Pentecoste o Poder que nunca acaba. 05/06/2019

Pentecostes o poder que não se acaba.

Atos 1;3 – A este também, depois de ter padecido se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das casas concernentes ao reino de Deus.

1;4- E comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.

~ Jesus com o proposito de estimular confiança nos apóstolos para apresentar a sua mensagem. Jesus entra em uma sala que estava trancada (Jo 20;19), comeu e bebeu com seus discípulos (lc 24;41-43) quarenta dias, o período de tempo entre a ressurreição e a Ascenção de Jesus o qual apareceu a intervalos aos apóstolos e outros (I co 15;5-8) forneceu provas convenientes de sua ressurreição.

Jesus determina que eles não se ausentem de Jerusalem, mas que esperassem pela promessa. Conforme os versículos, Jo 7;39, Jo 14;16-26, Jo 15;26, Jo 16;7.

Jo 20;22- Esta declaração é entendida como a garantia de Cristo que o Espirito Santo viria. Atos 1;8-2 (Comentário Macarthur).

Também nos lembra que no começo da vida humana no Éden natural e espiritual dependia do sopro do Espirito de Deus (Gn2;7).

As portas estavam trancadas por medo dos judeus, já que as autoridades haviam executado o líder, com razão, os discípulos temiam que as mesmas coisas pudessem acontecer com eles. Eles estavam com medo mas o Senhor ressuscitado lhe trouxe segurança novamente e lembrou-lhe das promessas.

A palavra do Senhor fala que Jesus apareceu para mais de 500 pessoas de vez só. (I Co. 15;6), porém só perseveram em esperar a promessa 120 pessoas, aqueles homens que estavam com medo, sem esperança... Agora recebem o Espirito Santo, recebem poder (Atos2;1-4), cheios de poder do Espirito perdem todo medo e ganham ousadia de pregar o evangelho de Cristo. Pedro com ousadia prega com eloquência a morte de Cristo (Atos 2;14-41), Pedro falou a verdade, arrependei-vos , salvai-vos dessa geração perversa. E então foram convertidos quase 3 mil pessoas e foram pessoas que permaneceram. (Atos 2;42).

- Podemos ver a forma em que João Batista pregava o evangelho (Lc3;3), com autoridade e sem medo, e as pessoas acompanhavam.

(Não estou falando que o mesmo método hoje, faria efeito, porém o Espirito é o mesmo.)

Quando Jesus fala em Atos 1;8, mas recebeis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria a até os confins da terra.

Precisamos entender que sem o poder do Espirito Santo não chegaremos nos propósitos de Deus. Antes de Cristo mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espirito Santo para a igreja.

A mesma ordem é dada hoje;

“Não há missão sem capacitação

Não há pregação sem poder,

Não há avivamento sem o derramamento do Espirito Santo”.

(John Stott, foi considerado exegetos bíblicos do séc.II).

Podemos olhar para os apóstolos que depois que receberam o Espirito Santo tiveram uma vida transformada.

Apóstolo Pedro pregava com muita ousadia e com grandes sinais. A igreja de Atos era extraordinária, cheia da presença do Espirito.

O quanto os apóstolos, lideres ,crentes de atos voltavam-se toda hora ao Espirito Santo, interagiam com Ele, dependiam dEle e falavam bem dEle.

O Espirito Santo é uma parte vital na vida de Deus;

Atos 5;32, Atos 11;12 , Atos 11;28, Atos 13;4, Atos 15;28, Atos 16;6-7, Atos 19;21, Atos 20;23

Atos 20;28, Atos 19;2, Atos 5;3, Atos 5,9, Atos 7;51

- Não existe vida cristã sem o Espirito Santo

Não há amor sem o Espirito Santo

Não há arrependimento sem o Espirito Santo.

Precisamos voltar a ter um coração sedento pelo Espirito Santo. Nós igreja precisamos experimentar hoje um novo derramamento do Espirito Santo ?. Precisamos entender que o pentecoste no seu sentido pleno e irrepetível. O Espirito Santo foi derramado para permanecer para sempre com a igreja, Ele é o outro consolador que estará para sempre conosco.

Agora, todos os outros avivamentos decorrem daquele que aconteceu em Jerusalém nos primórdios. Nesse sentido, não há pentecostes. Todavia a promessa de novos derramamentos o Espirito para despertar a igreja é uma promessa viva a qual devemos agarrar-nos.

É nesse sentido que vamos usar o termo “PENTECOSTES”. O Apóstolo Pedro disse naquele dia memorável ;

(Pr Hernandes Dias Lopes) “Atos 2,38-39”

- Quando olhamos o Pentecostes em Atos 2;24 entendemos que o poder vem do céu, vem de cima e sem o poder do Espirito Santo a última palavra da nossa vida é o fracasso, a queda, a vergonha da derrota. Mas quando o Espirito de Deus é derramado sobre nós, nos tornamos valentes como Davi diante de Golias, como Sansão

Jz 14;6-19, Jz 15;14

Quando o Espirito está sobre vós reagimos com otimismo, coragem diante das circunstancias adversas de nossas vidas, como próprio Davi em Ziclague (I Sm 30.6), e saímos a luta agarrados nas promessas de Deus para triunfar sobre os nossos inimigos e reconquistar tudo aquilo que Deus nos deu.

Quando o óleo de Deus escorre sobre nossa cabeça, nem açoites, nem cadeias, nem prisões, nem a própria morte pode deter-nos.

- A igreja hoje precisa urgentemente dessa visitação do Espirito Santo, desse derramar das correntes do céu, desse revestimento de poder que não se acaba para igreja se levantar do desânimo, para curar da esterilidade e para ir até os confins da terra fazendo discípulos de todas as nações.

Que o Senhor os abençoe.

Prª Vera.

Twitter