Voluntatem Dei 05/07/2017

Voluntatem Dei

(Lucas 22:39-53  Marcos 14:32-42 Mateus 26:30-56)

A Fonte da revelação de Deus para nossas vidas em nossos dias,  provém das Escrituras Sagradas e do Relacionamento com o Espírito Santo.

Podemos afirmar que a vontade de Deus, deve ser prioridade na vida do Cristão, mas como descobri-la? Constantemente ouvimos pessoas dizendo: “ Foi a vontade de Deus”, essa expressão se tornou tão usual que as vezes fica sem sentido ou sem fundamento, pois algumas vezes contraria princípios das escrituras, o que nos leva a crer em última analise que o que foi dito foi apenas uma justificativa de alguém para tentar legalizar sua vontade, ou algum erro ou fatalidade acontecido em função do erro dele, tentando-se fazer passar como “A Vontade de Deus”.

Devemos entender que a vontade de Deus nunca irá contrariar as Escrituras, e nunca irá nos afastar do Espírito Santo, afinal essas são as fontes da vontade de Deus para  nós.

A Revelação da vontade de Deus está disponível e farta em nossos dias, somos todos privilegiados, pois nos dias de nossos irmãos não muito tempo atrás, ela era escassa e restrita, isso nos responsabiliza a viver uma vida Santa , nos preparando para o arrebatamento.

Não iremos aqui tratar da Vontade de Deus como diretiva ou permissiva, mas sim falaremos de uma maneira prática, corrigindo alguns erros de pensamento e comportamento do nosso dia a dia.

O que é a vontade de Deus?

1) Tente imaginar uma grande sala com uma mesa no centro e um rolo de papel em cima dela, ao ser desenrolado esse antigo rolo revela um mapa.

Esse mapa é a vontade de Deus, como Deus é um Ser Onisciente sua vontade já está determinada, Deus não tem dúvidas quanto a sua vontade, Ele não é como nós, que não sabemos o que iremos almoçar daqui uma semana, Deus tem tudo planejado.

2) Existe uma disposição de Deus em nos mostrar seu plano, ou seja sua vontade, para isso Ele inspirou as Escrituras Sagradas e também Jesus nos enviou o Espírito Santo.

"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."  (João 16 : 13)

Observe que o próprio Espírito de Deus, segue ao padrão do plano geral da Vontade de  Deus, Ele ouve o que Pai diz e depois se comunica conosco, cabendo a nós então obedecer a voz do Espírito Santo ou simplesmente desobedecer ignorando assim a Vontade de Deus.

Tudo funciona como na construção de uma casa, o desejo do Dono se expressa através da planta da casa, e cabe aos construtores apenas construir e não fazer modificações, afinal a casa não é sua. Qualquer mudança no plano original é ato de desobediência e se não for corrigido fará com que a casa fique como quer o construtor, e não como quer o dono. E quando isso se repete por muitas vezes ao longo da construção chamamos isso de rebeldia. Então Deus remove o construtor da obra na Terra, ou o coloca fora de operação sem condições de trabalhar.

3) O sofrimento humano geralmente tem origem nessa luta em buscar a modificação do plano de Deus, ou seja achamos que temos um plano melhor. Deus nunca abre mão de sua vontade, porque ela já existia antes que você nascesse, cabe a você aceitar que ela é boa (Rm 12:02), se caso isso não acontecer, haverão sérias consequências a você. Isso não ocorre porque Deus é mal e quer ser um déspota, mas porque o plano já está em andamento a muito tempo, e muitas pessoas já estão envolvidas e mudá-lo agora implicará em uma série de injustiça pelos tempos.

Imagine da seguinte forma :

Quando você nasceu as avenidas já existiam, imagine que você cresceu e atingiu sua idade adulta, e decidiu que a avenida mais movimentada da cidade está no sentido errado, e você decidiu ir no sentido contrario, um acidente enorme vai acontecer, você será envolvido outras pessoas serão envolvidas no mesmo sofrimento devido ao acidente que você decidiu causar. Você não pode culpar o engenheiro de trafego que planejou aquela avenida, você decidiu não seguir o plano, você decidiu desobedecer a vontade do Criador.

O problema é que envolvemos outras pessoas em nossos acidentes de desobediência, e geralmente essas pessoas são as que mais amamos, ou dependem de nós de alguma maneira.

Observe: Deus fez o casamento para que seja até a morte, aí dizemos que temos um plano melhor, Deus fez os filhos para honrarem o pai e mãe, aí dizemos que temos um plano melhor, Deus fez a Igreja para ser a guardiã dos princípios, aí dizemos que não precisamos da Igreja.

Todos os problemas sociais e familiares que existem tem sua origem em nossas tentativas de ir na contra mão daquilo que Deus planejou para nós, Deus tem o seu plano consolidado e não vai mudar por sua causa. Depois que um acidente acontece, o carro acidentado é removido e os outros carros continuam, não corra o risco de ser removido, a vontade de Deus é SOBERANA.

“Quando trilhamos o caminho da obediência e nos vemos dentro de uma provação, devemos lembrar de que nada pode tocar as nossas vidas se não for por vontade de Deus.”

Coment.Biblico Expos.AT Vol III,pg 10, Warren W. Wirsbe

O que não é a vontade de Deus?

1) Isso é facilmente expresso na seguinte definição: Tudo que me afasta Dele.

Não há como sustentar que coisas que nos afastam de Deus, são da vontade Dele, veja Deus nunca vai querer você no pecado, pois se Ele quisesse não enviaria seu Filho para morrer para que você fosse livre do pecado. Deus nunca vai querer que alguém não seja Igreja, pois Jesus fundou a Igreja Nele mesmo para que você não ficasse longe, Deus não é Deus de incoerências, Ele é um Deus de coerências.

2) Para entendermos melhor a vontade de Deus precisamos saber que ela tem inimigos:

a) O Diabo.                          Ele decidiu ir contra a vontade de Deus, e busca apoio.

b) A Carne                           Nossos desejos carnais nos aproximam do pecado.

c) A Alma Nossa alma é pecaminosa, e as emoções descontroladas combatem a Vontade de Deus.

d) O Mundo O mundo Jaz no maligno, e ele nos distrai, tirando o fóco de Deus. I Joao 5:09

Não lute contra a Vontade de Deus

Lucas 22:39  E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.

Estamos olhando para os momentos iniciais da prisão de Jesus no getsemane, onde Ele nos daria o maior exemplo de abnegação de sua vontade em favor da vontade do PAI.

Mas um detalhe aqui muito importante é o fato de que Ele não lutou contra a vontade do PAI, observe que Ele mesmo sabendo que ia ser preso, vai para o mesmo lugar onde ia sempre orar, Jesus não tentou se esconder ou fugir, Ele foi para o lugar de sempre.

As vezes lutamos contra a vontade de Deus até o último minuto e aí cedemos, sabemos o que Deus quer mas fugimos, ou nos escondemos. Não tente fugir ou se esconder, você será apanhado, aqui ou no mundo vindouro.

Não tente mudar ou impedir a Vontade de Deus, Ele já pensou em tudo.

Lute contra sua própria vontade.

A vontade de Deus é sempre Boa, Agradável e Perfeita.

Partindo desse ponto pense, sua vontade é perfeita? Como isso pode ser se você é imperfeito? Me conte algo que você fez que é perfeito?

Observe que tudo que o homem tem como sua vontade precisa estar alinhado a vontade de Deus para ser perfeita, e isso torna a tarefa muito difícil pois abrir mão da própria vontade exige fé, renuncia, entendimento de Deus.

Por isso no Getsemane Jesus instruiu três dos seus discípulos a ficarem na retaguarda.

Marcos14:33  E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.34  E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.

Não menospreze a luta contra sua própria vontade, a vontade humana constantemente atacada por pressões espirituais e ambientais desse mundo tendem a se opor  a vontade de Deus, sem oração nossa vontade nunca será vencida.

A Oração de uma Alma consagrada

“Seja feita a tua vontade”,  Essa oração é feita por aqueles que vao mais além, Jesus deixou 8 discípulos depois afastou se um pouco mais e deixou 3, e finalmente foi mais além.

Esse mais além, é o lugar daqueles que decidiram abandonar sua vontade para serem presos pela vontade do Pai, a maioria dos Cristãos, atualmente não passam da entrada do getsemane , outros poucos chegam um pouco adiante, mas ficam ali adormecidos, mas existem aqueles que como Jesus vão mais além, e levam as últimas consequências.

O que você faria se alguém te disse se que estava com a alma angustiada até a morte? Foi isso que Jesus disse a eles, e ninguém disse: Deixa me ir contigo.

O lugar mais adiante, fica exatamente no lugar onde morremos para nós mesmos, mas isso não acontece sem sofrimento, antes de nossa morte espiritual há muito sangue envolvido em lugar do suor, porque ali nossa alma é vencida.

Que todos nós possamos nos encontrar nesse lugar espiritual, juntos.

 

Twitter