Oposição 04/04/2018

 

Oposição

- Significado

Oposição (do latim oppositione) é ato ou efeito de se opor ou se colocar contra algo ou alguém.

Oposição significa impedimento, obstáculo. É fazer objeção diante de qualquer fato.

-Sinônimos

objeção, refutação,, negação, resistência, reclamação, protesto, queixa, obstáculo,

desacordo, discórdia, rivalidaderebelião .

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.
E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.
E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram.
E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se.
E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.
Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.
Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.
Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã. Números 12:1-16

A passagem do texto acima vem nos trazer o entendimento de quanto pode ser maléfico a oposição.

Somos muito bons em contrariar pessoas que não pensam ou agem da maneira que esperamos e achamos muitas vezes ser a correta, mas quando estamos na posição contraria, sendo resistido podemos sentir na pele o quanto e mal essa atitude.

Nossas convicções , filosofias e até nossas achologias acabam nos enganando e nos fazem pensar que somos muito mais fortes e maiores do que realmente somos, faz-nos esquecer quão pequeno somos, pois quando convencidos que estamos corretos encontramos argumentos para enfrentar seja lá quem for, até mesmo Deus.

Miriã e Arão questionam Deus por Ele falar apenas por Moisés e não por eles também. Quantas vezes questionamos Deus quanto as suas escolhas e decisões, somos petulantes ao nível de achar que Deus errou. Então atingimos um elevado nível de soberba, e Deus sabe muito bem como tratar esse tipo de pessoa.

-Motivo da Oposição

Segundo o Comentário Bíblico de Champlin(pg 646) em relação a este texto, a motivação da rebelião de Miriã e Arão contra Moises e contra Deus, seria destituir o seu irmão caçula do poder ou pelo menos reduzir seu nível de autoridade e dividir com eles.

Infelizmente não é incomum esse tipo de atitude de subordinados em relação a sua liderança. Achamos que podemos fazer melhor, mas quando temos esta oportunidade deixamos a desejar. Arão teve a oportunidade de liderar no episodio do Bezerro de ouro, e foi fraco, incapaz de corresponder a altura de um Grande líder, como era Moisés.

Como seres humanos pecadores podemos permiti-nos ser como Lúcifer pois toda rebelião o tem como precursor, ele mesmo desejou a autoridade e poder de Deus, sua motivação era tomar o lugar de Deus (Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Is 14:12-14) .

Mas podemos também escolher ser como Jesus, que foi humilde e obediente a sua autoridade, cumprindo tudo o que lhe havia sido ordenado a fazer(De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:5-8).

-Acusações contra Moisés

Os dois irmãos acusam Moisés de culpa por casar-se com uma mulher cuxita (de pele escura, descendente de Cuxe ). Embora Moisés fosse um homem integro, não significa que era perfeito, ele também cometia erros. O mal dos homens e achar que um líder, um pastor, uma autoridade deve ser perfeita, sem pecado, o único Grande Líder perfeito foi Cristo, fora Ele ainda somos imperfeitos, mas cabe a Deus julgar se estamos aptos ou não a exercer a autoridade, pois é Ele quem as constitui( Rm 13:1-5).

Outra acusação era que Moisés era autoritário, apenas ele queria ser o porta voz de Deus. Algumas pessoas tem necessidades de aparecer, de serem o centro, de estar em destaque, quando não é assim costumam diminuir aquelas que estão na posição ambicionada por elas, quando não conseguem o mesmo êxito tentam diminui-las destacando então seus defeitos. A inveja, ciúmes e competição são fatores que nos levam a resistências ,oposições, rebeliões.

Quando entendermos o que o Ap. Paulo ensinava em I Co 12, passaremos então a nos ajudar uns aos outros completando-se entre si, e não mais ferindo o si mesmo, pois quando a mao agride o rosto o corpo todo sente, Precisamos ser colaboradores do corpo ao qual Cristo é a Cabeça, e cada membro fazendo sua parte contribuirá para crescimento de todo corpo.

-Ofensa a Deus

O texto indica que foi Miriã quem iniciou a rebelião. O levante dela ofendeu diretamente a Deus, mesmo Moises intercedendo por ela, Deus não a deixa sem repreensão.

Moises era um homem manso conforme citado no texto, e Deus entendendo isso, intervém, pois não foi apenas seu servo ofendido, mais o próprio Deus. Impossível resistirmos a autoridade constituída por Deus e sairmos ilesos, Deus corta a rebeldia pela raiz, foi assim com Lúcifer, foi assim com Miriã e será assim com todo os rebeldes.

Miriã foi acometida de lepra, uma doença que além das manifestações físicas, também manifestasse na dignidade, quem era acometido precisava ser afastado do povo, sentia-se , envergonhado, desprezado, humilhado, de certa forma acaba se tornando o centro das atenções, mas de uma forma negativa.

Em Lv 26:21 em diante, Deus alerta duramente a todos os que se colocarem em oposição a Ele.Cuidado, quem se levanta contra qualquer membro do corpo, se levanta contra a Cabeça;

?Resistencia somente contra o mal

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Tiago 4:7

O interessante e que muitas vezes resistimos muito bem aos que foram instituídos por Deus, e até mesmo ao próprio Deus, mas não somos capazes de resistir, se opor, nos rebelar contra o diabo e tudo o que está ligado a ele.

Muitas vezes nos tornamos escravos de atitudes, costumes, pensamento e desejos que vão na contra mão dos princípios de Deus, e o pior é que muitas vezes nem sequer lutamos para resistir. Acabamos resistindo a Deus e sujeitando ao diabo.

O homem mostra o quanto ama a Deus quando cumpre seus mandamentos, embora muitas vezes sem entender mas confiando, deixando-se se cuidado por Ele. Afinal suas regra e leis são para cuidado e proteção.

Comentário Bíblico do Livro de Tiago de Willian Barclay, pg115.

?Remédio para a Oposição

O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, porém não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor.1 Samuel 26:23

Um dos maiores exemplos de Lealdade a autoridade constituída foi Davi.

Sabemos quanto mal, quanta perseguição e quantos motivos Davi tinha para tirar avida de Saul, afinal Saul já havia tentado matar-lhe por muitas vezes.

Sabemos também que Davi teve varias oportunidades de tirar a vida de Saul, mas não o fez. Ele sabia que Saul foi instituído por Deus, embora fosse um mal rei, então ele decide que somente Deus poderia destituir Saul.

Davi é incitado por Abisai a acabar de vez com Saul, e a resposta de Davi foi essa:

E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor, e ficou inocente?
Disse mais Davi: Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.
O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor
1 Samuel 26:9-11

A lealdade é o antidodo para todo tipo de oposição. Quanto cumprimos este principio atraímos Deus para perto de nós. Quando somos leais declaramos que somos humildes e repreendemos todo tipo de orgulho e soberba. Quando somos leais, somos agraciados pela cuidado e proteção de Deus, suas bênçãos nos seguirão e sentaremos no trono ao qual Deus já tem preparados para nós.

Lembrem-se o quanto Davi prosperou em seu reinado porque Deus era com ele.

Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias: 9.23-24)

Apª Marcilene de Oliveira Casburgo

 

Twitter