Quem governará sobre vós? 03/10/2018

 

Quem Governará sobre Vós?

I Sm 8:1-22

- Introdução

Por muito tempo o povo de Israel foi Governado por pelo Rei Eterno ADONAI MELEK.

Ser súdito de um Rei que conhece totalmente o coração humano, que tem regras justas e exigentes leis não agradava o povo.

Para eles bom rei seria aquele ao qual afrouxasse as rédeas e fosse um boneco manipulado segundo as vontades do deles. O triste é que o povo não enxergava o mal que trazia para si, pois um governo “ menos rígido, e mais agradável ‘’( Isso é o que eles cegamente acreditavam.) traria consigo uma escravidão, pobreza e destruição . O povo ainda hoje cai neste triste engano.

Foi assim quando saíram do Egito, lá vivam em escravidão, comiam muito mal, trabalhavam muito e eram maltratados. Mas agora eram livres, sustentados por Jeova Jhiré, tinha proteção, tinham vitorias frente seus inimigos, e tinham uma promessa prestes a se cumprir, o problema era que este Rei que agora os governava era rígido e tinha algumas exigências, entre elas Santidade e Ser o Único adorado, coisa difícil demais para o povo da época . Recusando-se a te dar a devida atenção, e não se lembrando nem se mostrando agradecidos pelos prodígios que realizaste à vista de todos eles. Em vez de agirem com amor e respeito para contigo, tornaram-se orgulhosos e ainda mais teimosos e, na sua rebeldia, escolheram um líder, que acabaria por levar a todos de volta à escravidão. Tu, no entanto, és um Deus sempre disposto a perdoar; bom, amoroso, misericordioso, leal, tardio em irar-se, longânime, e portanto, não os abandonaste. Ne 9:17

Eles tinha saudades do Egito e queriam agora um líder que os trouxessem de volta a escravidão. Nm 14:4 ( Será que ainda vemos pessoas assim em nossos dia?)

Parece tão obvio a diferença de governo, mas por que eles não exergavam? Por que não reconheciam que Deus era o melhor Senhor? Não conseguiam ver a diferença entre Egito e Terra prometida, embora estivessem ainda no deserto mas provido de tudo o que precisavam .

- Tempo e Modo

Como Deus já conhecia o coração de seu povo, tinha então traçado planos para instituir um rei para eles. Ele sabia que devido as nacões vizinhas terem um rei isso aguçaria o desejo de Israel em também ter seu rei. Também segundo Eugene H. Merrill em o livro Historia de Israel cp 5 pg197 a instituição de um Rei era fundamental para o Plano de Salvação. O homem foi criado a imagem de Deus para governar ( rãdhah) , exercer domínio sobre a criação Gn1:26-28. Abrãao e Sara foram informados que deles surgiriam reis Gn17:6-16( MeleK).

Enfim em Dt 17:14-20 Deus dá as regras para que a Monarquia seja instituída.

Não tinha pecado algum nisso, mas o que pesou então no coração de Deus foi a motivação e o modo ao qual o povo diz a Samuel que queriam um Rei (vs 5) . Não era a idade de Samuel ou os filhos corruptos que ele tinha, mas sim a contaminação pelos costumes dos outros povos. E não foi Deus que disse que eraa o tempo de terem um rei, foi eles que decidiram entre si.

Princípio é principio independente de tempo ou circunstancias. O povo adquiriu maus costumes e Deus os repreendia constantemente. De repente o seu Governante passou a ser chato dizendo que isso não pode, aquilo é pecado, vocês terão que fazer etc... Regras que os impediam de viver seus pecados, seus prazeres e suas vidas do modo como queriam. Quem sabe agora um novo rei poderia deixar mais amena as regras. Não queremos mais a TEOCRACIA ! Então Eles rejeitaram Deus, fizeram o impeachment de Deus.

- Escolhas trazem resultados

Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.Pv 29:4 NTLH

Todo Governo humano tem grandes incidências de falhas, afinal o homem é imperfeito. Pois não há nenhum homem justo na terra que sempre faça o que é bom e nunca peque. Pv 7:20

Seja qual for a área, nunca foi o ideal que o homem governasse, embora Deus permitisse. Mas o sucesso esta em reconhecer que o verdadeiro domínio e governo precisa ser respaldado por Deus.

Todas as vezes em que Governadores se submeteram ao Governo de Deus, ou buscaram em Deus o conselho para governar, eles tiveram sucesso, quando ao contrario eles tinham fracasso. Obedecer tudo aquilo que vinha de Deus como preceito era primordial no governo.

Samuel direcionado por Deus alerta o povo dos riscos de ser governado por homens, as instruções não são nada animadoras, mas mesmo assim eles querem um rei.

Vemos essa situação todos os dias em nossas vidas, seja na área Política ou na área de domínio de nossas vontades.

Na área politica vemos um governo das trevas tentando nos corromper com costumes que não vieram de Deus e que vão na contra mão dos princípios Divinos, mesmo assim conhecemos “Crentes” que escolhem serem governados por estes maus reis, mesmo sendo alertados dos prejuízos, trocamos um Governo Justo por um Governo corrupto, uma vida de paz por algum auxilio isso, auxilio aquilo, não vendo que o que entregam com uma mão arrancam com unhas e dentes .

Em nossas vidas pessoais queremos ser os senhores de nós mesmo, deixando de lado os conselhos de Deus para assumirmos riscos e prejuízos desnecessários. Sempre que encontramos um limite que nos protege queremos transpassa-lo para saber o que tem logo ali, no abismo.

Mas o final e que a quem constituirmos como nosso Governador determinará o presente e futuro nosso e de nossos descendentes.

Homem segundo o coração de Deus

Saul embora escolhido por Deus, mas no tempo humano tinha tudo para dar certo. Além de sua qualidades humanas, estatura, era de uma tribo das mais militares Benjamim ideal para defender o povo em suas guerras e modesto, além disso Deus o atribuiu de dons a ele para governar Sm 10, mas quando foi posto a prova no quesito Obedecer falhou. ISm 13:8-14 / ISm 15.11,35

Assim destituiu Deus a Saul e levantou Davi. Um pequeno homem mas que amava a Deus e obedecia as sua leis. Sim Davi errou muitas vezes, ele era humano, mas sempre se arrependeu de forma a alcançar perdão . Mas no que se diz respeito a governar sabia que era apenas um servo, instrumento de Deus e governava segundo a vontade de Deus. Seu reinado foi de sucesso para Israel.

Davi reinou 40 anos, sendo 7 em Hebrom e 33 em Jerusalém. Ele era bom líder e cheio da presença de Deus. Graças à sua habilidade política, conseguiu conquistar a simpatia dos povos vizinhos e logo foi aclamado Rei em todo o Israel.

Fez de Jerusalém no centro político e religioso trazendo de volta a arca para a capital e restaurando o culto e adoração a Deus lá.
Davi foi um ótimo estrategista militar.


Ele foi chamado o homem segundo o coração de Deus . Após a sua morte farto de dias e riquezas .


Portanto, o reinado de Davi é caracterizado por muitas vitórias e prosperidade

Apa Marcilene de Oliveira Casburgo

 

Twitter