Ministério Apostólico

CONHECENDO AS BASES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO - PARTE 1

Category: Estudos para os 12

Published: 15 November 2015

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central:A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução:Tudo tem um tempo e uma estação específica (Ec3:1,11). Sabemos que há particularidades no mundo espiritual guardadas para um momento que está determinado, pois o Senhor, em Sua administração, cronometra o tempo e nos traz para o Seu propósito. Claro que muitas dessas particularidades ainda estão guardadas no coração de Deus e, no momento exato, serão reveladas aos homens.
Porém, muitas revelações bíblicas não foram ainda reveladas porque não ousamos perguntar. Muitos líderes não creem que milagres são possíveis, que Deus fala com os homens hoje, que visões e sonhos são verdadeiros. Dizem que orar em línguas é algo da mente, profetizar é da carne, e que as coisas espirituais devem ser tratadas de forma natural. Por isso, muita revelação não foi ampliada por estar guardada devido à incredulidade que permeava a Igrejade Jesus e gerava um povo sem fé.

Porém, em meio a tantas intempéries, surge um novo paradigma, que sai do casulo teológico, que rompe a hermenêutica comum, as exegeses mais simplórias ou complicadas e ousa pensar e agir, fazendo nascer um novo discurso. Os remanescentes tomam posição e provocam a 'Segunda Reforma' na maneira de se restaurar os ministérios.

Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11."E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12).

As cinco funções são distintas em outros textos bíblicos, como Paulo mostra em I Coríntios 12:28: "E a uns pôs Deus na Igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." A Bíblia é clara ao se referir que Deus chamou primeiramente os Apóstolos.

Então, temos os cinco ministérios definidos. Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Geração Apostólica

A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica. Vemos que a nossa geração precisa dessa maturidade, pois muitos ministérios têm surgido. Porém, alguns estão sem rumo, sem teologia, sem princípios e outros sem uma proposta concreta de o que é o Reino de Deus e como operar os dons sem ofender o Espírito do Senhor.

Nasceu a Geração Apostólica com um discurso bíblico, trazendo uma nova dimensão de valores, cumprindo a visão da Palavra, procurando fazer exatamente o que o Senhor pediu que fizéssemos: pregar o Evangelho e fazer discípulos de todas as nações (Mt 28:19). E por compreender que o Evangelho precisa de hierarquias, lançamo-nos para ver e fazer exatamente como a Palavra nos manda. Buscamos a orientação dos ministérios e os dons espirituais. "Portanto, procurai com zelo os melhores dons..." (I Co12:31)

Podemos ver que não está longe de uma Igreja local, e até mesmo denominacional, descobrir no rol de sua membresia ou discipulado os que estão dentro do quadro bíblico de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Uma Igreja completa na execução dos MINISTÉRIOS, que é um sinal de maturidade e completude.
Na Igreja local, há alguns anos, existia apenas o Pastor para cumprir o ofício do ministério, o que estressava o líder. Além de ser Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre, ele ainda ocupava a função de Administrador Geral, Engenheiro da construção, coordenador dos Diáconos, orientador dos evangelismos... Era polivalente.

Tudo isso fez com que a geração seguinte de vocacionados tivesse dificuldade de administrar tal chamada, pois era uma vida muita sacrificada e não reconhecida. A interpretação de um Pastor na visão de uma Igreja de tradição é o indivíduo que realiza essas obras e muito mais.Porém, se o Pastor não correspondesse às expectativas do rebanho, se não fosse o empregado pobre do membro rico, o Pastor não seria um bom Pastor.

Por esses e outros motivos, Deus Se move neste século para salvar o Pastor e definir os ministérios. Já imaginou uma Igreja com a operação dos ministérios em ordem? Será muito bom, nessa Igreja, ser discípulo, ser Pastor, ser Mestre, ser Evangelista, ser Profeta e ser Apóstolo, pois cada um saberá o que fazer e não terá dificuldade de compreender hierarquias.

Jesus começou o Seu ministério sozinho, fez discípulos, treinou cada um deles, depois os levantou como Apóstolos. A primeira equipe de Apóstolos foi formada por Jesus. A base foi formada diretamente por Jesus para que Apóstolos e um povo com a marca apostólica pudessem ser levantados.

Perseverando na doutrina

Se uma Geração Apostólica nasce, precisa conhecer o seu legado. Precisa, também, lançar-se em campo, fazendo a parte que cabe à chamada que foi efetuada. É uma geração decidida a tomar o seu território e entregá-lo ao legítimo Dono. Uma geração adequadamente preparada, não só para benefícios, usufruto do Reino, mas também com relação às implicações que a chamada oferece. Uma geração que se lança conhecendo os princípios que a regem, apossando-se do legado que lhe é outorgado.

A Geração Apostólica deverá ter sobre ela um Apóstolo ou pelo menos um ministério de ação apostólica que creia nos milagres, sinais, prodígios, maravilhas, dons espirituais, e que opere os ministérios com maturidade.

Porém, um dos sinais apostólicos é a preservação da doutrina de Jesus para que o povo de Deus não se esqueça da promessa do Senhor. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos..." (At 2:42). Outra tradução diz: "E perseveravam no fundamento apostólico..." (At 2:42). Que é isso? Exatamente a fidelidade à doutrina da salvação e aos direitos e deveres que a Igreja de Jesus possui. O verdadeiro Apóstolo é aquele que confronta, mas também é aquele que conforta. O ensino é límpido para que a Igreja viva os princípios do Reino.

Restituídos na chamada apostólica. Prontos para a reforma

Nós, que somos um povo apostólico, vivemos essa verdade imbuídos em uma chamada de nobreza, sabendo que este é o tempo da restituição e da reforma. Deus nos honrará de forma indubitável e corresponderemos com honradez e boa expectativa à chamada que nos foi outorgada. Somos um povo de milagres, e o Senhor nos respaldará. A restituição apostólica está diante de nós e não abriremos mão desse chamado maravilhoso.

Somos um povo com uma identidade inequívoca, e os sinais acompanharão os que creem (Mc 16:17). Se cremos, tomamos posse do nosso direito e da nossa herança; da porção que está a nosso favor, comemos e bebemos dela. Estamos relacionados com o mundo espiritual; os dons e ministérios estão sendo restaurados, uma multidão de filhos legítimos tem se levantado para realizar a obra olvidada no passado. Acreditamos que estamos vivendo o tempo da restituição, e você, como Geração Apostólica, terá o melhor de Deus, pois o caminho está aberto para essa colheita extraordinária.

 

CONHECENDO AS BASES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO - PARTE 2

Category: Estudos para os 12

Published: 23 November 2015

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Vimos, na semana passada, que alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11."E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12).Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Teste o seu conhecimento

Você é Geração Apostólica, por isso, teste um pouco do seu conhecimento sobre o assunto. Com certeza, você ficará surpreso em lembrar o quanto os Apóstolos fizeram por nós e o quanto precisamos fazer para cumprir nossa função.

1. Quais foram os Apóstolos que escreveram cartas e Evangelhos?

O Apóstolo que escreveu cartas foi Pedro. Os Apóstolos que escreveram Evangelhos foram Mateus e João. Digo que são documentos relevantes que o Cânon e concílios julgaram como inspirados e importantes, embora a crítica da redação e crítica histórica advoguem que existem muitas outras cartas e Evangelhos que precisavam ser avaliadas e serem colocadas como inspiradas. Porém, a relevância já compõe o Bíblos – Bíblia Sagrada. Esses queridos Apóstolos deixaram um legado para gerações, livros instrutivos que somam para a formação de grandes líderes e dão rotas sólidas para que a doutrina de Cristo seja preservada.

2. Houve Apóstolos que não fizeram parte da equipe de Jesus. Quais foram?

Matias."E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (At 1:26)

Paulo."Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus)..."(I Co 1:1).

- Barnabé. "Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo..." (At 14:14)

Eles são chamados de Apóstolos e reconhecidos pela Igreja.

3. O que faz um Apóstolo?

O Apóstolo consolida doutrinariamente uma geração, representando fielmente Aquele que O enviou, o Senhor Jesus Cristo. Ele investe o seu tempo e as suas forças na consolidação da sua geração, consolidando uma geração de Pastores, de discípulos e outras autoridades espirituais. É um consolidador que planta e preserva a doutrina de Cristo, porque o Apóstolo é do ministério de Cristo. Foi Cristo quem instituiu o apostolado. A ideia é do Messias, por isso esse ministério é de autoridade.

4. Qual o Apóstolo que teve uma experiência visual com Jesus, após Ele ter ressuscitado?

Saulo, que depois recebeu o nome de Paulo. "Saulo... dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco... Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer... Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu." (At 9:1-9).

Isso é para provar que mesmo depois da ressurreição, Jesus continuou chamando os discípulos de Apóstolos, pois o ministério apostólico é um ministério que não terminou. Os Apóstolos foram chamados enquanto Jesus estava em vida na Terra e, claro, depois que foi para o Céu. E até hoje Jesus está formando esses líderes de avivamento para preservação da sã doutrina.

5. Quais foram os Apóstolos gerados por testemunhos?

Barnabé (At 9:27; 14:14; 15:12), Matias (At 1:26) e, provavelmente, pelos atos apostólicos, João Marcos (At 12:25) e Silvano (II Co 1:19). Esses Apóstolos tiveram o privilégio de serem discípulos, seguidores de Cristo, mas doutrinados por outros Apóstolos levantados por Jesus. Eles tiveram um testemunho de vida exemplar e, por isso, foram indicados Apóstolos daquela geração, dando continuidade ao ministério que deveria não só consolidar a Igreja de Jesus, mas, principalmente, deixar as marcas de um ministério frutífero, de uma escola funcional. Os 12 são apostólicos, pois o Senhor Jesus, depois de gerar os 12 no espírito, declarou diante dos discípulos que a nova geração estava chegando. Nessa função apostolar, os Apóstolos são os representantes deste ministério que é de Cristo, pois foi Ele quem gerou o ministério apostólico para que os Apóstolos O representassem nessa chamada. Escolheu 12 Apóstolos, mas deixou claro que para ser Apóstolo o primeiro requisito é ser discípulo.

Jesus tinha muitos discípulos que O seguiam. Mas, para escolher os 12 Apóstolos, passou uma madrugada orando, pois queria saber quem eram os discípulos que estavam no coração do Pai para compor a Sua equipe de 12 e tornarem-se os homens guardadores da sã doutrina, os Apóstolos. Então escolheu Simão (Pedro), André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Simão (Zelote), Judas (filho de Tiago) e Judas Iscariotes (o que se fez traidor) (Lc6:12-16). O princípio apostolar começa com os 12, porque eles cumprem a função esquecida das 12 tribos. Jesus paga a dívida das 12 tribos e mostra a restituição dessa chamada. Dentro das 12 tribos, houve as que se dispersaram como Dã e as que se dividiram. Jesus traz de volta a função das tribos através da restituição do chamado apostólico pelos 12 – porque os 12 conquistam e formam a Geração Apostólica para formação de um povo apostólico.

Sabemos que Jesus escolheu 12 homens, aos quais chamou de Apóstolos, mas, dentre eles, houve aqueles que não cumpriram a função apostólica. Porque há líderes que são chamados para serem Apóstolos, mas não cumprem a sua função. Da mesma forma, há líderes que não são chamados de Apóstolos, mas que exercem a função apostólica. Porém, mesmo sem cumprir a função, Jesus os classificou como Apóstolos, e os relatos confirmam que eram Apóstolos.

 

CONHECENDO AS BASES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO - PARTE 3

Category: Estudos para os 12

Published: 30 November 2015

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11."E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..."(Efésios 4:12).Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Através de algumas perguntas que estão testando seu conhecimento, você tem aprendido a base bíblica do ministério apostólico. Assim, como líder em uma Geração Apostólica, estará preparado para responder a outros sobre este assunto tão relevante.

6. Quais Apóstolos foram a chave do testemunho?

- Barnabé: testemunho da comunidade, da piedade, da consolação e da fé. "Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos." (At 4:36,37)

- João Marcos: testemunho do discípulo fiel. "...Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério." (II Tm 4:11)

- Matias: o testemunho da santidade, homem fiel. Foi levantado no lugar de Judas que se fez traidor. "E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido. Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (At 1:23-26)

- Paulo – testemunhou de Cristo. Ele viu Cristo. "E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo." (I Co 15:8). "Não sou eu livre? Não sou Apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? Se eu não sou Apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor." (I Co9:12)

Existem mais de 80 textos que ratificam o apostolado na Bíblia. O enviar é a chamada do Apóstolo "E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia." (At 11:22). Ele tem a maior patente delegada por Deus, por ser o representante da doutrina, sendo fiel dentro daquilo que ministra. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (At 2:42)

Introdutoriamente, para ser Apóstolo nos dias de Jesus, era necessário ter seguido João Batista e crer na doutrina do arrependimento, ter seguido Jesus e crer na doutrina da salvação integral. "É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando desde o batismo de João até o dia em que dentre nós foi levado para cima, um deles se torne testemunha conosco da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar. Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze Apóstolos." (Atos 1:21-26)

Porém, o Apóstolo Paulo recebeu a chamada apostólica depois da morte e ressurreição de Jesus e se tornou um dos Apóstolos mais contundentes da história da Igreja Primitiva (At 9:1-9).

7. Quais discípulos deram continuidade aos atos apostólicos?

Eles não andaram lado a lado com Jesus e não participaram com Ele no diaadia, mas queremos deixar claro que esses homens deram prosseguimento ao ministério apostólico e preservaram os ensinos que marcaram gerações.

- Áquila e Priscila (At. 18:26 / I Co 16:19 / Rm 16:3).

"Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus." (Rm 16:3)

- Tíquico (At 20:4 /Ef6:21 / Cl 4:7 / II Tm 4:12)

"Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço,Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo." (Ef 6:21)

- Aristarco (At 19:29; 20:4 / Cl 4:10 / Fm 1:24)

"Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores." (Fm 1:24)

- Silas (At 15:22; 15:32; 15:40; 16:19; 17:4-14; 18:5)

"Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a Igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos." (At 15:22)

- Tito (II Co8:23 / Tt 1:4)
"Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das Igrejas e glória de Cristo." (II Co8:23)

Há algo impressionante sobre suas vidas: eles foram gerados pelos Apóstolos de Jesus e eram discípulos de testemunho aprovado. Eles abriram a legalidade para uma Geração Apostólica que seria levantada e que também não andou com Jesus fisicamente.

A legalidade para a Geração Apostólica é a de que, apesar de não termos andado fisicamente com Jesus, cremos nEle e em Seu poder, e temos os sinais apostólicos em nosso ministério. A Geração Apostólica precisa consolidar o seu chamado apostólico.

Paulo, no início de cada carta, consolidava o seu chamado com alegria e gratidão. "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa..." (I Tm 1:1)

CONHECENDO AS BASES DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO - PARTE 4

Category: Estudos para os 12

Published: 06 December 2015

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11. "E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12). Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Através de algumas perguntas que estão testando seu conhecimento, você tem aprendido a base bíblica do ministério apostólico. Assim, como líder em uma Geração Apostólica, estará preparado para responder a outros sobre este assunto tão relevante.

8. Quais princípios os Apóstolos da nova geração precisam preservar?

Vamos enumerar princípios estudados na vida dos Apóstolos neo-testamentários, pois eles cravaram na história esses testemunhos. Não eram expostos a escândalos e trabalhavam com transparência em sua função apostolar. Esses princípios vividos se tornaram o padrão ético, moral e espiritual para a Igreja de Jesus. Se encontrarmos líderes com essas qualidades, dificilmente o Corpo de Cristo adoecerá.

8.1 O testemunho de Cristo

O testemunho de Cristo fala de ter a vida de Cristo visível. "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20). Não podemos ser líderes sem levar MARCAS; e uma das marcas é exatamente a vida de Jesus em nós.

As pessoas nos seguem não é por causa do discurso; o discurso ajuda, o testemunho consolida. Os Apóstolos precisam viver a vida de Jesus. Eles são responsáveis por levantar uma Geração Apostólica. Essa geração responde à doutrina de Jesus com propriedade, pois a legitimidade do Apóstolo Maior é o respaldo para uma geração diferente fazer diferença.

8.2 O testemunho da comunidade

O testemunho da comunidade é imprescindível. O Apóstolo precisa ser aprovado pela família física e espiritual para levantar um povo apostólico. O que mais nos impressiona em um líder é o nível da família. Tenho profundo amor pelos meus filhos e por minha amada esposa. Muitas vezes já chorei aos pés do Senhor agradecendo a Deus por minha família.

Tenho ensinado aos discípulos e à Igreja de Jesus que se você ganhar o mundo todo e perder a sua família, a sua conquista está endividada. "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." (I Tm 5:8). Essas palavras de Paulo a Timóteo são muito duras, mas verdadeiras, porque expressam o cuidado que o líder deve ter com sua família.

O que marca a história de um líder aprovado pelo testemunho da comunidade é o discurso de Josué: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Js 24:15)

Descobri como rhema, neste tempo apostólico, que, quando não temos o bom testemunho familiar, isso como povo apostólico, como Igreja Apostólica, fica uma lacuna de descrédito sobre nós, o que não deve acontecer. Davi disse: pela aliança tenho direito à restauração da minha casa, caso contrário, meu ministério não tem respaldo. "Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar." (I Sm 23:5). Ainda que não tenha brotado, precisamos crer que irá brotar.

A cultura da época não favorecia que os líderes levassem a esposa devido às questões de falta de estrutura para enfrentarem clima, transporte e condições sociais. Também o poder político-religioso era por demais malvado, punitivo e tinha uma frente muito perseguidora da família.

Eles preservavam a família nos discursos, nas visitas, para que seus descendentes não fossem dizimados, pois uma das vinganças era extermínio dos descendentes. Veja que Elias, o homem que deixa o legado da restauração familiar, não cita a sua família, e um dos motivos é a perseguição familiar. "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição." (Ml 4:5,6)

8.3 O testemunho da piedade

Essa piedade não é o testemunho pietista, de se prostrar, orar, adorar, ir ao Templo, funcionar no Reino, tudo isso é demasiadamente importante, mas o que estamos vendo é a ação de socorro, ter um ministério de socorro. O líder que não tem os olhos atentos para essa verdade está faltoso no cumprimento da chamada.

A ação social não é dever do Governo, é uma chamada para os sacerdotes do Senhor. Se a Igreja cuidar da sua geografia e seus líderes forem adequadamente doutrinados, teremos uma sociedade calçada, um povo alimentado e com moradia, trabalhadores com salário decente para sobreviver com dignidade.

O Apóstolo Maior, Jesus, possuía um sentimento chamado piedade, sentimento de humanidade, de compaixão. Ele percebia as necessidades da humanidade e socorria cada uma delas. Ainda nos dias de hoje, dar pão ao faminto, dar roupa ao que está nu, visitar os encarcerados, levar cura aos enfermos, assistir ao pobre, à viúva, ao órfão, ao estrangeiro, ao jornaleiro – o que ganha um salário desonesto – é também a chamada da Igreja. Precisamos preparar-nos para o socorro.

Precisamos fazer esse trabalho não com a nossa técnica, nem com o nosso desejo, mas pelo princípio que o Senhor pediu que guardássemos: o de tomarmos essas causas. A Geração Apostólica levará essa marca.

"Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles.
Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais." (Rm 15:26,27)

"Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às Igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar." (ICo16:1,2)

 

Ap. Renê Terra Nova.

Ministério Apostólico

Twitter