Os que estão na prisão por Igor Henriques Sabino de Farias

Os que estão na prisão…

Por Igor Henriques Sabino de Farias em 1 de novembro de 2013

“Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles” Hebreus 13:3ª

Ainda me lembro da primeira vez que li esse versículo, foi em uma revista da Missão Portas Abertas em 2008. Era uma edição especial sobre a China e contava a história do Chi Weiham, um cristão que foi preso apenas por vender Bíblias. Não sei se o que me chocou mais na época foi saber que ainda hoje há cristãos que são presos apenas por seguirem a Jesus ou encontrar na Bíblia uma ordenança para nos lembrarmos desses irmãos.

Desde então, esse texto não saiu mais da minha mente e procurei diversas vezes conhecer meus irmãos que estão presos por sua fé ao redor do mundo, a fim de me lembrar deles e assim partilhar seus sofrimentos. Lembro-me de diversos irmãos que estiveram presos e que acompanhei em oração, alguns foram livres da prisão, outros passaram um bom tempo lá e alguns nem sei o que aconteceu. Ainda assim, tenho certeza de que um dia os encontrarei no céu. Entretanto, uma dessas histórias que mais me comoveram está a do pastor Youcef Nadarkhani, um líder da Igreja no Irã que foi preso por sua fé em 2011 e corria o risco de ser morto pelo crime de apostasia, uma vez que havia abandonado o Islã e se tornado cristão.

A história do Nadarkhani me comoveu muito, pois pude acompanhar todo o decorrer dos fatos, desde sua prisão, seus julgamentos e por fim, sua libertação em março desse ano. Libertação essa que se deu devido principalmente à atuação da Igreja global. Um grande movimento de oração e petições online aos líderes iranianos mobilizou o Corpo de Cristo em diversos países do mundo para clamar pela vida do Nadarkhani. Após receber inúmeras falsas notícias de sua morte, não tive como conter as minhas lágrimas de alegria ao receber a notícia de sua soltura. Não pude deixar de me lembrar da história de Pedro em Atos 12, que foi milagrosamente liberto da prisão após o clamor da Igreja.

Ao mesmo tempo em que fui impactado ao perceber o poder da oração da Igreja global ainda nos dias atuais, fui também despertado para o realidade da Igreja no Irã. Embora o Irã seja hoje um dos países mais fechados do mundo e apesar das inúmeras restrições para os cristãos, o Senhor tem levantado uma Igreja forte e diariamente milhares de muçulmanos tem se convertido à fé cristã, através de programas de TV via satélite. Isso sem falar nos diversos testemunhos de conversões milagrosas. Há um relato de um homem que vivia em uma vila totalmente muçulmana, sem nenhum cristão e ainda assim, diariamente um homem de branco lhe aparecia e lhe revelou todo o Evangelho de João, exatamente da mesma forma em que foi traduzido para o farsi!

Não temos dados exatos acerca da situação da Igreja no Irã, mas sabemos que um grande avivamento tem varrido o país, podendo despertar para o mundo a qualquer momento. É exatamente por causa disso que o governo iraniano tem perseguido de forma cada vez mais severa os cristãos, e tem feito isso atacando principalmente as lideranças. Há diversas denúncias de prisões ilegais de pastores e cristãos iranianos; violando tanto a própria Constituição do Irã quanto uma série de tratados internacionais dos quais o país é signatário. Um desses pastores é o Saeed Abedini, que apesar de ser iraniano também possui cidadania americana.

Saeed foi preso em janeiro desse ano ao retornar ao Irã a fim de iniciar um trabalho com crianças órfãs. Desde então, tem sofrido uma série de abusos físicos e psicológicos a fim de negar a sua fé. Uma série de petições a diversos Estados e instituições internacionais tem sido feitas em prol da vida do Saeed, mas os apelos parecem ficar cada vez mais ineficientes. Essa porém, é a hora da Igreja agir! É tempo de unirmos em oração pela vida do Saeed, de sua família e de todos os cristãos iranianos.

Deus não tem promessas de livramento para todos os seus filhos, ao contrário, a única garantia que os verdadeiros cristãos tem é de que sofrerão por amor a Jesus. É por isso que é tão importante que oremos pelos cristãos que estão presos por sua fé. Devemos orar para que eles permaneçam firmes na fé e entendam que o sofrimento é uma das formas que temos de glorificar a Deus. Devemos orar para que eles entendam os propósitos de Deus para a vida de cada um deles e aproveitem todas as oportunidades para testemunhar do amor de Cristo. Por fim, não podemos deixar de orar pelos seus familiares, suas mulheres e filhos. Orar para que Deus também os fortaleça e os console, que supra as suas necessidades físicas e emocionais.

Devemos nos lembrar que em Cristo somos um só corpo e por isso, se um membro do corpo sofre, todos os outros também sofrem, como diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12.26. É nosso papel como Igreja no Brasil sustentar em oração os cristãos do Irã, os quais podem muito bem ser representados pelo pastor Saeed. Por isso, ao fazer parte da campanha #SaveSaeed, organizada pelo American Center For Law and Justice, nós estamos nos comprometendo com toda a Igreja no Irã, “salvamos” o Saeed, não apenas ao nos mobilizarmos politicamente em seu favor, mas principalmente com nossas orações. Assim, lembremo-nos dos que estão presos!

Os que estão na prisão…

Avatar de Igor Henriques Sabino de FariasPor Igor Henriques Sabino de Farias em 1 de novembro de 2013
Os que estão na prisão por Igor Henriques Sabino de Farias

Twitter