A Palavra de Ordem é: Atenção 10/01/2018

A Palavra de Ordem é: Atenção

Introdução:

Um dos maiores contribuintes senão o maior, para que algo não aconteça como planejado, é a falta de atenção. As causa da falta de atenção vão desde distúrbios psicológicos, outros tipos de patologias físicas, até a falta de percepção do individuo a respeito de seu lugar no ambiente e na sociedade. Enfim não importa a causa da falta de atenção, seja qual for o motivo o resultado é o mesmo, acidentes e fracassos.

A questão é que não precisa se estar doente ou sofrendo de algum mal, para que alguém deixe passar desapercebido um detalhe importante que pode significar vida ou morte, a curto ou a longo prazo. Na verdade a maioria das ocorrências nem são estudadas dadas ao grande volume de déficit de pessoas desatentas. Isso porque a maioria das pessoas não considera falta de atenção como causa de problemas sociais por exemplo, e isso ocorre porque a maioria dos problemas sociais são geracionais e culturais, e esses fatores levam mais tempo para se desenrolarem o que faz com que não sejam percebidos pela geração responsável, comprometendo toda a geração futura. Ainda que o impacto não seja imediato, como em um acidente de transito, esse déficit de atenção pode levar gerações inteiras a ir em uma direção de morte, famílias inteiras a serem privadas de uma vida melhor, profissionais de produzirem algo relevante a sociedade, Cristãos de serem um modelo mais perto do Cristo.

Vivemos em uma época onde existe uma “MENTE”, interessada em manter as pessoas distraídas, quem se distraí não pensa, não produz, não vê o tempo passar, e consequentemente não percebe o mal que está sofrendo e impondo aos da sua volta, pois quando você não faz o que deveria fazer, alguém terá que fazer por ele e por você. O tempo não para por causa de nós, o trabalho não se faz sozinho, o planejamento de 2018 para sua vida e para a vida dos que precisam de você, não pode ser pensado por mais ninguém a não ser você, essa é sua responsabilidade, quando você não a faz um vácuo se estabelece, a roda para de girar, e você não consegue chegar onde queria. Esta anestesia, impulsionada por pensamentos como : “Empurrar com a barriga”, “Vamos ver no que dá”, “Chuto a bola do que jeito que vem”, ou simplesmente “Deus sabe o dia de amanhã”, não resolverão o seu problema, sua responsabilidade, é óbvio que Deus sabe o dia de amanhã, e ele sabe que se você não plantar não terá direito a colheita, afinal está escrito que : "....... Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."  (Gálatas 6 : 7).

Por isso meus amados, prestemos muita atenção aos Processos e suas fases, processos esses nos quais estamos inseridos neste ano de 2018, pois se queremos ter sucesso em tudo, processos familiares, profissionais, pessoais ( Eu em crescimento ), e espirituais, precisam da nossa total ATENÇÃO pois devemos estar conscientes a tudo que está acontecendo, para que não sejamos nem enganados e nem surpreendidos por forças do inferno que atacam nossa mente. Comece um 2018 com excelência atento e você viverá tudo que espera viver em Deus, e terminará o ano satisfeito em todas as suas metas.

1.1 ) ATENÇÃO – PARECIDOS MAS NÃO IGUAIS

Mateus 24:32-41  Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão................

Mateus 24:40  Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

Toda essa passagem bíblica tem por objetivo levar o leitor a ter uma profunda reflexão a respeito de sua condição, e de como esta condição o ajudará ou não, do seu resultado no dia do Arrebatamento.

O texto todo é um texto de ALERTA, para que estejamos de prontidão, prontos para algo que está para acontecer, no caso aqui o Arrebatamento. De um modo geral o texto nos mostra pessoas em situações cotidianas, corriqueiras, em atividades do dia a dia, e que não estão sozinhas, ou seja, o texto sempre apresenta 2 pessoas juntas em condições e situações aparentemente iguais, porém a surpresa é que apesar de parecerem estar em condições iguais elas não estão, e isso fica evidente pelo fato de que uma tem um destino e outra tem um destino totalmente diferente, uma sobe, e outra fica.

Vivemos dias assim, em que as pessoas se olham e se acham parecidas umas com as outras, acham quem o evangelho que estão vivendo são os mesmos, acham que o trabalho na seara do Senhor que estão realizando são iguais ao de todo mundo, Cultos nos mesmos dias, Bíblias com as mesmas traduções, Hinos iguais, sistemáticas iguais, mas o Céu vê o que o homem não vê. E se não estivermos atentos poderemos cair no mesmo engano achando que o que estamos fazendo, ou vivendo já é o suficiente, quando na verdade não é. Quem somos definirá para onde iremos ( Mt 07:15-23 Parecidos mas não iguais) Quando alguém lhe disser que já está bom, ou que você já alcançou o topo, lembre-se que há alguém muito interessado em que você pare, fique estático, não avance em sua carreira de um modo geral, esse alguém é o Diabo. Deus nunca vai te mandar parar de Conhece-lo, ou de viver para Ele ( Os 06:03).

1.2)  ATENÇÃO  -  APRENDA A APRENDER

Jesus no texto nos chama a atenção a aprender, Ele disse : APRENDAM.

Isso nos mostra a importância do que Jesus tinha pra falar, e como isso para Ele era importante, a ponto de ser enfático para que todos aprendessem, pois Jesus sabia que Satanás esta sempre pronto a roubar as palavras importantes que como sementes são depositadas em nós. Veja : Mt 13:18-19 Aprenda a aprender.

Se você não aprende o ensino é roubado de você, existem muitas pessoas fazendo muitas coisas sem saber o quê e porquê estão fazendo, mas fazem porque veem outros fazendo, “ Dois estarão no campo”. A pergunta é : O que você está fazendo no campo? Porque está fazendo?

Aprender é algo muito importante na vida Cristã, mas todo o aprendizado só é possível quando há ATENÇÂO, a falta dessa atenção no momento em que Deus está te ensinando, comprometerá a maneira como você realizará a missão dada por Ele, Deus não quer apenas te ver no campo trabalhando, Ele se importa com a motivação de seu coração, do porque você está trabalhando. Deus se importa com o motivo pelo qual você está no campo.

Existem homens que vão para a empresa apenas para bater o cartão, recebem o mesmo que os outros no final do mês, e conseguem esconder seu descontentamento do patrão, para eles o trabalho é chato é um fardo, ele só faz pelo dinheiro, não se esforça nem pensa no patrão ou nos colegas, seu único objetivo é estar lá e deixar o tempo passar para receber mais um salario fácil no final do mês.

Isso não funciona com Deus, Ele conhece o nosso coração, nossas intenções, nossas motivações, se você está no Culto, ou se você está oculto.

Deus sabe se você dobra seus joelhos e fica olhando para o relógio, se você não vê a hora de terminar o culto para ir embora, Deus sabe, e mesmo que você esteja naquele grande dia ao lado de alguém no campo, lembre-se : “Dois estarão no campo um será levado, outro será deixado....”

Aprenda a aprender, ou seja esteja ATENTO ao que Jesus está te ensinando.

Veja que os dois estavam no campo, não é o lugar que te garante a passagem para o céu, é quem você é que fará diferença na decisão de Cristo em leva-lo ou não.

1.3) ATENÇÃO - O INIMIGO

A atenção tem inimigo, o maior inimigo da atenção é a distração. Distração é uma estratégia onde o ladrão rouba o seu tempo sem que você perceba. Muitos não alcançaram seus objetivos em 2017 e não sabem porque, o fato de não saberem é porque o ladrão teve êxito.

As pessoas não sabem o que aconteceu, mas sabem que não estão onde deveriam estar, sabem que algo deu errado, mas não sabem ao certo o quê.

Se perguntássemos ao que ficou no campo, porque você ficou? Qual você acha que seria a resposta dele? Será que ele concordaria com a decisão de Jesus em deixa-lo? Ou ele teria um milhão de justificativas tais como: “Em teu Nome expulsamos demônios, curamos enfermos”, quando somos confrontados por um resultado precisamos aprender onde erramos, entender e focar não errar mais, não adianta argumentar contra Deus Ele não erra.

A distração funciona através do principio da substituição, toda distração substitui algo em você, por exemplo : Um Vigia de Navio, precisa ter seus olhos em um binóculo voltado para o Horizonte a procura de navios inimigos, se uma gaivota o circundar e ele tirar os olhos do binóculo por um minuto para apreciar o animal quando ele colocar seus olhos no binóculo e olhar o Horizonte ele verá que o navio inimigo já esta perto demais. O que aconteceu? A gaivota substituiu o navio, seus olhos estavam em outro alvo. Basta um instante para que você perca seu futuro de vista, sua família, seu relacionamento, sua célula, sua vida.

Conheci um homem que ao passar de moto em um bairro onde havia pista de atletismo, e ele desviou seu olhar por alguns segundos para ver uma bela moça na calçada, e quando ele voltou seus olhos para frente um grande cão estava a 1 mt do pneu da frente de sua moto, você pode imaginar o que lhe custou a distração. Fl 03:13-14

Toda a distração tem uma missão, roubar sua atenção para que você não esteja preparado quando algo grande da parte de Deus está para acontecer em sua vida, Não se distraia siga para o alvo.

1.4) ATENÇÂO - ESTEJA SEMPRE PRONTO

A prontidão é um requisito exigido por Cristo, para nossa estada aqui na Terra.

Vejamos o que houve com Noé, que no texto foi citado: E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mt 24:37

É claro que muitos eram os erros de comportamento social da época de Noé, e digo erros de comportamento tomando o texto Bíblico como base, afinal a arca e o dilúvio não eram à toa, mas fruto de uma decisão divina com base no comportamento social e individual daquela geração, que confrontava valores morais introduzidos por Deus dentro do homem desde o seu nascimento.

A) Se um mega prédio está sendo construído em sua rua, um prédio que não existe em lugar nenhum, e em uma rua onde existem muitas casas à venda, isso passaria desapercebido de você? Já ouve tempo onde viajei a uma cidade onde por todas as ruas onde eu passava haviam imóveis a venda, que mensagem você acha que eu recebi ao ver isso? A arca devia ser o centro das discussões e reflexões, mas as pessoas estavam mais ocupadas com si mesmas, seus prazeres , seu estilo de viver próprio, epicuristas. Você não pode tratar algo com desdém e depois querer a sua proteção no momento de crise, há muito envolvido aqui, Deus deu as pessoas daqueles dias um Grande objeto para chama-los a atenção sobre sua vontade, e ele ficou lá sendo construído por muitos anos, porém a atenção das pessoas foi roubada por outros assuntos que julgavam mais importantes, mas nossas decisões tem custo.

B) Associações comprometedoras, em Salmo 01 temos conselhos em como proceder nos relacionamentos com aqueles que nos afastam de Deus, e seu Caminho. Vemos hoje um tempo onde as pessoas não estão mais atentas ao lugar para onde seu relacionamento as conduzirá.

Estariam as pessoas anti diluvianas atentas a vontade de Deus? Como isso seria possível, se elas se relacionavam com inimigos de Deus?

É óbvio que uma vez associado a alguém que não quer dar atenção as coisas de Deus, que ele tentará, consciente ou inconscientemente te afastar do propósito Divino. Observe : Ninguém se desvia sozinho, assim como todos chegam ao Caminho ajudados por alguém, existem aqueles que se desviam do Caminho ajudados por alguém. Se não estivermos ATENTOS a esse detalhe logo seremos pegos desprevenidos.

A arca simboliza salvação disponível, alguém pode dizer: Mas não caberia toda a população da Terra na arca. A resposta para essa pergunta é , que se todos quisessem entrar a chuva não precisaria cair.

O objetivo da anunciação do diluvio enquanto a arca era construída, era dar ao povo a oportunidade de se arrepender do seu mal caminho. O afogamento foi a consequência de uma decisão do povo em não servir a Deus, não se preparando assim para o Dilúvio.

Será que isso tem algo a ver conosco? É claro, o arrebatamento é o motivo que nos leva a estar alerta, sempre prontos, preparados para a viajem, preparados para sair do Egito ( Veja Ex 12:11 )

Conclusão:

 

Em 2018 não perca o foco, não deixe arcas passarem desapercebidas de você, fique atento as fases do processo em que Deus inseriu você, não se associe com quem te tira do foco, não perca tempo pelo contrario esteja sempre preparado. A vinda de Jesus é iminente, mas antes de Ele chegar os sinais estão chegando, leia-os, preste atenção neles, e viva segundo a vontade de Deus.

Twitter