Inteireza de coração 07/11/2018

Inteireza de Coração

Josué 14:01-15 Ênfase no versículo 08 (Atos 4:32)

Introdução:

Uma das partes do nosso corpo mais intrigante além de vital é o coração, é possível um homem viver sem uma perna ou sem um braço, sem um olho ou sem uma orelha, mas ninguém vive sem o coração. Em Provérbios 04:20-23 vemos que do coração procede as fontes da vida, logo assim como a cabeça possui um cunho espiritual fortemente ligada a mente de Cristo, sendo até mesmo comparada em termos de liderança ao próprio Cristo, o coração possui uma conotação de igual força pois ele é o sensor da alma e do espírito, recebendo e transmitindo informações da condição espiritual do individuo.

Uma das coisas que me vem a mente sobre o coração é a sua saúde, imagine que quando sentimos dor, palpitações, etc.... sintomas relacionados a algo errado com o coração sabemos quem procurar, procuramos um cardiologista, e ele sabe o que fazer ou o que nos dizer para que façamos. Mas nosso coração é mais do que uma bomba que bombeia sangue para o restante do corpo, ele também é o sensor da alma, é através dele que sentimos o mundo e que o mundo nos sente, o que pensamos é influenciado pelo que sentimos. Como saber que há algo errado com essa função do coração? Como saber se ele está calibrado? Como saber se ele está ou não com defeito, ou em pedaços?

As vezes nosso coração está funcionando, mas pelos motivos errados, e as leitura que estão sendo feitas e sentidas pela nossa alma passam a nos enganar ( Jeremias 17:09), e provocam reações equivocadas de nossa parte transformando-se em fortalezas. Sobre essa motivação errada Peter Wagner disse:

Essas fortalezas espirituais, são "buracos em nossa armadura". Aprendi esse princípio da parte de

Joy Dawson, grande conhecedora da Bíblia. Joy diz que quando temos motivos errados no

coração, como o orgulho ou atos egoístas, esses são como buracos feitos em nossa armadura, que

nos deixam abertos diante dos ataques do inimigo.

Derrubando fortalezas em sua cidade pg 72

Um coração cheio de buracos, com pedaços faltando é facilmente preenchido por motivos errados, é como se tentássemos tapar os buracos de balão com qualquer outro material que não fosse o próprio pano do qual ele é feito, você irá despencar. A única maneira de fazermos com que o coração funcione corretamente é preenchendo com o material do qual ele mesmo foi feito, no caso nós fomos feitos de Deus e de Deus precisamos ser preenchidos, qualquer outro material não suportará as pressões e a carga de trabalho neste mundo. Por isso Deus pede o nosso coração, pois só Ele pode consertá-lo ( Prov 23:26 )

Ter o coração inteiro é o nosso alvo, mas para isso precisamos saber quais são os sintomas de um coração dividido, e também ter em mente que existirão corações inteiramente mal, sendo assim há uma guerra em curso uma guerra de corações, onde corações Inteiramente em Deus lutam contra corações Inteiramente fora de Deus, pela influencia de corações divididos.

Divido os corações nessas três classes:

Corações Inteiros

Corações Contrários

Corações Divididos

Entender isso é a nossa missão hoje, caso contrário podemos estar vivendo em mundo de irrealidades, fruto de um coração que sente o mundo as pessoas e Deus de forma equivocada apesar de estar inteiro, ou podemos estar sendo engodados pelos de coração inteiro devido o nosso estar dividido. Calibrar o coração pelo calibre de Deus além de criar um nível elevado de Inteligência emocional, também tapará os buracos causados pela perca de princípios essenciais para o bom funcionamento da vida humana na Terra e no Céu, afinal de contas um coração inteiro não será facilmente movido de suas convicções, verdades e fé.

Estou convencido que a origem dos abandonos em todos os níveis da vida tem origem em corações divididos, eles são capazes de produzir mais dor no próximo do que os próprios corações que são mal. Isso se dá porque não esperamos coisas boas de um coração que já se definiu em ser inteiramente mal, mas o coração dividido ele é suscetível a despertar esperanças em quem está próximo dele e isso pode rapidamente se transformar em uma grande frustração pois um coração dividido um dia abandona. O abandono é algo quase exclusivo do coração dividido, pois ele consegue transitar entre um e outro coração, muitas vezes sem perceber ou sem ser percebido pelos outros.

1.0 – Coração Calebe, Coração Inteiro !

O texto Bíblico narra o momento em que Josué está em meio ao projeto de conquista da Terra de Canaã. Deus já havia dado a terra no mundo espiritual desde Abraão, mas faltava agora tomar posse da Terra, ou seja haviam nela assentados varias nações, algumas delas de tecnologia bem mais avançada que a do povo de Israel, haviam até mesmo gigantes como podemos ver o homem chamado Arba em Josué 14:15.

Arba. No hebraico, “quatro". Talvez o quarto filho nascido a seu pai. Ele foi um dos ancestrais

dos anaquins, e o maior herói da raça, um gigante, pai de Anaque. Foi dele que a cidade de

Hebrom derivou seu primeiro nome, Quiriate- Arba, ou seja, “cidade de Arba” (Gên. 35.27; Jos.

14.15; 15.13; 21.11). Ele foi o homem mais importante entre os anaquins (Jos. 14.15). Fundou a

cidade de seu nome, no mesmo local onde veio a existir a cidade maior de Hebrom. Josué deu a

Calebe a cidade de Hebrom como sua herança, por causa de sua confiança de que Deus o

capacitaria a expulsar dali os gigantes (Jos. 14.6-15).

Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo pg 227 Champlin

Josué tinha a incumbência de liderar o povo de Israel na árdua tarefa de remover as nações que estavam assentadas e tomar seu lugar, assentando famílias de Israel na terra prometida.

Josué havia sido preparado para isso, Moisés investiu de si mesmo em Josué, por isso a maneira e a inteireza do coração de Josué demonstrada de forma clara por várias vezes, mas fortemente em Josué 24:15 é resultado de um coração preparado para aguentar pressões e não ceder, Moisés fez bem seu trabalho. Mas Calebe não teve a mesma sorte de Josué, não vemos uma atenção específica por parte de Moisés com relação a Calebe mas seu coração era de uma inteireza comparável a do coração de Josué.

Tanto Josué como Calebe eram de uma geração que morreu no deserto da qual só os dois entraram na Terra prometida ( Nm 32:11-12).

Eles tinham o coração focado no projeto, o projeto consistia em tomar posse de uma terra que havia sido prometida, eles focaram esse alvo e dele não se desviaram nem mesmo quando seus corações foram testados. O que é necessário acontecer com você para que você abandone a promessa? Seu Deus? Seu líder? Seu pastor? Sua Igreja? Sua célula? Sua família? Seus filhos?

Se tudo isso tem valor para você realmente, você nunca abandonará tudo isso, seu coração estará inteiramente nisso custe o que custar, doa o que doer. Um dos maiores sonhos de um Líder e ter Calebes ao seu lado, a palavra Calebe quer dizer : Cão, isso parece pejorativo depreciativo mas não é, pois o cão nunca abandona seu senhor, dizem que o cão é o melhor amigo do homem, há relatos de animais que viram seu dono partir em uma estação de trem e nunca mais ele saiu da estação, esperando um dia receber seu dono de volta.

Calebe é o exemplo de um coração forte, responsável, fiél, leal, corajoso, que não importa o que veja, não deixará seu posto.

Vemos isso na prática durante a espionagem feita na terra de canaã antes da entrada a 45 anos atrás ( Josué 14:10 / Numeros 13:1 – 33).

Calebe era da tribo de Judá ( Num 13:06 ) a tribo Real da casa de Israel, sua postura era como a postura de um Rei que não volta atrás em sua palavra a não ser que Deus mande, ou que alguém lhe prove que está errado. Josué e Calebe foram os únicos entre os doze espias enviados na missão de espionagem a voltar e manter o plano de conquistar a terra apesar das dificuldades, os outros 10 espias não apenas eram covardes mas seu coração era inteiramente mal e isso fica evidente na maneira como descrevem algo que Deus havia dado para eles, é possível alguém olhar para uma benção e reclamar dela, reclamar ainda que esteja sendo abençoado, algumas traduções dizem que eles “difamaram a Terra” ( Trad. King James ). Seus corações eram inteiros porém inteiramente contrário, enquanto Josué e Calebe possuíam um coração inteiramente a favor, e na guerra entre 10 corações inteiramente contrários contra 02 corações inteiramente a favor, a multidão de corações divididos que era o coração do povo acabou por pender diante das argumentações dos 10 espias.

É aqui que vemos algo muito interessante, de um lado 10 espias decididos a abandonar tudo e voltar para o Egito, do outro lado 1 espia Josué que havia sido preparado para aguentar pressão e era o pupilo de Moisés, mas havia 01 Calebe que mesmo sem um treinamento adequado ou uma atenção especial por parte de Moisés, toma uma posição de coração inteiro, veja a descrição pela ótica de Calebe de como foi o diálogo naquele dia que voltaram de espiar a Terra e estavam passando o relatório diante do povo:

Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Josué 14:08

1.1 – O perigo de um Coração Contrário.

Num 13:32 Pusera-se a difamar diante dos filhos de Israel a terra que haviam observado : “ A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento é a Terra que devora seus habitantes. Todos aqueles que lá vimos são homens de grande estatura”

Josué 14:08 Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração ;mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.

Um coração Contrário tem a habilidade de :

1- Difamar o que Deus dá.

2- Derreter corações divididos.

É interessante que o argumento dos dez espias não derreteram o coração de Calebe, isso porque ele tinha o coração inteiro no projeto, inteiro com seu Líder, inteiro com seu Deus.

Um coração assim inspira confiança, tenho certeza de que Josué e Moisés se sentiram aliviados e seguros ao lado de Calebe, ele não os abandonou, não cedeu aos argumentos dos corações contrários.

O coração contrário tem poder apenas sobre os corações divididos, e a estratégia que mais é utilizada é a difamação, falar mal daquilo que Deus dá é uma prática muito antiga, creio que pior de todas as difamações foram as dirigidas contra Jesus, o Salvador dado por Deus aos homens ( Mateus 10:24-26 / Mateus 12:24 / lucas 11:19 ).

Nunca reclame daquilo que Deus dá ! Tudo que Ele dá é bom, é para o nosso bem ! Sigamos o exemplo de Jó ( Jó 02:09-10).

Aqueles que tem um coração contrário sempre tem um argumento para tentar convencer os mais fracos na fé, os mais jovens na fé, aqueles que ainda possuem um coração dividido para voltar ao Egito. São agentes do Diabo para desviar os fracos.

Os homens e mulheres de coração contrário possuem a habilidade de “derreter corações”, são derretedores de corações, pessoas assim morrem no deserto mas lutam para levar consigo o maior numero de corações divididos que puderem, eles não querem morrer sozinhos. Eles são capazes de matar uma geração inteira derretendo o coração.

Derreter aqui neste texto tem a ideia de desencorajar, desanimar, minguar, amedrontar, desfalecer.

Você já derreteu algo sólido em uma velocidade tão rápida que ele passe do estado solido direto para o gasoso? A isso damos o nome de Sublimação. Foi isso que aconteceu, os dez espias derreteram os corações do povo em uma única e rápida conversa.

A etimologia da palavra Sublimação nos diz que Sublimar é Elevar.

Ao derreter os corações do povo eles literalmente fizeram evaporar o sonho de ter sua terra, de poderem prosperar, de saírem do deserto, de terem uma herança, de serem livres. Veja o quão perigoso é um coração contrário e o quão vulnerável é um coração dividido.

1.2 – Corações divididos e sua vulnerabilidade.

Geralmente e infelizmente na história observamos que este tipo de coração sempre é a maioria, são aqueles que ficam em cima do muro, prontos a pular para o lado que mais lhe aprouver.

Não vivem por princípios vivem por vantagens, são covardes e não são confiáveis, não se importam com os corações a sua volta são egoístas, e por isso são mais facilmente convencidos pelos corações inteiramente contrários pois é sempre mais fácil seguir ao Diabo do que a Deus. Observe o texto, o que é mais fácil, voltar ao Egito ou enfrentar uma guerra com várias nações para conquistar a promessa? Por isso eles morreram no deserto. Imagine a tristeza em Calebe ao ver seus parentes, seus irmãos, seus amigos, abandonarem o projeto de conquista.

Uma característica forte de um coração dividido é que ele é complicado demais , cheio de argumentos para explicar porque escolheu um lado hoje e outro ontem, sempre complexo demais, mas não no sentido de ser profundo em seus pensamentos mas sim no sentido de ser enrolado em suas ações. Devido suas mudanças constantes de posição ele perde credibilidade, e em dado momento ninguém mais o ouve, porque é sempre “uma longa história”, onde ele é sempre a vítima que foi enganada. Falta a este tipo de coração mais singeleza, simplicidade, definição, seja lá qual lado escolha. Observe a definição de Singelo:

Sigelo

haplous (airXouc), “simples”, é usado em sentido moral em Mt 6.22 (“bons”) e Lc 11.34, dito

acerca do olho; a “simplicidade” de propositos nos guarda da armadilha de ter um tesouro duplo

e, por conseguinte,um coracao dividido. Os papiros fornecem exemplos de seu uso diferente do

sentido moral.por exemplo, acerca de um dote de casamento,a se r pago puro e simplesmente pelo

marido(Moulton e Milligan). Na Septuaginta. consulte Pv 11.25.1

dicionário Vine pg 996

Nesta definição apartir do que lemos em lucas 11:34 fica claro que um olho simples é aquele que olha para apenas uma direção, um esposa, suas posses etc...... sem cobiçar o que é do outro.

O coração dividido é um coração cobiçoso, quer ter o que o outro conquistou sem passar pela guerra, e para isso muda de lado constantemente, é um coração mercenário, que segue a quem pagar mais.

Não são confiáveis, não merecem a Terra Prometida, por isso, lá não entraram no passado, não entraram hoje e nem nunca.

Twitter