Pentecostes 02/05/2018

Pentecostes

Joel 02:15-32 / Atos 02:01-13

Três são as festas obrigatórias dadas por Deus ao povo de Israel após terem saído do Egito, a saber : Páscoa, Pentecostes , Tabernáculos.

A festa de Pentecostes inicialmente era chamada de festa da colheita ou festa das primícias (Habicurim) porque nesta festa se trazia a primícia da colheita como oferta ao Senhor.

A festa ainda no período do êxodo era também chamada de festa das semanas, pois o tempo a ser contado para sua celebração compreendia em contar 7 semanas apartir do primeiro dia do ano, que era o dia da Páscoa, ou seja após a páscoa se contava 49 dias que terminava em uma sábado, no dia após este sétimo sábado se devia celebrar a festa. Ao todo se contava 50 dias incluindo o dia da festa por isso no tempo de Jesus, ela era chamada de Pentecoste pois em Grego queria dizer cinquenta.

A Festa é muito antiga e ao longo dos anos foi recebendo nomes diferentes mas que concordavam com seu propósito existencial, sem que sua essência sofresse mutação.

Jesus em Mateus 16:01-03 disse que os fariseus sabiam discernir o tempo terreno ( Meteorologia), mas não sabiam discernir os sinais do tempo de Deus, eles eram superficiais em sua espiritualidade não passavam do chronos apenas viam os sinais da vida na Terra, enquanto Deus se mostra pelo Kairós revelando a vida do Céu para a Terra, ou seja dando indícios do seu plano para que seja assim na Terra como é no Céu.

Deus é um Deus que preza muito pelos tempos, tanto o Chronos como o Kairós, ou seja ele não se atrasa não se adianta ele é preciso e sincroniza tudo, a isso podemos chamar de planejamento Divino, Deus é um excelente planejador. Em sua sabedoria Ele está ciente que o homem não o é, e que conhece pouco demais os hábitos de seu Deus para prever seus movimentos, e desconhece a grandeza de seus planos para saber o que irá acontecer (ler Isaias 58:08-09). O que sabemos é só a ponta do iceberg, ou seja aquilo que sabemos sobre os planos de Deus não o sabemos porque o conhecemos e somos capazes de prever suas ações como ocorre com um casal que está junto a muito tempo. O que sabemos sobre o plano de Deus, sabemos porque Ele nos revelou claramente, somos tão incapazes e dependentes de Deus que não conseguimos ir em sua direção então Ele em sua sabedoria ao perceber isso vem em nossa direção e nos auxilia em nossas fraquezas, tais como essa, pois conhecemos tão pouco Dele que não conseguimos pensar como Ele sem Ele, isso fica evidente na enfática recomendação Paulina : "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (I Coríntios 2 : 16) sem Cristo pensando por nós, não conseguiremos perceber os Sinais deixados por Deus para que sigamos o seu plano, essa é a cobrança de Jesus com relação aos Fariseus, e que ainda ecoa em nossos dias, pois vemos muitos alienados andando sobre a Terra sem perceber os sinais do Kairós de Deus, iludidos pelas coisas desse mundo e achando que conhecem a Deus o suficiente, é óbvio que os Fariseus em nenhum momento acreditaram que Jesus estava certo em denunciar sua míope visão espiritual sobre o tempo de Deus, assim como muitos em nossos dias.

Um dos sinais deixados por Deus para apontar o caminho de seus planos para nós são as festas Bíblicas, cada uma delas demarca um ponto exato na história do homem vivo naquele espaço de tempo, tanto no chronos como no Kairós. Sabemos que em relação ao chronos as festas regiam o ano agrícola da nação, mas imaginar que era só isso é diminuir o Planejador, e Jesus denunciou muito bem isso, no caso da festa em questão a de Pentecostes a intensão de Deus é declarar seu Modus Operandi com relação a pessoa do Seu Espírito, através da festa Deus nos explica em detalhes ( para os que enxergam no Kairós ) como o Espírito Santo viria, os sinais que antecederiam a sua vinda ou seja um ponto marcado na linha temporal que tornaria isso possível, e o milagre que Ele realizaria para viabilizar a vinda do seu Espírito coisa que o homem apesar de desejar não conseguia fazer sozinho, ou seja o homem queria o Espírito de Deus, sabia em partes como atraí lo para a Terra, mas era incapaz de pagar o preço necessário para isso.

A Pessoa do Espírito de Deus traz em seu bojo uma série de benefícios ao homem que são de fundamental importância para sua subsistência, sem o Espírito de Deus abrimos uma legalidade para o sentimento de orfandade, pois é ele responsável pelo consolo necessário para que não nos sintamos assim ( João 14:15-18 ), sem ele entramos em crise de Paternidade ficando vulneráveis sendo alvos fáceis para que Satanás ocupe o Lugar de Deus como Pai. Existem muitos que hoje tiveram sua paternidade mudada ( João 08:44 ), o sonho do Diabo é ser seu pai, mas isso só pode acontecer se você quiser, quando não estamos atentos ao tempo da visitação de Deus porque não cremos nos sinais e nas ofertas que eles apontam, somos roubados em nossas colheitas e entramos no opróbrio.

1.1- A Remoção do Opróbrio

Uma das porções mais fantásticas do plano divino é o derramamento do Seu Espírito. Esse evento tem igual importância ao da vinda de Jesus na Terra pois ambos estão conectados e são essenciais para o plano salvífico do Eterno, afinal sem o Espírito Santo o homem fica incapacitado de ser convencido do pecado : "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16 : 8), o que inviabilizaria o penoso trabalho de Yeshua, veja como Deus é estratégico, Ele não pensou apenas na Cruz, mas também no além Cruz, Ele pensou em tudo, em todos os eventos, em todos os tempos, e porque todo esse trabalho? Por sua causa, você é o alvo do Eterno, Ele quer você.

Como eu disse o evento do Derramamento do Espírito Santo pode sem sombra de dúvida ser comparado ao nascimento de Jesus comemorado pelos anjos diante dos Pastores. Porém tal evento não tem recebido a devida importância e por muitas vezes tem sido até ignorado ou esquecido, como se fosse de menor monta quando comparado a outro evento profético. Desafio você a me responder, onde você estaria sem o Espírito Santo?

Dada a devida honra ao Derramamento do Espírito Santo, retornemos para a remoção do opróbrio.

A palavra opróbrio é vista com frequência no VT, ela significa VERGONHA. Mas o que vergonha tem a ver com o povo de Deus? Como alguém que serve a Deus pode estar em estado de vergonha? Você conhece algum Cristão verdadeiro vivendo em estado de vergonha? É claro que não, a vergonha é um sintoma de que o Espírito de Deus não tem sido derramado sobre tal pessoa. Leia (Marcos 08:37-38)

Para entender isso precisamos olhar com atenção o texto de Joel 02:18-32.

Em primeiro lugar quero observar a expressão “Derramar”, vemos aqui um Deus que encontrou uma maneira muito interessante de tocar seus servos, se derramando sobre eles. Essa expressão ao ser mencionada diante do povo de Deus no período do profeta Joel suscitava neles a lembrança do momento da unção. Esse momento era marcado na vida de um rei ou de um sacerdote quando o óleo da unção era então derramado sobre a sua cabeça diante do povo. Esse ritual é descrito de forma profunda por um observador bem sensível é descrito em salmos 133:1-3. Deus estava usando uma linguagem profética para descrever um evento que seria continuo e não temporário como era naqueles dias. Assim como o derramar do óleo era por apenas alguns instantes naqueles dias, o Espírito Santo também se derramava temporariamente e sobre apenas alguns homens nos dias de Joel, mas a promessa era de que esse derramamento aconteceria sobre toda a carne e estaria disponível de forma continua. Ou seja, em nossos dias o Espírito Santo continua se derramando, a questão que se impõe é que a continuidade desse derramamento sobre nossas vidas está ligada diretamente a nossa comunhão com Ele, se você não o quiser Ele não virá. Existem aqueles que já foram encharcados Dele mas que estão secos hoje, assim como existem aqueles que ESTAO encharcados pelo derramar do Espírito, vivem um verdadeiro Batismo contínuo no Espírito, e daí não querem sair.

Óleo por dentro, fogo por fora.

Quando imaginamos o óleo sendo derramado em nossos irmãos no dia de Pentecoste, fica fácil entender porque línguas como de fogo estavam por sob suas cabeças, afinal Jesus havia previsto isso. (Mateus 05:14-16.)

Ao comparar o homem a uma candeia fica nos fácil entender o funcionamento daquilo que ocorreu naquele dia. O Óleo Espírito, foi derramado na Candeia Homens, e o resultado disso foi o visível fogo por fora que acabava por iluminar tudo a sua volta, imagine a tamanha luz naquele momento. É óbvio que os comerciantes que passavam por ali não viram essa luz, mas o texto nos revela que ELES mesmos a viram, o que reforça a idéia de que existem aqueles que não passam da meteorologia do tempo. A precisão das palavras de Jesus são assustadoramente precisas, Glória Deus.

A vergonha não deveria ser coisa comum entre o povo de Deus, e o pior é que ela não vem sozinha, na verdade a vergonha é o resultado do estado de miséria, ruína, pobreza. O ser humano atinge esse estado quando desobedece a Deus e perde a sua fé.

A fé e a obediência são os ingredientes necessários para prosperar, e a prosperidade do Espírito só vem através da fé e da obediência. Observe o comando de Jesus para que eles recebessem o Espírito : "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24 : 49).

Não há prosperidade maior do que uma vida no Espírito Santo, mas para que essa prosperidade fosse alcançada eles precisavam acreditar no que Jesus disse e obedecer o que Jesus disse, sem fé e obediência a prosperidade não virá. Existem muitas pessoas que não prosperam, e isso o corre porque elas estão afastadas do Espírito de Deus, é ele o responsável por sermos prósperos.

Porque o povo de Deus estava em vergonha nos dias de Joel 02:15?

Quando lemos o capitulo 2 de Joel percebemos que o povo vivia um momento de miséria, ruína e pobreza, o nome do profeta era Joel e queria dizer : O Senhor é Deus. Era uma forma de afirmar, ou trazer credibilidade aos que estavam a sua volta de que Deus existia e continuava sendo o mesmo apesar da situação difícil pela qual estavam passando. Daqui extraímos um grande aprendizado, é justamente nos momentos mais difíceis que temos dificuldade de enxergar Deus como Deus, e acabamos por questionar até mesmo sua existência dizendo: Se Deus existe porque não me ajuda, não me atende, não me ouve.

Assim estava o povo de Judá, e foi então que Deus levantou um profeta com um nome que significa O Senhor é Deus. Segundo o Com. Bacon Vol 5 pg 73 o livro foi escrito 830 A.C .

A vergonha definitivamente não é algo bom, ela denuncia algo que fizemos de errado, ou uma postura errada interior devido algum trauma.

A questão é que Joel apresenta uma nação que morava na Terra que mana Leite e Mel, a terra que tudo que se plantava dava, era a Terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó, mas agora esta terra estava improdutiva, não havia chuva sobre aquela terra, e como se não bastasse o problema climático eles estavam sendo ameaçados em suas fronteiras pelas nações vizinhas, o que tirava os homens de suas terras para ir a guerra e assim eles não tinham tempo de plantar, e quando alguns conseguiam lançar algumas sementes na terra, vinham nuvens de gafanhotos e comiam o fruto, as folhas, o caule, e até mesmo a raiz das plantas. Eles estavam sendo assolados pelo Cortador, Migrador, Devorador e Destruidor.

Havia vergonha sobre eles porque quando eles olhavam a sua volta eles viam as nações vizinhas plantar e colher. O deus pagão mais famoso naquela época era Baal, eles diziam que Baal cavalgava as nuvens e era responsável por mandar chuva e assim trazer a fertilidade, assim como o povo de Deus os povos pagãos também honravam Baal na sua festa da colheita trazendo sua oferta de primícias a ele, enquanto o povo de Deus via o dia da festa chegar sem ter o que ofertar ao seu Deus e isso trazia grande opróbrio.

O povo achava que Deus os havia abandonado e não viria mais, pois o ciclo havia sido quebrado, observe: Sem colheita, não há oferta, sem oferta o altar fica vazio logo não serve para nada, Deus não vem sob altar vazio, para que Deus desça precisa haver uma oferta sobre o altar. Sem a oferta de primícias o Espírito não virá, e sem Ele a prosperidade não virá. A descida do Espírito sobre o altar é o resultado de uma oferta, de uma colheita, de uma semeadura. Deus se move por causa da oferta, isso te assusta? Porque você acha que Deus se move sobre o altar durante o culto? Leia Romanos 12:01.

Deus está interessado na oferta sacrificial que você irá fazer, sem oferta Deus não virá.

O problema é que em algum momento da historia do povo de Deus, Deus os abençoou, eles plantaram, colheram, mas não levaram a oferta sobre o altar no dia da festa da colheita, O habicurim foi desviado o povo ficou com o que era de Deus por direito, logo o Espírito de Deus não desceu e sem ele a prosperidade não veio, e então eles não conseguiam mais plantar nem colher, e mesmo que agora quisessem primícia e reparar o mal que haviam feito não podiam, pois o ciclo de miséria ruína e pobreza havia se instaurado a ponto de nem chuva haver sobre a terra deles.

Do ponto de vista profético nós também estávamos assim, roubamos a oferta de obediência no Éden e pecamos, e não conseguimos mais oferecer uma oferta de primícia para Deus, ainda que quiséssemos já não tínhamos mais a primícia. Primícia é o primeiro, tudo que acontece por segundo já não tem o mesmo valor do primeiro, a Honra está no primeiro, por isso Deus exige para si aquilo que é primeiro.

A primícia da obediência de Adão estava perdida e não tínhamos mais como atrair o Espírito de Deus sobre o altar, MAS DEUS NOS AMOU.

Em seu plano Deus começou a dar indícios proféticos de que nos ajudaria nos fornecendo a primícia para darmos a Ele, uma vez que nós de nós mesmo não poderíamos prover tal primícia.

Vemos um sinal disso quando ele prove o cordeiro a Abraão para o Sacrifício Genesis 22:01-20 , em Joel 02 quando ele promete que trará chuva e colheita, e em Jesus quando Joao Batista o identifica como O Cordeiro, Joao 01:29.

Não tínhamos oferta para dar, para que o Espírito de Deus descesse na festa da colheita, Deus removeu nossa vergonha dando a nós Jesus a maior e melhor oferta, para que nós o déssemos de volta a Ele, observe as palavras de Jesus em Joao 16:01-24 enfase no vers.7, Ele tinha que ir, a oferta precisava ser entregue para que o Espírito fosse derramado sobre o altar, o altar somos nós.

Estamos livres para prosperar, plantar, colher, ofertar, e receber o Espírito Santo sobre nós.

Aproveite com fé e obediência o tempo da visitação de Deus.

Ap. Emerson Casburgo

Twitter