER de ORDENAR o Homem.

Lucas 19:01-10 / Lucas 18:08-26 / Atos 16:20-35

Vivemos dias em que o mundo vive uma completa perda de visão espiritual no que tange as coisas de Deus, ainda que levemos em conta a enxurrada de religiões e filosofias que surgiram para dar uma resposta diferente do Cristianismo, no que diz respeito a busca do homem por algo imaterial o qual sua essência interior exige como uma necessidade, afinal desde sempre o homem tem necessidade de Deus ainda que uma pequena parcela da sociedade negue isso, mas basta uma rápida olhada nos números mundiais e observamos que a maioria esmagadora da raça humana respira Deus.

Nós Cristãos acreditamos que essa busca pelo imaterial, pelo espiritual só tem fim na vida do homem quando este homem tem um real encontro com Cristo, e para isso a Igreja e a Bíblia, Palavra viva de Deus na Terra trabalham. Mas precisamos admitir que esse tipo de atrofia da visão espiritual é visível não apenas naquele ambiente que chamamos de MUNDO mas também isso é nítido no organismo chamado Igreja, o que podemos ressalvar nos dias de hoje é que isso não é um todo, mas boa parcela da Igreja sofre desse nanismo que a impedem de ler o Céu de maneira precisa e eficaz, Jesus reprovou isso em Mateus 16:01-04. Esse atrofia acaba por nos levar a níveis de distorção, ou as vezes a falta da percepção de sinais e ações de um Céu que grita em se comunicar com a Terra, mas que mesmo assim não é percebido. Há muitos que apesar de estarem no mesmo ambiente onde Deus está, e verem uma pequena parte de Deus como vemos no caso de Daniel 05 onde Belsassar apenas viu uma mão de um Deus que com toda certeza é muito mais completo que isso, e como consequência disso obviamente lhe foi impossível ler o que a mão havia escrito na parede. Alguém pode perguntar: Belsassar não tinha a obrigação saber ler o que o Deus de Israel escrevia. Mas eu discordo ! Uma análise mais profunda sobre a História do trono dos antecessores na Babilonia e seus decretos, além da percepção de quem o havia colocado no trono levaria Belsassar a ser capaz de ler o que o Deus que lhe colocou no trono escrevia, e por isso em sua condenação Deus escreveu : “Pesado foste na balança, e achado em falta.”

Essa falta registrada no texto Bíblico de Daniel 05 revela o nanismo atrofiado da visão espiritual que se contextualiza com os nossos dias dentro de nossas cearas.

Mas graças a Deus por aqueles que veem Deus e leem o Céu, lembrando que no episódio acima citado mais de 1.000 pessoas estavam no ambiente mas quem leu a escritura na parede foi alguém que estava fora daquele ambiente ( Daniel ), ou seja basta uma pessoa para que a informação do Céu chegue até aqueles que não sabem ler o mundo espiritual, por essas pessoas, mais uma vez rendo graças a Deus pois é através delas que hoje temos um acervo tremendo de conhecimento a respeito de Deus e suas práticas.

Justo posto isto, passemos aos textos áureos propostos.

Lucas 19:02 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

Precisamos aqui levar em conta que há um poder no Evangelho capaz de Ordenar o Homem, pois a desordem espiritual dentro do homem faz com que ele não consiga ler o Céu, nem se comunicar com ele.

Avaliemos alguns detalhes no texto de lucas que nos mostrará o quão poderoso é o Evangelho, é importante notar que apenas Lucas faz menção a esses detalhes, seja talvez pela condição técnica da medicina exercida por lucas que o deu capacidade de entender a espiritualidade da vida e sua ligação direta ao próprio Deus, lucas me parecia mais sensível que os outros evangelistas no tocante ao assunto vida.

Também não podemos esquecer que apesar da tradução da Palavra Evangelho ser BOAS NOVAS, precisamos entender que ela não diz respeito a qualquer novidade, mas sim a novidade apresentada por Jesus de uma nova maneira de viver em Deus, ou seja cada passo, cada dia, cada ato, cada palavra de Jesus, é a boa nova a ser ensinada e pregada pela Igreja. Nada em Cristo ou de Cristo deve ser desprezado, isso se resume no pensamento enfático apresentado por Cristo em João 14:06 : “Eu sou o Caminho”.

Jesus estava querendo ensinar que a maneira como Ele se movia e vivia na Terra era tão importante quando aquilo que Ele falava e ensinava, ou seja, eis o Caminho andai Nele.

Lucas ressalta o fato de que o homem era RICO, este homem de nome Zaqueu ( que quer dizer PURO, RETO , Dic. Davis ), era chefe dos publicanos

Publicano era uma função exercida por aqueles que cobravam impostos em nome de Roma, geralmente apenas um cidadão romano podia fazer isso, mas normalmente o Romano subcontratava alguém daquele povo conquistado por haver mais facilidade em conhecer e receber os impostos, o que acontecia geralmente é que tais cobradores também terceirizavam o trabalho e acrescentavam mais valor aos impostos que já eram altos. Os cidadãos geralmente ficavam irados em ver um de seus próprios irmãos de sangue fazendo isso com eles por isso geralmente eles eram odiados, o que explica a maneira como trataram Jesus quando disse que iria dormir na casa de Zaqueu. Devemos lembrar também que Mateus também era cobrador de impostos, e fica evidente que nenhum nível de corrupção econômica ou não, é capaz de resistir ao poder do Evangelho que põe em ordem o homem tornando-o capaz de ver o Céu de uma forma diferente.

Mateus sabia muito bem como era a máfia que envolvia a corrupção e o enriquecimento ilícito aplicada pelos publicanos na opressão ao povo de Deus, pois ele havia sido um deles, com certeza Jesus sabia muito bem de como era essa máfia afinal não havia chamado Mateus para ser seu discípulo por acaso, Jesus sabia muito bem onde estava se metendo ao entrar na casa de Zaqueu, e mais que isso, além de saber Ele tinha tudo sob controle e tudo estava ocorrendo como Ele havia planejado.

É importante percebermos que o Oficial Cobrador de impostos que contratou Zaqueu, com toda a certeza tinha dificuldade em contratar algum judeu para tal trabalho, afinal quem gostaria de um trabalho que se resumia em oprimir financeiramente seus irmãos? Pois bem, depois de muitos dizerem não! Alguém disse sim, quem? Zaqueu ! Aquele que seu significava : Reto. Isso lhe parece coincidência? Não, não é ! Satanás tem por objetivo tornar o Reto, torto, são os Retos o alvo de Satanás. E se os Retos são o alvo de Satanás, os tortos são o alvo de Jesus, Jesus é especialista em pôr em ordem aquele que está torto, muitos não entendem isso e por isso acabam murmurando : Lucas 19:7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

Duas perguntas importantes:

1º - Jesus disse que precisava, ou convinha pousar na casa de Zaqueu, porquê?

Dormir ao relento não era problema para Jesus, na verdade isso era uma rotina para Ele, observe a resposta dele : Lucas 09:58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Do que Jesus estava falando ao demostrar necessidade de pernoite na casa de Zaqueu se Ele nunca havia demonstrado tal necessidade? Precisamos notar que em nenhum outro texto da Biblia vemos Jesus fazendo isso, a não ser neste texto de Lucas, o que nos aponta a sensibilidade de Lucas e as percepções espirituais apuradas que o levaram a inspirado pelo Espirito Santo escrever aquilo que outros não o fizeram.

Jesus estava viajando em direção a Jerusalém ou seja, Jericó era uma passagem rápida, Jesus tinha data definida para chegar em Jerusalém afinal Ele precisava estar lá na Páscoa e para isso devia passar em Betânia que era no caminho como vemos em Lucas 19:28, e a estrada não era fácil pois segundo Macarthur : “A estrada de Jericó a Jerusalém era uma colina íngreme que subiu cerca de 1005 Metros ao longo de 27 KM ” (Coment Macarthur de Lucas 19). Para se ter uma idéia Curitiba capital do Estado do Paraná está a 934,6 Metros acima do nível do mar e a pouco mais de 90Km de Paranaguá. Esta foi a última etapa da longa jornada de Jesus até o Calvário, era uma imensa subida até Jerusalém e todo o tempo lhe era escasso, porque não dormir na estrada como sempre? Porque gastar tempo com Zaqueu? O que havia de tão importante? Ele já havia provado que publicanos podiam ser convertidos ao chamar Mateus para ser um dos doze, o que Jesus queria dizer com essa atitude?

2º Notamos no texto de lucas 19 que Zaqueu já estava convertido quando Jesus entrou em sua casa, e isso fica evidente quando no verso 08 ele dá frutos dessa conversão refazendo o caminho errado, e tudo isso sem que Jesus tivesse dito uma única palavra, e ainda há mais, Zaqueu nunca havia estado com Jesus aquela era a primeira vez que eles se viam, isso está evidente no texto pois foi o motivo que o levou a subir no sicômoro ele queria ver Jesus pois não o conhecia, mas havia ouvido falar dele, tanto que sabia exatamente onde Ele ia passar. Quem falou de Jesus para ele? E o que ele falou que fez com que um homem rico e tão ocupado com os afazeres que os impostos lhe impunham fossem postos de lado, e não apenas isso, mas também tais palavras haviam levado Zaqueu a refletir profundamente sobre sua vida a ponto de tomar a decisão de dar metade de seus bens aos pobres e de restituir 4 vezes mais aqueles que ele havia roubado. Tal decisão estava bem forte e definida em seu coração pois ao encontrar Jesus ele não precisou que Jesus dissesse nada, a decisão já estava tomada antes que Jesus desse qualquer tipo de estímulo, ou seja, Zaqueu havia se convertido antes mesmo de ver Jesus na estrada apenas com a palavra dita por alguém que ainda está oculto. Observe o poder do Evangelho, apenas em ouvir falar algo sobre Jesus a vida de Zaqueu foi posta em ordem e ele ficou Reto novamente.

Respostas:

Não temos a conversa de Zaqueu com este homem mas podemos presumir através do texto quem era e o que conversaram. Macarthur em seu comentário sobre Lucas 19 lembra de forma mui interessante que no capitulo anterior (18) Jesus se encontra com um homem e ele era Rico, essa passagem acaba por receber este titulo : O Jovem Rico.

Não é coincidência Lucas ter aberto o Capítulo 19 nos falando que Zaqueu era Rico! Ele faz isso para que de forma nítida possamos ligar Zaqueu ao Jovem Rico, é provável que ambos tenham se encontrado e que o influente e religioso rapaz havia com certeza pagado impostos a Zaqueu, ricos se relacionam com ricos. O Jovem Rico pode muito bem ser a fonte mais provável de tudo que Zaqueu sabia sobre Jesus, e isso pode ser confirmada pela atitude de Zaqueu em querer dar metade de seus bens aos pobres, coisa que Jesus havia dito ao Jovem rico para fazer. Na verdade eu creio que Zaqueu não deu tudo aos pobres justamente pelo fato de que havia de devolver aos que ele havia defraudado, e para isso precisava da outra metade. A salvação chegou a casa de Zaqueu de uma forma tão poderosa que segundo Clemente de Roma ele se tornou companheiro de viagens de Simão Pedro, sendo, mais tarde, nomeado Bispo de Cesareia Marítima, pelo Pescador de Cafarnaum.

Fico imaginando como seria um encontro entre Zaqueu e o Jovem Rico depois da passagem de Jesus por Jericó, talvez Zaqueu disse-se a ele: Eu fiz o que o mestre te mandou fazer, sem que Ele me mandasse.

Macarthur ainda lembra que Zaqueu segundo a Lei não precisa devolver 4x mais, e sim apenas o dobro (Ex 22:01) a lei recomendava 4x mais se houvesse morte envolvida na fraude, mas se não houvesse morte envolvida apenas o dobro era o suficiente (Ex 22:04), Zaqueu decidiu fazer mais do que precisava fazer, isso demonstra o nível de retidão por ele assumida após o impacto do poderoso Evangelho.

Jesus posou na casa de Zaqueu, provando que para se iniciar uma grande subida é necessário se livrar das cargas. A casa de Zaqueu foi o inicio da subida à Jerusalém, o ponto crucial para se chegar até a cruz é deixar tudo pelo caminho, e Zaqueu fez isso.

Um Homem em Ordem percebe o Agir de Deus e não só isso, mas também seus propósitos.

 

É comum encontrarmos hoje em dia pessoas vivendo uma completa desordem mesmo frequentando cultos Cristãos, por quê?

Primeiro precisamos saber qual é o principal sintoma dessa desordem, afinal muitos nem sabem que estão desordenados, ainda que existam aqueles que apesar de saberem decidem continuar desordenados, como é o caso do jovem rico acima citado, mas graças a Deus pelos ZAQUEUS que respondem ao Evangelho com força e decisão e não precisão de nenhum estímulo para fazerem o que precisam fazer.

O maior sintoma que quero elencar é a falta da percepção do que fazer com o que Deus deu.

A falta dessa percepção espiritual nos leva a usar aquilo que Deus deu, de forma distorcida daquilo que é o verdadeiro propósito pelo qual Ele deu. Um exemplo disso é quando você dá um alicate universal a alguém que não sabe para que aquele alicate foi dado a ele. Um dia fui ajudar um amigo eletricista a colocar um refletor em um super poste de mais ou menos 20 metros de altura, enquanto eu o estava erguendo por meio de um elevador elétrico o seu ajudante lhe pediu o alicate universal e ele prontamente jogou o alicate de uma certa altura ao jovem que logo o agarrou e foi a um rolo enorme de fio elétrico, ele precisava desenrolar o fio e amarrar uma de suas pontas em uma corda para seu mentor, porém havia um problema, pregos torcidos impediam o rolo de fio de girar, o jovem pegou o alicate e fazendo uma força descomunal que lhe era notável usou a área de fio de corte do alicate para cortar os pregos de uns 2,5 mm de diâmetro.

Logo que o eletricista desceu e percebeu o ocorrido pegou o alicate e disse: “ Isso não foi feito para essa tarefa, você não merece esta ferramenta.” Na época esta cena não me serviu muito, mas hoje entendo bem o que isso significa.

Aquilo que Deus nos dá é tão importante para Ele quanto para nós, por isso precisamos saber usar com sabedoria e para isso saber o real propósito das coisas que Ele nos dá é primordial, caso contrário cortaremos pregos em vez de fio elétrico.

Talvez estejamos vivendo a época da vida humana onde Deus mais tem dado coisas aos homens, os testemunhos sobre isso são constantes e cada vez mais numerosos e inusitados, o que prova que receber não é problema para a nossa geração. O que me preocupa é : Sabemos o porque e para quê estamos recebendo?

Geralmente o que tenho ouvido é que as pessoas acreditam que tudo que recebem tem elas mesmas como alvo, uma espécie de egocentrismo está alojado nas pessoas. Talvez nosso amigo Jovem rico nunca tinha imaginado que o que estava acontecendo com ele ao conversar com Jesus naquele dia, serviria a outra pessoa que nem naquele local exato estava no momento. Vejamos um exemplo mais sólido :

Atos 16:20-35

Neste texto Paulo e Silas estão presos, e bem presos pois no verso 24 Lucas ( O escritor de ATOS e do Evangelho ) diz que eles estavam presos no cárcere interior ou seja o mais fundo, e algemados pelos pés a um tronco.

É importante notar que eles cantavam antes do terremoto, e depois do terremoto não cantaram mais, o que isso nos informa?

Quantas pessoas que você conhece que fazem isso? Agradecem antes de o milagre acontecer, e depois que ele acontece não agradecem mais? Parece até que eles estão errados, e essa impressão nos é passada justamente porque vemos um numero gigante de irmãos fazendo justamente o inverso, ou seja primeiro recebem e depois louvam.

Esse é um erro claro que revela a falta de percepção espiritual, com relação ao que o céu me dá, e revela o nível de desordem que existe ainda no homem e que ele pode ter ouvido o evangelho mas ainda não foi alvo de seu poder. Observe, tudo que o céu me dá é um milagre, e milagres acontecem pela fé, que pode ser a minha ou de alguém, mas o fato é que não preciso de fé para crer em algo que já aconteceu, logo é justamente o que faço antes do milagre que define se estou consciente de que pela fé o milagre vai acontecer.

Ninguém precisa de fé depois que o milagre aconteceu, logo o mais inteligente é cantar antes, como Paulo e Silas fizeram. Cantar depois ou fazer o que se fizer depois, pode declarar minha gratidão mas não meu nível de fé e percepção do mundo espiritual.

Voltando a Paulo e Silas, perceba que eles estavam bem presos, haviam levado uma surra de açoites, coloque o irmão mais popular da Igreja que você frequenta no lugar deles agora em sua mente e pense. Se esse irmão visse as algemas das mãos e pés caírem como num passe de mágica, as portas da cela se abrirem diante dele o que acha que ele faria?

Vou dizer o que penso : Ele gritaria.....ÔH GLÓRIA !!!!! Daria uma rodopiada e sairia correndo da cadeia para a sua Igreja, e chegando lá em um culto de domingo contaria seu testemunho dizendo : Jesus me ama e me libertou! Eu sou amado! E Ele é meu! Depois quem sabe se tornaria um “conferencista”, e sairia pelas Igrejas mundo a fora contando o que aconteceu, é claro tudo na sua ótica, da maneira como ele vê os fatos, e que diga-se de passagem não tem nada a ver com o que Deus vê e quer.

Mas que coisa veja, Paulo e Silas não fizeram isso ! Não fugiram ! E por que? Porque eles estavam em ordem na maneira como viviam o Evangelho, e quando se está em ordem não se vive para si mesmo, não saímos por aí achando que tudo é por mim e para mim, mas sim tudo é para Deus.

Observe o plano de Deus era dar um milagre a Paulo e Silas para que outra pessoa fosse abençoada, ou seja o alvo não era Paulo ou Silas, era o carcereiro e sua casa. Paulo percebendo isso diz não se mate estamos aqui, veja que a conversa do carcereiro aparenta que ele já havia se convertido apenas pelo fato de ver que Paulo e Silas não fugiram, não é Paulo que diz : Quer aceitar Jesus? Mas é o carcereiro que antes de Paulo lhe falar qualquer coisa sobre salvação revela suas intenções dizendo : O que faço para ser salvo?

Assim como Zaqueu, o carcereiro era o alvo. O Jovem rico e Paulo e Silas eram o canal.

As pessoas não querem ser canal, elas querem ser o alvo, mas Deus precisa de canais, e canais retos que estejam em ordem. Somos o alvo por uma única vez, e nos tornamos o canal por inúmeras vezes.

Ponha se em ordem se expondo a revelação do evangelho de Cristo, não se deixe enganar pelos modismos ou facilidades de um evangelho desidratado por aqueles que querem viver do Evangelho e não viver o Evangelho, deixe o Senhor te guiar e leia a Biblia todo o tempo isso te ajudará a experimentar o PODER DO EVANGELHO QUE PÕE O HOMEM EM ORDEM!

 

Twitter