Segurança 01-08-2018

 

Segurança

Lucas 15:01-10 / Mateu 08:23-27

Introdução:

- A necessidade do homem de segurança

- A incapacidade do homem de prover sua própria segurança

Entre as muitas necessidades reais do homem em nossos dias, e que vem sendo atacada em suas 2 dimensões sendo elas a interior e a exterior, sem dúvida é a segurança.

O homem tem necessidade de ESTAR seguro e de SETIR-SE seguro.

A falta de segurança faz com que a capacidade de decisão seja diminuída ou mesmo até anulada, por sentimentos como o medo, e a dúvida.

É notório também que a falsa sensação de segurança em qualquer uma das duas dimensões já citadas podem trazer transtornos terríveis, levando o individuo a acidentes devido o excesso de confiança em si mesmo, no que se sabe, ou em outro, ou até mesmo alguma coisa, que quando submetida a um teste se mostra incapaz de suprir as expectativas nutridas até então pela pessoa.

Exemplos disso não são raros, tais como, o nadador habilidoso que sentia-se seguro de suas habilidades e se arriscou a nadar em mar aberto e acabou por morrer afogado. Ou o surfista que estava seguro em sua prancha, quando foi mordido por um tubarão.

A vida Cristã passa pelo mesmo crivo, temos necessidade de segurança, mas assim como tudo, esta necessidade precisa ser suprida na medida certa, e sua fonte precisa ser a fonte correta, ou seja devemos nos sentir seguros em Cristo, sabendo que Ele em nós promoverá as tomadas corretas de decisões das quais precisamos. Também precisamos estar seguros no sentido de que tudo a nossa volta foi entregue por nós a ELE, fazendo com que o nosso caminho esteja nas mãos do Caminho.

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará. Sl 37:05

Esta claro que sem confiança ou seja sem fé é impossível sentir-se ou estar seguro, uma vez que Deus é a fonte de toda a segurança humana, tanto interna como externa.

Precisamos de Deus para nos resolver interiormente em todas as nossas questões existências, espirituais e sociais, sendo que sem tudo que Deus é, e representa para nós, ficamos perdidos confusos e inseguros em nossas duvidas interiores. Da mesma forma precisamos de Deus para estarmos seguros nos ambientes onde vivemos e nos movemos, não temos o controle, ainda que isso pareça o contrario mas entenda, você não tem o controle. Não conseguimos controlar nem a quantidade de oxigênio a nossa volta, você não pode impedir a terra de se mexer em baixo de seus pés, nem mesmo a batida de seu coração, tudo está no controle de Deus, e a única coisa que pode te livrar de um acidente, de uma bala perdida, de um infarto súbito e de tantos outros eventos ao qual você está exposto é a mão poderosa do Eterno, ou seja Ele é a nossa segurança enquanto nos movemos por aí.

Salmos 127:01 A não ser que o Eterno edifique a Casa, trabalham em vão os que desejam construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, inútil será a sentinela montar guarda. ( Bíblia King James Atualizada)

O texto Bíblico está falando de segurança, e ele deixa bem claro que a segurança só será uma realidade se Deus estiver diretamente envolvido nela. O texto também abre a interpretação para que na forma implícita possamos pressupor que existem pessoas tentando edificar a casa ou guardar a cidade utilizando-se de outra fonte de segurança que não seja Deus, e para esse individuo o salmista é enfático : “em vão”, “inútil será”. Aqui ele está querendo dizer que suas expectativas de segurança serão frustradas, ou seja você está sendo enganado talvez por si mesmo ou por alguém mas o fato é que você está sendo enganado. Não há segurança fora de Deus!

No momento em que a casa passar por ventos e intempéries climáticas ela cairá, e no momento em que a cidade for atacada o inimigo a conquistará, e o único que pode impedir isso é Deus, Ele precisa estar envolvido na tua segurança caso contrario você não sobreviverá.

A necessidade de segurança do homem o faz ver o quanto é incapaz de prover completamente sua própria segurança, e isso o empurra a existência de um Deus do qual dependa. Quem sabe isso foi planejado para ser assim, não conseguimos nos defender sozinhos dos nossos inimigos externos nem do interno ( nós mesmos), e isso nos incomoda a ponto de buscarmos refúgio em alguém que faça isso por nós, e então nos deparamos com o ÚNICO capaz de tal tarefa DEUS.

O termo “VÂO” ( SHAWE’) deve ser entendido no sentido mais forte de inútil, vazio, falso, ou mesmo calamitoso, isso demonstra a precariedade do homem, a construção de uma casa ou de uma cidade denota a tentativa do homem em se proteger, mas a construção só funcionará se o ÙNICO arquiteto que é Deus estiver comandando a obra.

1.0 ) A ovelha insegura que ficou insegura

Lucas 15:03-07

A parábola da ovelha perdida nos permite observar algumas nuances sobre a temática segurança.

a) Estar Seguro ( Fala da segurança no ambiente a minha volta, é a segurança externa, fora de mim)

b) Sentir-se Seguro ( Fala da segurança interna, dentro de mim, esta segurança é a convicção do que devo fazer)

ESTAR SEGURO

O ambiente a nossa volta e tudo que ele comunica a nós, nos impulsiona motivando-nos a tomar decisões, é claro que apenas isso não é o suficiente mas o ambiente é sim um grande contribuinte. Por exemplo imagine um homem a beira de um penhasco sendo perseguido por um leao, e tendo como único recurso um salto para o mar. Creio que ambiente contribuiu bastante para a tomada de decisão deste homem.

É claro que a ovelha não estava pressionada por um ambiente hostil mas estava possivelmente tentada a uma vida em um ambiente de aventuras.

Algumas pessoas arriscam tudo por uma aventura, mesmo sabendo que aventuras tem uma boa dose de insegurança, o erro está em não medir as consequências de caminhar sozinho.

Talvez a solução para a ovelha sair do tédio fosse ir as montanhas mesmo! Porém ir com o Pastor por perto. Não importa quão tedioso é o aprisco e o pastor, não se afaste deles, posso afirmar a você que a companhia do lobo e o frio da montanha não são um lugar seguro para você, não se arrisque.

SENTIR_SE SEGURO

Não há nada de errado em sentir segurança em si mesmo, pelo contrario isso nos impulsiona a tomar decisões, a questão está em quem estou baseando toda essa segurança. Basear a segurança para minha tomada de decisões em mim mesmo é ocupar o lugar de Deus em minha vida, é ser Deus de si mesmo, e isso não pode dar certo. Podemos chamar isso de falsa segurança, e ela é capaz de me deixar tranquilo para errar sem que eu perceba até que erre, perceba que a ovelha foi até a montanha sozinha, ela não foi conduzida pelo diabo, foi decisão dela, a falsa segurança a encorajou a acreditar que ela podia ir até a montanha e voltar se protegendo sozinha, a confiança em si mesmo demasiada anula Deus em nós e nos faz parecer senhores de nós mesmos. Não é a primeira vez que vemos isso na Bíblia, quem levou o filho pródigo para fora de casa e longe do Pai? ( Lc 15:11) Ele mesmo acreditou que era capaz de fazer tudo sozinho

1.1) Insegurança

Podemos entender a insegurança como um estado interno ou externo do ser humano em dado momento de sua existência, esse estado é motivado pelo medo, ou confusão causado por um ambiente hostil ( falando do externo ) ou incapacidade de tomada decisões e liderança ( falando do interno ).

A insegurança tem 3 aspectos marcantes da falta de confiança, fé.

a) Ausência de confiança em Deus. ( Sl 20:07 )

b) Ausência de confiança em si mesmo. ( Jz 06:15 / 1 Samuel 09:21

c) Ausência de confiança em outras pessoas. ( jeremias 17:05 / 2 Crônicas 20:20

A) A ausência de confiança em Deus geralmente é substituída pela confiança em outro alguém ou coisa, no caso do texto de Sl 20:07, os reis da época colocavam durante uma guerra sua confiança no numero e qualidade dos carros e cavalos de batalha, que eram a tecnologia de ponta de uma guerra na época.

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.

Um teste bastante interessante para saber onde está a nossa confiança é : Quando você passa por um problema o que você faz primeiro?

1) Pede ajuda a um amigo ou parente.

2) Fica sem dormir pensando esperando que sua mente alcance uma saída.

3) Ora a Deus e confia Nele entregando tudo em suas mãos.

Podemos através desta resposta verificar onde está a nossa fé, a falta de fé em Deus é o caminho mais rápido para uma vida de insegurança e desconfiança. O homem tem facilidade em confiar naquilo que vê, e isso ocorre porque ele é raso espiritualmente, o conhecimento do mundo espiritual nos leva ao Senhor dele. Não há como ser cristão sem depositar toda a sua confiança em Deus, não confiar no Deus que nos dá a vida e nos alimenta é afronta-lo, e Deus não deixará esse tipo de coisa sem resposta, veja Dt 01:19-40.

B) Ausencia de confiança em si mesmo, é uma das fontes mais frequentes de confusão interna e medo. Ela é a responsável pelo travamento na hora de tomar decisões, e isso impede a pessoa de liderar, como fomos projetados por Deus para liderar e não conseguimos tomar decisões devido a este tipo de insegurança, entramos em crise existencial pois outras pessoas que estão a nossa volta ficam sobrecarregadas ao tomar as decisões que deveriam ser tomadas por nós, e nem sempre isso dá certo pois é uma questão de posição, ou seja existem situações onde você está melhor posicionado para decidir, é como dois atiradores mirando em um mesmo alvo, um deles sempre estará em uma posição melhor e é esse quem deve atirar primeiro.

Existem pessoas que estão como a ovelha perdida, estão perdidos em si mesmos, isso pode ser fruto de um trauma do passado, ou de falta de treinamento no período de infância, ou de superproteção por parte dos pais, ou simplesmente porque o Diabo plantou uma semente de complexo de inferioridade em você.

A melhor maneira de enfrentar tudo isso é vencer o medo e ter experiências, ou seja tome decisões, lidere! Mas faça isso sob supervisão, deixe-se ser treinado pelo seu discipulador viva experiências de acertos e erros esse histórico te ajudará a vencer o medo e a incapacidade de acreditar em você, se arrisque de forma assistida. Lembre-se é o contato com a terra que faz com que a criança produza anticorpos e fique mais forte, não é um trabalho de um dia, mas você vai conseguir. Gideão ( Jz 06:15) se achava pequeno demais para a tarefa de liderar Israel na luta contra os Midianitas, ele apresentou o argumento ao anjo, mas mesmo assim o anjo o enviou, lembrando a ele que Deus iria com ele, não se preocupe se a tarefa parece difícil demais, você não estará sozinho.

C) Ausência de confiança em outras pessoas, uma das maiores justificativas usadas por alguns para não confiar em outra pessoa é :

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17:05

Se não podemos confiar no homem como seremos liderados? Como nos relacionaremos com nossos pais? Nossos Pastores? Nossos cônjuges? Imagine sair de casa sem confiar em sua esposa?

É claro que o texto não quer dizer isso, esse tipo de interpretação apesar de ser a mais usada está equivocada, o texto está falando do homem que confia apenas em si mesmo, e em seu ateísmo acredita que ele pode resolver todas as coisas. O texto não diz maldito o homem que confia nos homens, ele diz, maldito o homem que confia no homem. A palavra homem é você! Mas o texto também não diz que você não deve ter confiança em você, ele está dizendo que a confiança que você deve ter em si mesmo é limitada, ou seja se sua confiança em você mesmo afasta seu coração do Senhor, você passou dos limites.

Confiar em outras pessoas é saudável e necessário, o que precisamos aprender é em quem confiar. E para isso assim como tudo em nossa vida precisamos da ajuda do Espírito Santo, a ovelha perdida precisou confiar nos ombros do Pastor. A ausência de confiança em pessoas que devemos confiar pode gerar inúmeros problemas tais como : ciúmes, intrigas, fofocas, separações, brigas, mal entendidos.

Imagine como seria se desconfiássemos dos apóstolos que escreveram o novo testamento, imagine as perguntas que surgiriam : Será que Jesus disse mesmo que vai voltar?

Precisamos aprender a confiar do jeito certo, escolher as pessoas certas, ouvindo a voz de Deus.

Como estar seguro em meio a tempestade

Mateus 08:23-27

Algumas coisas nesse texto nos chama atenção, vou lista-las para sua meditação:

- Não é fácil estar e sentir-se seguros nesse mundo por causa da tempestade, mas precisamos encontrar um meio de conseguir, caso contrário nossa vida será cansativa e exaustiva.

- As vezes pensamos estar seguindo Jesus, mas não estamos. No verso 23 diz que eles o seguiram, porém podemos ver que eles o seguiram apenas para dentro do barco, ou seja não foram dormir com ele, eles não eram os marujos do barco, estavam fazendo um trabalho que não era o deles, o lugar deles era dormindo com Jesus. Acreditaram demais em si mesmos e passaram dos limites.

- Não confiaram na tripulação por isso assumiram o comando, todo o barco tem uma tripulação, aquele barco não era um barco pequeno, possuía porão.

- Eles assim como Jesus estavam cansados, eles estavam na mesma rotina que Jesus, deveriam ter ido descansar. Não tente lutar sozinho, não tente lutar enquanto Jesus dorme, se Jesus está dormindo siga-o.

- A insegurança rouba o sono, faz-nos trabalhar quando devia-mos descansar no Senhor.

- Nunca acorde o mestre! A atitude de Jesus no verso 26 mostra que eles estavam inseguros em sua fé, naquilo que o mestre havia ordenado.

Não faça o que Jesus não disse para que você faça, isso é inseguro ! Ainda que pareça seguro.

Twitter