O Ladrão que perdeu a oportunidade. 06-04-2016

O Ladrão que perdeu a oportunidade.


Diante das oportunidades revelamos quem somos, e quem queremos ser através de decisões.


Lucas 23:39  E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

40  Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

Introdução:

O nosso Deus é um Deus que se agrada em dar ao Homem oportunidades, sempre existem no mínimo duas opções, podemos sempre escolher, e isso refina e purifica nosso relacionamento com Deus, afinal não seria tão puro e sincero este relacionamento se fossemos obrigados a fazer o que Deus quer, sem levar em conta o que pensamos sentimos ou queremos.

Até mesmo quando decidimos fazer a vontade de Deus e não a nossa, estamos passando pela encruzilhada da oportunidade, pois tivemos de decidir se iriamos ou não fazer a vontade de Deus, a isso chamamos livre Arbítrio, que é a oportunidade dada por Deus ao homem, de escolher entre no mínimo duas opções diante das situações propostas. Ao tomar decisões o homem revela seu coração a Deus de forma voluntaria, sem que Deus precise utilizar de seus atributos para obter esta informação, com isso o relacionamento entre Deus e o homem demonstra pureza e sinceridade.

1) Pessoas que tiveram oportunidades.

A Bíblia pode ser chamada de o Livro das oportunidades, entre as várias oportunidades oferecidas por Deus ao Homem através da sua Palavra, quero ressaltar aquela que julgo a mais importante, a oportunidade de escolher estar onde Cristo está.

O ex – ladrão soube aproveitar muito bem esta oportunidade, e tomou a decisão correta.

Mas vamos ver algumas das pessoas que tiveram oportunidades, e suas decisões ao longo da escritura, separei aqui apenas algumas das muitas.

1.1) Caim e Abel Gn 4:01-07 – O exemplo de Caim e Abel é bem típico, temos aqui duas vontades diferentes na hora de honrar a Deus, e isso parece traçar um paralelo com os dois ladrões vistos no Gólgota ( Monte onde Jesus foi crucificado, Gólgota quer dizer Caveira ), pois ali também vemos uma oportunidade porém duas decisões diferentes. No caso de Caim e Abel proposto neste instante vemos os três pontos fundamentais que norteiam este momento decisivo: 1- Decidir pelo sim, 2- Decidir pelo não, 3- Reação de Deus pela nossa decisão.

A sua decisão provocará uma reação da parte de Deus que pode ser para você benção ou maldição, vemos isso também no momento da cruz, com relação as decisões tomadas por ambos os ladrões.

Caim e Abel tomaram decisões diferentes, esta diferença estava no coração e foi posta para fora através da decisão de como ofertar, Caim decidiu trazer sua oferta depois de haver aproveitado primeiro o melhor, ele pegou para si a primícia.

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. V03

Abel decidiu levar a Deus o melhor, o primeiro é sempre o melhor que temos.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.v04

O que precisamos atentar aqui é que a atitude de Abel revelou o valor que ele deu ao Deus que ele servia, Caim decidiu diferente, ele colheu, comeu, gastou e depois foi até Deus. Um exemplo bastante trivial disso é : Em um aniversário, para quem você dá o primeiro pedaço, se você estiver cortando o bolo? É claro que para o aniversariante! Por quê? Porque o aniversariante é a pessoa mais importante da festa.!

Assim é a nossa vida você dá o primeiro pedaço para quem é mais importante, alguns decidem que ele mesmo é o mais importante, e por isso comem o primeiro pedaço,

outros como Abel, decidem que Deus é o mais importante e por isso dão a Deus o primeiro pedaço.

Uma verdade que precisamos entender é: Nossas decisões vão provocar uma reação de Deus. Não podemos obrigar a Deus, a ter conosco a mesma reação que ele teve

com o irmão ao nosso lado, se tomamos uma decisão diferente do nosso irmão, Deus irá reagir a sua oferta! Veja:

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.v07

1.2) Salomão I Reis 03:05-15

Salomão foi um jovem inteligente, ele entendeu logo cedo que suas decisões iriam impactar a sua vida e a vida de todo o Reino de Israel, por isso quando Deus deu a ele a oportunidade de pedir o que quisesse, ele pediu sabedoria para julgar o povo.

Observe que Salomão usa da oportunidade dada por Deus a ele, em uma maneira para agradar o coração de Deus, veja o que ele disse : A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal .

Imagine o impacto no Céu quando Deus, deu a Salomão a oportunidade. Eu imagino um silêncio e os anjos se perguntando o que será que ele irá pedir? Você já imaginou que ele podia ter pedido?

Pois bem, ele pediu uma ferramenta para cuidar do POVO de Deus, Salomão usou a oportunidade para tomar uma decisão que agradava o coração de Deus. O que ele pediu seria mais útil para Deus do que para ele mesmo, isso revela que no coração de Salomão a prioridade era Deus. Um detalhe importante, quando ele tomou esta decisão, ele ainda não era o mais sábio do mundo, mas era um dos mais fiéis até aquele momento.

Somos reféns das consequências geradas a partir de nossas decisões, as oportunidades extraem de nós quem somos, pois diante delas decidimos! E até aquele que se omite em decidir, já tomou uma decisão, e Deus reage a tudo isso !

Deus reagiu ao pedido dele, e a reação de Deus foi mais surpreendente do que o pedido de Salomão :

11  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;

12  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.

13  E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.

1.3) O Homem Rico Mc 10:17-22

Ao Homem rico deste texto foi dado uma oportunidade, a oportunidade de alcançar a vida eterna!

A condição no caso deste homem era vender tudo o que tinha e dar aos pobres para poder alcançar a vida eterna. Será que para entrar no Reino do Senhor precisamos vender tudo que temos?

Entenda o seguinte Deus não quer o que você tem, Deus quer o que você é! Se o que você é não agrada a Deus, Ele vai te propor um tratamento para que o teu “Eu” entre no prumo de Deus. Vender tudo que tinha e dar aos pobres era a oportunidade que o Homem rico tinha para aprender a valorizar ao próximo, e não ter seu coração apegado as riquezas deste mundo.

Observe o casos da Mulher adultera: Vá e não peques mais!

O homem decidiu em perder a vida eterna! Nossas decisões nos levam a Lugares!

Não perca a oportunidade de tomar uma decisão correta! Lembre-se que decisões hoje podem comprometer o seu futuro para sempre, inclusive a eternidade. Por isso as oportunidades não podem ser desperdiçadas com decisões erradas que nos levam a andar em círculos no deserto, no deserto deve-se andar em linha reta!

A eternidade não pode ser comprada, mas também aquele que a almeja não poderá entrar nela com um coração de comprador ou vendedor, mas sim de doador! Como foi o coração de Cristo que doou sua vida até sua última gota de sangue!

Análise do momento da Cruz

Lucas 23:39  E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

40  Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

Quando olhamos o cenário do gólgota vemos claramente duas oportunidades sendo oferecidas a dois homens, em mesmas condições. Fica clara a intenção de Deus em revelar a nós através deste cenário planejado, ( pois Deus e Cristo estiveram sempre no controle de tudo que ocorria ali, como podemos ver na atitude de Cristo em entregar sem Espírito: Lucas 23:46  E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.) que as oportunidades serão oferecidas a todos, e haverá uma reação de Deus relacionada as decisões tomadas por cada um dos dois ladrões.

Assim acontece diariamente em nossas vidas ex: Pais que servem a Deus e filhos que não, irmãos que servem a Deus e irmãos que não, e assim por diante. Vemos que o cenário da Cruz é o cenário de nossas vidas, pessoas decidem por Cristo, e pessoas decidem por morrerem sem Ele. A oportunidade é a mesma, mais as escolhas foram diferentes.

Entendendo este cenário precisamos compreender o que levou cada um dos dois ladroes a tomar a decisão que tomou, e aí poderemos entender porque alguns não conseguiram ainda ver Jesus como Salvador.

Perguntas :

1) Porque um dos ladrões reconheceu Jesus como Salvador e o outro não?

2) O ladrão se converteu na Cruz? Como podemos afirmar isso lendo as escrituras?

Respostas :

1) Um dos ladrões reconheceu Jesus como Salvador e isso é fato! Afinal ele mesmo disse : Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

Com essa fala o Ladrão reconhece que Jesus é Senhor, que tem um Reino, e que é capaz de leva-lo pra lá.

O que é interessante perceber é que ele percebe o Senhorio de Cristo, sem que alguém pregue a ele, isso muito nos intriga, mas se levarmos em conta que todo aquele cenário da Cruz foi planejado por Deus percebemos que haviam ao redor do ladrão, mensagens que vieram por objetos, símbolos que estavam a sua volta e que ele percebeu, enquanto seu colega não conseguiu perceber. É importante lembrar que o momento da cruz foi emocionante e que testou o controle das emoções de todos ali presentes, e ao analisarmos vemos que apenas duas pessoas mantiveram a coerência e o raciocínio claros, pois dominaram suas emoções, esses dois eram Jesus e o Ex - ladrão.

O ladrão que veio a se converter podia perceber que Jesus tinha um Reino, pois estava escrito em sua Cabeça em 3 línguas : Rei dos Judeus. Ele viu a maneira como os soldados o tratavam, ele viu a coroa de espinhos, e ele viu como Jesus reagia a tudo isso, um Rei nunca perde sua majestade, sempre se mantém calmo diante da pior situação, e apesar de ninguém pregar a ele, estes elementos foram decisivos para sua tomada de decisão e aproveitamento da oportunidade de salvação.

João 19: 19  E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

20  E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.

Aprendemos que nossas emoções se não forem controladas podem nos cegar quanto as comunicações feitas por Deus a nós, João estava aos pés da Cruz e não pregou, porque estava emocionado, perdeu a oportunidade de ser instrumento de salvação na vida dos dois ladrões, quem sabe o outro teria se convertido, só saberemos com certeza quando no céu chegarmos, mas o que é certo, é que as oportunidades nos responsabilizam.

É importante ressaltar que Deus planejou tudo! E Jesus tinha tudo sobre controle! O que não quer dizer que o Diabo ficou de braços cruzados naqueles momentos, ele tentou tomar o controle da situação observe :

Jesus podia ter sido crucificado sozinho, mas os romanos decidiram crucifica-lo com dois ladrões com a intenção de humilha-lo para ser contado entre os ladrões. Segundo o comentarista Bíblico Baclay esse era o motivo da presença dos ladrões na intenção romana. É claro que o Diabo havia arquitetado este cenário em primeiro plano, em sua tentativa de controlar o momento. Mas o que me parece é que Deus não apenas controlou a situação como ainda usou a tentativa de Satanás de usurpar o controle a seu favor. Sem a presença dos ladrões a profecia ficaria anulada (Isaias 53:12 porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores.) Sem a presença dos ladrões não teríamos uma conversão e um cenário tão rico como temos hoje, Deus mais uma vez usou uma ação do  Diabo para nos abençoar.

O outro ladrão visivelmente transtornado e incapacitado de ver ao seu redor, sinais que o Céu haviam colocado como marcos ali, não obteve os elementos necessários para a conversão que seu colega obteve. Sua condição de instabilidade emocional tornou-se em distração para si mesmo, ou seja ele se via tanto que não via mais nada nem ninguém, pois suas emoções o colocavam no topo das prioridades naquele momento, e isso fica claro ao vermos sua fala :

Lucas 23:39  E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Fica óbvio que o ladrão não estava interessado em ver Jesus fora da cruz, mas sim em obter algum favor se esta possibilidade você real, em seu modo de ver. Isso demonstra que ele estava pensando exclusivamente nele, e que se pudesse decidir em quem deveria sair da cruz decidiria por si mesmo. Este comportamento revela que o egoísmo, e o egocentrismo que são grandes motivadores dos ladrões, ainda estavam bem vivos nele. Seu “EU” era tão grande que seus olhos não puderam enxergar o que o Céu estava mostrando.

2) Podemos perceber sintomas de conversão no Ex – Ladrão, na forma como tratou Jesus, exercendo até mesmo apologética quando disse defendendo o mestre : Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

Aqui podemos ver que ele não apenas defendia o mestre, mas admitia temor a Deus, outra coisa é que fica nítido que a repreensão não apenas repreende mas também o exorta a ver Deus como ele vê, ou seja ele estava evangelizando o colega, tentando convencê-lo de que estava errado. Estes sintomas mostra a todos nós que assim como a mulher samaritana,  a conversão imediatamente se exterioriza pelo desejo profundo de anunciar a outros quem é o Cristo.

Conclusão:

A humanidade pode ser dividida entre dois grupos a saber : Os que aproveitam a oportunidade, pois decidem por Jesus, fazendo uso dos meios de comunicação que o céu tem a sua disposição, pois não estão distraídos com suas próprias emoções. E os que estão emocionados, descontrolados, colocando como centro de sua existência a si mesmo e por isso são incapazes de enxergar as mensagens do céu que apontam Jesus como Rei e Salvador.

Com isso aqueles que hoje são incapazes de declarar que Jesus é o Senhor, e morrerem nessa condição, o farão diante do Ancião de Dias, de joelhos dobrados forçosamente, juntamente com toda a língua dirão que : Jesus Cristo é o Senhor!

E neste dia um dos ladrões da Cruz, não passará por isso!

 

Ap. Emerson Casburgo.

06-04-2016

Twitter